Dar-se bem com o chefe

Como ganhar a confiança do chefe

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ganhar a confiança do chefe
Imagem: mulher.uol.com.br

É normal que os empregados de uma empresa se preocupem em como ganhar a confiança do chefe. No entanto, esse processo pode ser bem natural, para não ser confundido com puxa-saquismo. Para o ajudar a saber o que fazer nessa hora, o umComo.com.br vai dar algumas dicas importantes e muito simples sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe ausente
Passos a seguir:
1

Muitas vezes, as pessoas no ambiente de trabalho podem confundir ter a confiança do chefe e ter que agradá-lo. Na realidade, o que um funcionário deve fazer para manter o seu emprego é ter a confiança das demais pessoas dentro de uma empresa, mas inclusive do seu patrão, uma vez que é ele o responsável pela tomada de decisões. Porém, isso não significa que é preciso agradá-lo, levando para o lado do puxa-saquismo, o que pode ser até mesmo muito rejeitado pelo seu chefe.

Como ganhar a confiança do chefe - Passo 1
Imagem: preparadopravaler.com.br
2

Ao entender isso, fica mais fácil de ganhar a confiança do chefe, pois se trata de um processo natural, no qual você deve mostrar o seu comprometimento com a empresa. Isso quer dizer que é preciso entrar em sintonia com as normas e valores do local onde você trabalha. Em geral, independente de onde você estiver trabalhando, a conduta exigida dos funcionários assemelha-se bastante. Ou seja, os chefes buscam profissionais competentes, responsáveis e pontuais em relação a prazos.

3

Quando você é um funcionário focado, que realiza as atividades solicitadas, dentro do prazo estabelecido, com coerência e a qualidade exigida, significa que você possui as habilidades necessárias para a sua função e, portanto, competência. Isso já pode ser o suficiente para ter a confiança do seu chefe. Porém, isso também é um processo contínuo e você deve sempre mostrar a mesma qualidade ao fazer as suas tarefas.

4

Além disso, em algumas empresas pode haver maiores exigências quanto à competência dos seus funcionários e para ter a confiança do chefe pode ser preciso fazer mais do que você julga necessário. Na realidade, tudo isso se refere a conceitos relativamente abstratos, o que pode dar margem a mais de uma interpretação. Ou seja, você pode acreditar que fazendo o seu trabalho de uma determinada forma é o suficiente para ser considerado competente, mas o seu chefe exige mais de você para pensar o mesmo.

5

Por isso, ao entrar em uma empresa é importante ter a sensibilidade para identificar quais são os padrões que os chefes exigem dos seus funcionários em relação à produtividade e qualidade. Em tese, na entrevista de emprego já é possível ter uma ideia de como e quanto a empresa exige de cada empregado seu. Alguns chefes, por exemplo, exigem profissionais mais proativos do que outras. Se a sua empresa exige empregados que tomem a iniciativa, para ter a confiança do seu chefe é isso o que você precisa fazer.

Como ganhar a confiança do chefe - Passo 5
Imagem: bizarreworldblog.com
6

Perante isso, a dica é sempre estar atento a como o seu chefe reage ao desempenho de suas tarefas e adequá-las à medida que você as executa no ambiente de trabalho. Também é preciso ser sincero consigo mesmo e dar prioridade aos locais de trabalho onde você se sente mais confortável para atuar. Isto é, caso se sinta incomodado com os padrões do seu chefe talvez seja melhor buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ganhar a confiança do chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mulher.uol.com.br
Imagem: preparadopravaler.com.br
Imagem: bizarreworldblog.com
1 de 3
Como ganhar a confiança do chefe