Partilhar

Como lidar com um chefe ausente

Por Samanta Fluture. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como lidar com um chefe ausente
Imagem: bitterbananas.com

Nem sempre um profissional conta com o melhor chefe, muito menos com sua constante presença e direcionamento. Um chefe ausente é aquele que desaparece com frequência, faltando diversos dias e até em compromissos importantes. Muitas vezes trabalha mais na rua do que no escritório, como em eventos externos e em viagens. Além disso, tende a não estar muito disponível em meios como telefone, e também a desmarcar muitas reuniões.

Trabalhar para um chefe assim pode ser um desafio, principalmente se você necessita de um apoio e supervisão constante. Muitas vezes a equipe se sente sobrecarregada, fazendo trabalho que deveria ser do chefe, resultando em frustração e estresse.

Porém, é preciso focar em suas metas e desempenho. Para isso, o umcomo.com.br separou algumas dicas neste artigo, com o objetivo de ajudar você a lidar com um chefe ausente para que isso não afete a qualidade do seu trabalho.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um chefe despreparado

Aproveite as vantagens de um chefe ausente

A ausência de um chefe no ambiente de trabalho pode ter um impacto muito positivo na equipe. Porém, isso depende do tipo de negócio, do estilo de liderança, da cultura empresarial e da dinâmica da equipe. O oposto deste tipo de chefe - aquele chefe que não sai de perto dos funcionários - chega a ser muito desgastante, limita o crescimento e ainda compromete iniciativas e a criatividade. Por isso, uma das vantagens de se ter um chefe ausente é a autonomia que se ganha para fazer seu trabalho. Como resultado, há um menor nível de estresse, maior proatividade e melhor desempenho. Isso porque a autonomia gera confiança, aumenta a autoestima e impulsiona a criatividade.

O lado negativo de ter um chefe ausente

Entretanto, se você for um funcionário novo e despreparado, a falta de apoio pode culminar em diversas consequências negativas e até se tornar um impasse. Por exemplo, se estiver lidando com um chefe despreparado, é provável que não haverá direcionamento, transparência e conhecimento suficiente para que você tenha autonomia. O resultado pode ser tão ruim quanto tomar a decisão errada, gerando frustração e até abandono. Além disso, pode também afetar o desempenho e as entregas, ao não saber fazer a coisa certa ou de forma adequada. Para que esse não seja o seu caso, leia nossas dicas abaixo de como lidar melhor com um chefe ausente.

Não deixe seu desempenho cair

A primeira atitude a se tomar quando se tem um chefe ausente é lembrar que seu desempenho não pode sofrer quedas por causa disso. Na verdade, é o contrário: seu desempenho deverá aumentar. Com conhecimento suficiente, virá a autonomia. A partir daí, você deverá demonstrar ao seu chefe que você possui iniciativa, que consegue se orientar sozinho, se automotivar e que ele pode, por fim, confiar em você para fazer o trabalho de forma correta em sua constante ausência. Se não for desta forma, lembre-se que é mais provável que a empresa busque um novo funcionário que se adapte ao seu chefe ausente, do que um novo chefe.

Mantenha seu chefe informado

Devido à ausência do seu chefe, o mantenha informado periodicamente. Tenha tudo registrado por email e organizado em ferramentas de gerenciamento. É essencial que ele perceba que você está fazendo seu trabalho e saiba das suas entregas. Se essas informações não chegarem, ele não estará por perto para saber se você, de fato, gerou resultados para a empresa.

Organize e gerencie suas próprias entregas

Além de registrar e informar, organizar e gerenciar são duas das tarefas mais importantes de quem possui autonomia no trabalho. Principalmente quando não há muitas diretrizes e acompanhamentos, é ideal buscar o diálogo e fazer as perguntas certas. Dessa forma, você terá todas as ferramentas para colocar suas tarefas e trabalhos de forma organizada, fazendo com que o sistema que criou trabalhe para você, o direcionando no dia a dia. Afinal, você não terá um chefe lhe cobrando na sua mesa diariamente. Por isso, precisa que alguém (ou algo, neste caso) faço isso para você não sair da linha.

Foque nos relacionamentos

É importante que você construa relações pessoais dentro da empresa, para que você tenha pessoas que o ajudem quando for preciso, tanto a mantê-lo motivado como para resolver problemas. Um chefe ausente dificilmente servirá de mentor, nem passará confiança ou será seu amigo nos finais de semana.

Como comunicar que a ausência de seu chefe é um problema

Se o chefe ausente for um problema tanto para você quanto para a equipe e seus resultados, é importante que isso seja informado. Comunique-se com seu chefe com tato e paciência, explicando que problemas ocorridos na ausência dele não foram resolvidos justamente porque não estava presente. Mostre com exemplos como isso afeta o trabalho e os resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com um chefe ausente, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como lidar com um chefe ausente

O que lhe pareceu o artigo?

Como lidar com um chefe ausente
Imagem: bitterbananas.com
Como lidar com um chefe ausente

Voltar ao topo da página