menu
Partilhar

Como criticar o seu chefe

Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 julho 2020
Como criticar o seu chefe
Imagem: helphealgrow.com

No ambiente de trabalho existem várias situações que nem sempre são fáceis de saber como agir, principalmente, quando elas estão associadas diretamente ao seu superior. Se você precisa saber como criticar o seu chefe porque existe um problema a ser resolvido, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar nessas ocasiões.

Também lhe pode interessar: Como enrolar o seu chefe
Passos a seguir:
1

Não é porque o chefe tem essa posição que tudo o que ele faz e diz está certo. Por isso, é normal que em algum momento os seus funcionários discordem de sua posição e mesmo tenham que criticá-lo para apontar o que deve ser mudado. No entanto, é preciso saber o jeito certo de criticar o seu chefe para que a informação seja bem aceite e, o que simplesmente era uma atitude para o bem da empresa, não acabe se voltando contra quem fez a crítica.

Como criticar o seu chefe - Passo 1
Imagem: sbcoaching.com.br
2

Ao pensar em criticar o seu superior é preciso levar em consideração alguns aspectos. Quando a crítica é em relação a uma atitude que você acredita que foi errônea da parte do seu chefe e ele deve se dar por conta disso, não adianta apenas criticá-lo, mas sim, apontar uma solução ou ao menos mostrar que está em busca de uma alternativa. Mesmo que você saiba como resolver o caso, é importante ainda saber como criticar de forma construtiva, a fim de mostrar o seu engajamento dentro da empresa e que não se trata apenas de uma oportunidade de maldizer o seu superior.

3

Outra dica antes de criticar o chefe é pensar como está a sua posição dentro da empresa, ou seja, se você tem “moral” para fazer a crítica. Mesmo que construtiva, ela pode não ser levada a sério e até mesmo ser mal interpretada se você não for um funcionário responsável e bem visto pelos seus superiores ou colegas. Caso você tenha tido problemas recentes dentro da empresa, os quais colocaram a sua credibilidade à prova, pense bem antes de fazer uma crítica. Da mesma forma, é importante avaliar os pós e contras quando o funcionário é novo no emprego, já que vale a pena conhecer bem o ambiente antes de posicionar-se.

4

Assim como acontece em inúmeras situações da vida, no ambiente de trabalho é ainda mais fundamental saber como transformar em palavras um pensamento. Ou seja, existem formas e formas de dizer a mesma coisa, sendo a mais indicada aquela em que existe respeito e a escolha certa das palavras. É importante que o funcionário de uma empresa entenda que ele faz parte de uma hierarquia e, por mais que nem todas as pessoas estejam satisfeitas com ela, quando se faz parte de uma equipe é preciso aceitá-la.

5

O momento de fazer a crítica também é essencial, sendo melhor evitar as ocasiões em que haja outras pessoas presentes, que não estejam ligadas diretamente ao assunto que motivou a crítica. Dependendo da situação é adequado, inclusive, que você converse como seu superior a sós. É aconselhável ainda escolher o horário do dia em que você sabe que o seu chefe está mais calmo, como de manhã cedo. Também evite falar com ele depois de uma reunião estressante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criticar o seu chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como criticar o seu chefe
Imagem: helphealgrow.com
Imagem: sbcoaching.com.br
1 de 2
Como criticar o seu chefe

Voltar ao topo da página