Empréstimos hipotecários

Como preencher um recibo de aluguel

Como preencher um recibo de aluguel
Imagem: sanantonio-notary.com

Tanto quem está a alugar como a pessoa que dá o espaço para alugar precisa ter o comprovante de pagamento de aluguel. O comprovante em questão é o recibo de aluguel e ambos têm que ficar com uma cópia, sendo uma segurança para o locatário de que suas contas estão em ordem e também para o locador de que seu dinheiro será recebido. O documento é valido para alugueres de residências e comerciais, em que o proprietário deve preencher o documento e entregar uma cópia ao inclino.

Para além disso, o comprovante de pagamento de aluguel é um excelente ferramenta para se orientar melhor com as contas de casa. Caso você tenha dúvidas em relação ao documento, aqui em umCOMO vamos te mostrar como preencher um recibo de aluguel para que fique o mais completo possível e não te cause problemas futuros.

Também lhe pode interessar: Como despejar um inquilino que não paga

Índice

  1. Como preencher um recibo de aluguel
  2. Recibo de aluguel para preencher no word
  3. Dicas importantes sobre recibo de aluguel

Como preencher um recibo de aluguel

Para não cometer erros, é sempre bom checar como preencher um recibo de aluguel corretamente antes de fazer o seu primeiro. Existem vários modelos de recibos de aluguel e, independente de qual seja o modelo a ser utilizado por você, o propósito do documento é de especificar o valor que está a ser pago, a data e também os envolvidos no pagamento, ou seja, quem pagou e quem recebeu.

Veja abaixo as informações necessárias na hora de preencher um recibo de aluguel e como escrevê-las:

  1. Nome e identificação de quem está pagando: a primeira parte deve conter o nome da pessoa que está a pagar o aluguel, além do número de documento para identificar a pessoa com precisão;
  2. Endereço: é obrigatório colocar o endereço da propriedade que está a ser alugada, cidade, estado e código de endereço postal. Assim, não restará dúvidas não apenas de que se trata de um recibo do tipo mas também de qual é o imóvel envolvido;
  3. Data de locação: refira o período para qual está a ser feito o pagamento. A informação é essencial para saber de que dia até que dia o valor cobre a locação do imóvel;
  4. Valor: o montante exato a ser pago como comprovação de que todo o dinheiro acordado foi recebido, sem excedentes ou faltas;
  5. Nome e identificação da pessoa que recebe o dinheiro: sendo ele proprietário, locatário ou colega de quarto, é necessário não apenas o nome completo mas também o número do documento de quem está fornecendo a locação;
  6. Forma de pagamento: se for por cheque tem que identificar o número do cheque no recibo.
  7. Assinatura: por fim, ambas as identidades são obrigadas a assinar o documento.

Se você estiver querendo descobrir como preencher um recibo de aluguel com canhoto da Tilibra ou caso vá fazer o seu mesmo, as informações serão mais ou menos as mesmas. Apesar disso, o canhoto da Tilibra possui algumas informações adicionais como impostos, tipo de imóvel (comercial ou residencial) e seguros envolvidos, que devem ser inseridos caso haja.

Assim que estiver com o recibo de aluguel preenchido, não se esqueça que o proprietário fica com o original e o inquilino fica com uma cópia, que devem ser guardados pelo menos 4 anos para fins fiscais. Você caso seja inquilino, insista em receber o comprovante que como o pagamento foi devidamente efetuado e como foi realizado (por dinheiro, chegue, cartão de credito, etc.).

Quem é o emitente no recibo?

Outra questão muito comum relacionada a como preencher um recibo de aluguel residencial com canhoto, é quem deverá emitir o recibo. A emissão do documento deve ser feita pela pessoa ou empresa que estiver alugando o imóvel. Caso seja uma relação um pouco mais pessoa, no caso o dono do imóvel esteja diretamente alugando, o recibo deve ser feito em seu nome, enquanto caso seja um processo de locação que envolve uma imobiliária, a assinatura deve ser do responsável pela empresa.

Cabe a quem alugou o apartamento apenas checar se todas as informações batem com a realidade e então assinar o documento já pronto e preenchido.

Recibo de aluguel para preencher no word

Saber como preencher um recibo de aluguel com canhoto está longe de ser a tarefa mais divertida do mundo, por isso, muitas pessoas preferem encontrar recibo de aluguel para imprimir já pronto de forma que não precisem também se preocupar em aprender como elaborar o recibo em questão. Se você procura recibos já prontos que possa ser editados, saiba que existem alguns sites que fornecem esse tipo de documento, bastando então fazer download ou copiar o texto e então editá-los inserindo as suas informações.

Veja abaixo algumas opções de sites nos quais você encontrará documento de recibo de aluguel já pronto para ser usado:

  • Wonder Legal Brasil;
  • Recibos Prontos;
  • Modelo simples.

Caso você esteja com um imóvel para alugar e resolveu descobrir como fazer um recibo para já estar preparado para o futuro inquilino, veja como encontrar um bom inquilino para o meu imóvel.

Como preencher um recibo de aluguel - Recibo de aluguel para preencher no word
Imagem: Reprodução/Recibos Prontos

Dicas importantes sobre recibo de aluguel

  • Sempre guarde seu recibo: a dica é válida não apenas para recibos de aluguel mas também para qualquer comprovante de pagamento de produtos mais caros. Guardar o comprovante é uma segurança de que você terá como provar que a conta foi paga e evitará problemas como em caso de erro no processamento e recebimento do dinheiro. Para o dono do imóvel, guardar o recibo do pagamento é também válido pois isso ajudará a saber se o locatário está pagando a mensalidade do aluguel em ordem e sem atrasos.
  • Compre um bloco de recibos: a dica é válida principalmente em caso de locadores que possuem diversos imóveis alugados. Os blocos de recibo de aluguel com canhoto vêm com todas as informações necessárias e evitarão que você precisa ir atrás de recibo de aluguel para preencher e imprimir ou que acabe esquecendo de colocar alguma informação importante no documento. Além de todas as vantagens já citadas, blocos do tipo podem ser encontrados em qualquer papelaria e não custam caro.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a um recibo produzido em casa, principalmente sobre a validade de um documento do tipo. Caso você esteja com essa dúvida, saiba que tanto um recibo impresso em casa quanto um oriundo de um bloco de recibos têm a mesma validade a partir do momento no qual foi assinado por ambas as partes envolvidas.

Leia também: Como funciona um contra de aluguel com opção de compra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preencher um recibo de aluguel, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
ESVEN
🤔Só Uma Dúvida...!!!
☝🏽🙄Qual é a parte do Proprietário e do Inquilino?
😏Quem fica com a parte do Recibo Maior e quem fica com a parte Menor do Recibo?
A sua avaliação:
Maria gentil de Jesus Teixeira
Como prencher recibo aluguel com canhotos quero preenchido o modelo obrigado
fabricia
como preencher o recibo de casa
santana
solicito ver cópia de recibo de aluguel de casa já preenchido, recibo este com canhoto...
Vera Lúcia Santos
Solicito ver uma cópia de recibo de aluguel de apto já preenchido. É este com canhoto e assinado.
Maria Cristina Megres dos Santos
Preciso ver como preencher um formulário de aluguel de apto de compra e venda ok
Imagem: sanantonio-notary.com
Imagem: Reprodução/Recibos Prontos
1 de 2
Como preencher um recibo de aluguel