Partilhar

Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil

 
Por Letícia Lima. 20 outubro 2020
Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil

Ao fazer um depósito, sobretudo na conta de outras pessoas, podemos nos deparar com a seguinte dúvida: é conta corrente ou conta poupança? Apesar das semelhanças, conta corrente e conta poupança possuem diversas diferenças, inclusive quanto ao código necessário ao digitar para fazer o depósito. Então, como saber quando é uma ou outra conta se, além de tudo, esses códigos também são diferentes em cada banco. Neste artigo do umCOMO ensinaremos como saber se a conta é corrente ou poupança no Banco do Brasil, e também em outros bancos.

Como saber se a conta é corrente ou poupança

Primeiramente, vamos fazer um apanhado geral sobre como saber se a conta é corrente ou poupança. A conta corrente é aquela destinada a um fluxo de dinheiro, permitindo pagamentos, emissão de cheques, cartão de crédito, realização de transferências por TED, DOC e inclusive aplicações em investimentos. Você pode saber mais detalhes sobre as contas correntes no nosso artigo sobre como escolher uma conta corrente.

Já a conta poupança, por sua vez, é voltada sobretudo para depósitos, não tendo o mesmo fluxo da conta corrente. O dinheiro que você coloca na poupança gera um determinado rendimento todo mês, e sobre esse rendimento não incidem tributos. Você também pode ter um cartão de débito vinculado à sua conta poupança, caso queira gastar o dinheiro que está nela em estabelecimentos comerciais e fazer saques. Saiba mais acerca esse tipo de conta em nosso artigo sobre os benefícios de poupar. Uma das formas de como saber se a conta é corrente ou poupança é pelo número da operação.

Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil

O problema de diferenciar conta corrente ou conta poupança no Banco do Brasil é que o dígito operador é o mesmo em ambas: 01. Isso ocorre porque ao abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, também se abre uma conta poupança. Mas o que fazer para distinguir?

Bem, é preciso estar bastante atento ao fazer o depósito. Você deve digitar os dados como agência e número da conta normalmente, contudo, deve se lembrar de escolher o destino: conta corrente ou conta poupança. Assim você garante que os valores vão para a conta desejada, sem erros.

Como saber se minha conta é corrente ou poupança em outros bancos

Cada banco vai ter sua particularidade para conta corrente ou conta poupança. Vamos abordar alguns dos mais utilizados pelos brasileiros aqui abaixo.

Como saber se a conta é corrente ou poupança: Bradesco

Para saber o seu tipo de conta no Bradesco, é preciso ter em mãos o seu cartão do banco. Nele, há três dígitos que estão apartados dos outros: 013 ou 001 (podendo ser também só 00 nesse último caso).

Sua conta no Bradesco vai ser do tipo poupança se o dígito for 013. Com isso em mente, perguntas como "conta tipo 00 Bradesco é corrente ou poupança?" ou "o que significa tipo de conta 00 Bradesco?" se tornam bem fáceis de responder: elas são as contas correntes.

Corrente ou Poupança: Caixa Econômica Federal

Se você aprendeu a diferenciar conta corrente de conta poupança no Bradesco, vai ser muito simples fazer o mesmo na Caixa Econômica. Isso ocorre porque a Caixa utiliza a mesma lógica do Bradesco para diferenciar contas correntes de contas poupança. Ou seja: se o seu cartão tem dígito 013, é poupança, se tem dígito 001, é conta corrente. Bem simples e fácil!

Como saber se minha conta é corrente ou poupança: Santander

Tenha em mãos seu cartão Santander para saber se ele é relativo a uma conta corrente ou conta poupança. Observe os números registrados no cartão e identifique a sequência de três (o famoso número da operação que falamos acima) que fica separada dos outros. Conseguiu achar? Então vamos para o próximo passo: se esses números forem 060, é conta poupança, se forem 010, é conta corrente.

Diferenças dos dígitos conta corrente e poupança no Itaú

O Itaú pode ser um dos bancos mais complicados na hora de averiguar se a conta é corrente ou poupança a partir do cartão. Mesmo assim, é possível descobrir se tivermos um pouco de paciência. Há duas possibilidades de fazê-lo:

  • Se nos dígitos do cartão houver uma sequência de cinco algarismos e um algarismo apartado, trata-se de uma conta corrente do Itaú. Ocorre que a poupança pode estar vinculada à conta corrente, de forma que você terá que ver se há a presença do código /500, que é o identificador de poupança.
  • Se no cartão houver nove algarismos e os últimos três começarem com 0 e terminarem em qualquer número de 1 a 9, a conta é corrente, por outro lado, se a última trinca começar com qualquer número de 1 a 9, é conta poupança.

Verificar se a conta é corrente ou poupança no Nubank

O Nubank ganhou diversos adeptos devido à ausência de taxas cobradas para usufruir de serviços bancários. Mas afinal, a conta Nubank é corrente ou poupança? Segundo o próprio banco[1], não é nenhuma das duas: a NuConta é o que se chama de "conta de pagamentos".

Na verdade, a conta do Nubank não é conta corrente nem conta poupança: é uma conta de pagamentos. [...] Segundo a regulamentação do Banco Central para essa modalidade, isso significa que a conta do Nubank pode ser utilizada para pagamentos de contas e pagamentos de transações realizadas por cartões de débito ou crédito, ou para a realização de transferências entre contas mantidas na mesma instituição e em outras instituições de pagamento ou instituições financeiras através de TED e DOC.

Contudo, o Nubank tem sua própria poupança, que é a opção "Guardar Dinheiro". Basta selecionar essa opção e escolher o valor que você deseja poupar. O interessante é que o rendimento é de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que apresenta um rendimento mais alto que o da poupança dos bancos convencionais, que em agosto de 2020 foi de 0,13%.[2]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Referências
  1. REDAÇÃO NUBANK. "A conta do Nubank é corrente ou poupança?". Blog Nubank. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/conta-nubank-corrente-ou-poupanca/>. Publicado em 06 de outubro de 2020. Acesso em: 18 de outubro de 2020.
  2. REDAÇÃO NUBANK. "Qual o rendimento da poupança em 2020?". Blog Nubank. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/qual-o-rendimento-da-poupanca-em-2020/>. Publicado em 29 de setembro de 2020. Acesso em: 18 de outubro de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil
Como saber se a conta é corrente ou poupança: Banco do Brasil

Voltar ao topo da página