Partilhar

Como pedir dinheiro emprestado para um amigo

Por Sara Viega. Atualizado: 2 outubro 2017

No meio de uma importante crise econômica mundial, são muitas as pessoas que enfrentam problemas financeiros. As dívidas acumuladas e as contas para pagar geram um enorme estresse, e a única solução consiste em pedir um empréstimo. Mas nem sempre reunimos as condições para ir a um banco, por isso nossos amigos próximos são muitas vezes uma opção viável. É normal pensar que a situação possa se tornar incômoda e que não saibamos por onde começar, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que descubra como pedir dinheiro emprestado para um amigo.

Também lhe pode interessar: Como pedir crédito emprestado na Tim
Passos a seguir:
1

O primeiro a ter em conta é que pedir dinheiro emprestado para um amigo deve ser algo ocasional ou, se possível, um evento único. Isto é, que não pode tornar-se um hábito, pois a longo prazo você acabará endividando-se muito mais e gerando uma situação incômoda entre você e seus amigos. Se você está decidido a dar o passo, então o melhor é seguir algumas das recomendações que lhe damos em seguida.

2

Faça um orçamento para determinar quanto dinheiro você precisa, desta forma pedirá o necessário para cancelar suas dívidas reduzindo ao mínimo a possibilidade de ter de ir novamente a um amigo para solicitar mais dinheiro. Neste passo seja honesto e realista, você tem uma lista de prioridades das obrigações financeiras que tem pendente com o objetivo de cancelar primeiro as mais importantes

3

É muito importante que no momento de pedir dinheiro emprestado para um amigo você faça isso pessoalmente. O telefone ou um email são vias completamente impessoais para tratar de um assunto tão delicado. Marquem em algum lugar para tomar um café para que, cara a cara, você possa expor sua situação

4

É importante que você explique para o seu amigo por que precisa de um empréstimo e quais são as dívidas que deve cancelar, mas sem fazer que ele sinta pena da sua situação. Este sentimento não tornará mais fácil a situação, ao contrário, incomodará a ambos. Exponha os seus pontos com honestidade, mas reduzindo ao mínimo os dramas.

5

Uma das coisas que mais pode preocupar a uma pessoa quando faz um empréstimo é que nunca lhe devolvam o dinheiro. Para evitar que isto aconteça e para demonstrar o seu compromisso de pagar, diga para ele que redigirá um contrato no qual conste que ele emprestou o dinheiro para você, a quantidade e a data limite que ambos combinem para a devolução. Este documento, uma vez que o seu amigo concorde, deverá ser assinado por ambos e com assinatura reconhecida, ficando uma cópia para cada um.

6

É muito importante compreender que é possível que o seu amigo não possa fazer o empréstimo, por isso é necessário ter outro plano para conseguir o dinheiro. Não vale a pena ficar chateado ou magoado com nosso amigo por esta situação, você deve lembrar que todo mundo conta com problemas próprios e que talvez também não seja uma boa situação para ele,

7

Se o seu amigo lhe empresta o dinheiro que você precisa, agradeça a ele. A melhor forma de fazer isso é pagando nas datas combinadas, se possível antes. Não devolver o dinheiro não só seria uma espécie de roubo, mas também algo totalmente desleal, não esqueça que está ajudando você quando mais precisa dele.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cobrar uma pessoa pelo whatsapp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir dinheiro emprestado para um amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como pedir dinheiro emprestado para um amigo

1 comentário
Silvio Borges
Tenho um amigo na suíça estou no Brasil e presto serviços para estou passando pó situação difícil na minha empresa

Voltar ao topo da página