Cobrar un cheque

Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco?

Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, o que significa que o dinheiro é recebido pelo beneficiário assim que depositá-lo. Apesar de há muito tempo já utilizados, os cheques ainda causam dúvidas em relação ao depósito e tempo de recebimento do dinheiro, visto que depende do valor do documento. Se você quer saber quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco, veja esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como preencher um cheque

Índice

  1. Quanto tempo para compensar um cheque?
  2. Como depositar cheque de outro banco
  3. Como preencher um cheque

Quanto tempo para compensar um cheque?

Se você quer saber quantos dias para compensar um cheque cruzado do mesmo banco ou de banco diferente e se há diferença, saiba que o único fator que altera o tempo de depósito do dinheiro de um cheque é o valor.

O prazo para compensação de cheque de valor R$299,99 ou inferior é de 2 dias úteis, que começam a ser contados a partir do dia útil seguinte ao depósito. Se o cheque for de R$ 300,00 ou superior, demora 1 dia útil para o dinheiro cair, o prazo também é contado a partir do dia útil seguinte ao depósito.

Para ambos casos, caso o depósito seja feito na boca do caixa o prazo é reduzido em 1 dia útil.

O que é compensação interna de cheque?

A compensação interna ocorre quando o emissor e o beneficiário do cheque, ou seja, quem paga e quem recebe, têm conta no mesmo banco, fazendo com que o dinheiro apenas seja transferido de conta e não de empresa bancária.

O que é um cheque cruzado?

Os cheques cruzados são aqueles cujo dinheiro equivalente não pode ser sacado fisicamente e deve ser depositado em conta, isso evita que outras pessoas consigam pegar o valor do cheque, já que só poderá ser depositado no nome do beneficiário estipulado. Assim que ocorrer a compensação de cheque, o dinheiro vai cair na conta e será possível sacá-lo normalmente.

Como depositar cheque de outro banco

Depósito em caixa eletrônico

A maneira mais fácil de depositar um cheque é indo em um caixa eletrônico do banco no qual foi emitido. Chegando no caixa, você deverá inserir o cheque e seguir as coordenadas dadas, informando o que for pedido, como a conta de destino do dinheiro.

Se você se pergunta "Posso depositar cheque de outro banco na minha poupança?" saiba que a resposta é sim! Basta selecionar a conta-poupança na hora de estipular o destino do dinheiro.

Depósito na boca do caixa

Se você quer que cheque compensado chegue um pouco mais rápido, outra opção é ir nos caixas físicos do banco, ou seja, aqueles que têm um atendente. Na hora do atendimento, é necessário mostrar um documento com foto e informar a agência e o banco da conta na qual deseja receber o dinheiro além de, claro, o número da conta.

A compensação de cheque do mesmo banco deve ser feita um uma agência do banco em questão, enquanto as de bancos diferentes devem ser realizadas no banco de emissão do cheque.

Veja também: Como saber se um cheque é falso?

Como preencher um cheque

Assim como na hora de realizar qualquer compra online ou de fazer um depósito em conta, é necessário ter certeza de que está inserindo as informações corretamente num cheque para garantir que o dinheiro será recebido pelo beneficiário.

Os elementos a serem preenchidos num cheque são:

  • Valor: escreva o valor do cheque por extenso, adicionando um # antes e depois, evitando que novos valores possam ser adicionados ou que haja confusão.
  • Beneficiário: o beneficiário é a pessoa que receberá o dinheiro, seu nome deve ser escrito após "a", assim como seu telefone para que seja contactado caso haja problemas no processo de depósito.
  • Cidade: a cidade deve corresponder ao endereço do emissor do cheque e não é obrigatória mas é recomendável escrever.
  • Data: o dia no qual o cheque for escrito também é necessário para que seja aceito e, assim como o valor, deve ser escrito por extenso.
  • Assinatura: assine o cheque com sua assinatura usual, ou seja, aquela que usa para documentos oficiais.

Um cheque é ligado diretamente a uma conta do banco, sendo assim, é necessário apenas assinar mas não precisa escrever o nome do emissor por extenso.

Para mais informações relacionadas, veja como preencher um cheque.

Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco? - Como preencher um cheque
Imagem: Cheque do Banco do Brasil em 194

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco?, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Paulo Roberto garcia
Quanto tempo demora para ser compensado um chegue depositado em outro banco e em outro estado chegue cruzado de outro banco para.a minha poupança

Imagem: Cheque do Banco do Brasil em 194
1 de 2
Quantos dias para compensar um cheque cruzado de outro banco?