Partilhar

Como despejar um inquilino que não paga

Como despejar um inquilino que não paga

Se é proprietário de um imóvel e o seu inquilino não lhe paga a renda mensal, saiba que no Brasil tem a possibilidade de despejar um inquilino que não paga, ou seja, de rescindir o contrato de aluguel e inclusive conseguir que saia do imóvel, com um processo judicial. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como despejar um inquilino que não paga.

Passos a seguir:
1

Segundo o decreto-lei 11.112 da Lei do Inquilinato, se o inquilino atrasar o pagamento de um mês aluguel em um período de 24 meses, este poderá ser despejado.

2

Quando o inquilino for avisado da ação de despejo, terá 15 dias para pagar a dívida ou o processo prosseguirá.

3

Caso o inquilino não pague a dívida em falta, este terá 30 dias para desocupar o imóvel residencial ou comercial em caso de decisão judicial de despejo favorável ao locador.

4

Caso o locador ganhe o processo, o locatário poderá ser despejado por decisão de primeira instância.

5

O juiz também poderá conceder liminar para a desocupação do imóvel no prazo de 15 dias quando for encerrado o prazo do contrato de locação comercial, desde que tenha sido proposta a ação de despejo dentro do prazo de 30 dias da notificação da intenção de retomada do imóvel. Este também poderá conceder liminar no caso de falta de pagamento do aluguel. Neste caso, o liminar só se aplicará se o imóvel estiver sem fiador ou sem qualquer outra garantia.

6

Se existir uma garantia, o inquilino pode continuar no imóvel enquanto decorrer o processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como despejar um inquilino que não paga, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Quanto mais rápido se consultar um advogado mais barato será todo o processo e mais rápido poderá ter de novo a sua casa, não deixe passar o tempo.

Escrever comentário sobre Como despejar um inquilino que não paga

26 comentários
Francisco
Boa tarde aluguei uma kitnet p/ uma pessoa separada da familia, os três primeiro mês pagou certinho depois sumiu deixando tudo para tras, ja faz 5 meses que não apareçe ,não me paga os alugueis,as contas de luz, aliais as contas estão no meu nome, para o meu nome não ir para o spc eu tenho quitadas todas elas,não tenho contrato por escrito, eu soube que ele voutou para a casa da mulher dele, o celular dele só da caixa postal ou invalido ou não está disponivel no momento, ou não existe. por favor quais os meios legais para mim desocupar a minha kitnet, me ajudem pelo amor de deus.(Obs. a mobilia dele são uma cama casal bem velha,um guarda roupa sem portas, um ventilador um aparelho de som bem velho,um fogão 4 bocas bem velhinho,um bojão de gaz , uma geladeira velha que esta ligada o tempo todo so´ consumindo energia pra mim paga, um sofá velho que está na varanda. por favor me ajudem estou desesperado.).
Elisabete C.Alves
Tenho 3 imóveis - 2comerciais e 1 Residencial, já não pagam aluguel a mais de 6meses, o comercial não está pagando águae o residencial também , não pagam IPTU. estão deteriorando o imóvel todo, Após entrar com uma ação de despejo, quanto tempo em média posso retomar o imóvel????
A sua avaliação:
Carmen nardelli
O lnquilino não me paga a 3 meses pedi-o para abaixar o aluguel eu abaixei mesmo assim não quer pagar o que eu faço
A sua avaliação:
juarez
meu equilino nao paga o aluguel ja faz 2 meses e quando vai pagar, paga sem juros e como quer queria despejar porem acabei perdendo o contrato de aluguem oque posso fazer neste caso??
aline castello
Meu equilino não paga luz ja tem 2 meses,e já tem 1 mes não paga o aluguel, posso desligar os dejuntores já que esta dentro da minha cada, e esta em meu nome, tenho urgência, pois o valor de consumo esta muito alto.
edson bispo de oliveira souza
venceu agora meu segundo aluguel e a propetaria e propetaria me deu 24 horas para pagar se nao vai pedir o imovel sendo que falei que vou pagar dos 2 no final do mes
Mari- lurdes
Meu equilino não paga luz abusiva jo tem 4 meses, posso desligar os dejuntores já que esta dentro da minha cada, e esta em meu nome, tenho urgência, pois o valor d consumo esta altíssimo....
davi
mais fácil vc solicitar um relogio so pra casa q ele mora. mas segundo li pelos sites, nao pagar luz inclui nos motivos de despejo, ja q nao pagar aluguel ou taxas, q seriam luz, agua, etc, ja pode pedir imovel.
maria aparecida veras
Tenho um inquilino que não paga o aluguel, sumiu deixando deixando dois cachorros e não consigo encontra-lo, só falo por telefone. O que faço?
patricia lima
como devo fazer essa notificaçaõ para retirada de inquilino que não paga aluguel a 3 meses?
Shirley
Boa tarde aluquei uma casa para um amigo do meu marido fiz um contrato de 3 meses recebi a entrada de 850.00 em 2 de julho de 2015 e até a data de hoje mas nada era pra ele sai em Novembro 2015 em Outubro disse a ele q não tinha intenção em renova contrato e ele disse q tudo bem e mandou uma msg pra meu marido q sairia no dia 5 de janeiro 2016 q e hoje só q ontem dia 4 perguntei se sairia mesmo do dia combinado e disse q não respondi q preciso da casa e sai. Quero saber o q devo fazê nesse caso? Há será q se eu voltá a energia dele para o meu nome e pedi desligamento a empresa resolve ouPiorá.

Como despejar um inquilino que não paga
Como despejar um inquilino que não paga

Voltar ao topo da página