Outros os Bancos e Contas

Como descobrir número de conta bancária pelo CPF

Como descobrir número de conta bancária pelo CPF

Imagine que você abriu uma conta em um banco há muitos anos, mas hoje já não se lembra mais se deixou algum saldo parado lá ou não tem mais os documentos necessários para conferir as informações relativas à conta. Nessas situações, pode ser muito útil saber como descobrir número de conta bancária pelo CPF. Fazendo isso, você conseguiria visitar uma agência do banco munido das informações necessárias para fazer movimentações financeiras.

Infelizmente, não é possível descobrir o número de conta bancária pelo CPF na internet. Essa é uma informação confidencial que não pode ser consultada com tanta facilidade por qualquer pessoa. Se você esqueceu o número da sua conta, o mais indicado é procurar o banco levando seus documentos de identificação e pedir orientações sobre o que fazer. Mas se a sua situação é outra e você quer descobrir quantas contas bancárias existem associadas ao seu CPF, saiba que é possível realizar essa consulta on-line. É isso que vamos te ensinar no artigo de hoje da umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como saber quem depositou na minha conta

Índice

  1. Como descobrir número de conta bancária pelo CPF
  2. Como saber quantas contas bancárias eu tenho
  3. O que fazer se não reconhecer uma conta bancária atrelada ao seu CPF

Como descobrir número de conta bancária pelo CPF

Como mencionamos anteriormente, informações bancárias são extremamente sensíveis e não estão disponíveis para consulta on-line com tanta facilidade. Isso porque, se o acesso a esses dados confidenciais fosse tão fácil de conseguir pela internet, qualquer pessoa poderia consultá-los e usar o número de sua conta para tentar fazer transações em seu nome e sem a sua autorização ou realizar golpes.

Por isso, se você quer saber como descobrir número de conta bancária pelo CPF, o mais indicado é procurar o banco em que você é correntista munido do seu Cadastro de Pessoa Física e pedir orientações aos funcionários sobre como recuperar essa informação. Se está tentando descobrir o número da conta de outra pessoa, saiba que essa é uma informação que só pode ser fornecida com autorização, já que é protegida por lei e faz parte do sigilo bancário.

Outras formas de descobrir número de conta bancária

  • Verifique o número da conta no canto inferior do talão de cheques, se tiver um
  • Acesse o extrato físico ou digital da sua conta e busque pelo número
  • Procure o número da conta no site ou aplicativo do seu banco
  • Vá até uma agência ou entre em contato com o banco pelo telefone para pedir ajuda se nada funcionar

Leia mais: Como abrir uma conta bancária no estrangeiro

Como saber quantas contas bancárias eu tenho

Outro problema comum entre as pessoas é esquecer quantas contas bancárias tem - ou já teve - ao longo da vida. Caso a intenção seja descobrir apenas o número de contas que estão abertas no seu nome, é possível consultar essa informação pela internet através do CPF. A seguir, a resposta para a pergunta "como saber quantas contas bancárias eu tenho".

Registrato do Banco Central

O Banco Central oferece acesso gratuito a uma ferramenta chamada Registrato. Através dela, é possível descobrir diversas informações financeiras atreladas ao seu CPF, como empréstimos e financiamentos, dívidas em aberto, chaves Pix cadastradas, dados sobre operações de câmbio de moedas e relação de cheques devolvidos.

Uma das informações que você consegue acessar por lá é justamente consultar conta bancária pelo CPF. O portal emite um documento que contém a relação de todos os bancos em que você tem conta aberta, além das instituições nas quais você possui cartões de crédito. Siga o passo a passo a seguir para fazer o seu cadastro e ter acesso às informações:

Cadastro:

  1. Acesse o site do Registrato
  2. Informe se você é Pessoa Física ou Jurídica
  3. Clique em "obter frase de segurança"
  4. Informe seus dados pessoais conforme solicitado e clique em "continuar"
  5. Copie a frase de segurança
  6. Acesse o Internet Banking do banco informado no cadastro
  7. Cole a frase de segurança gerada no site do BC no Internet Banking para validá-la
  8. Retorne à página do Registrato e acesse o botão "Cadastrar"
  9. Informe os dados solicitados
  10. Copie a frase de segurança, informe o código de segurança e então clique em "Confirmar"
  11. Será gerada uma senha inicial para uso no primeiro acesso
  12. Volte à página inicial, clique em "Acessar Registrato" e siga o passo a passo abaixo

Acesso:

  1. Insira seu CPF e senha
  2. Clique em "Entrar"
  3. Acesse o botão "CCS" (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional)
  4. Leia as regras e marque a caixinha para confirmar que você está ciente e concorda com as normas
  5. Clique em "Gerar relatório"
  6. Faça o download do documento clicando no ícone da Adobe no canto superior direito

Pronto! É simples, fácil e rápido consultar conta bancária pelo CPF e ter acesso a todas as contas já abertas e fechadas em seu nome.

O que fazer se não reconhecer uma conta bancária atrelada ao seu CPF

Se você seguiu o passo a passo indicado anteriormente, conseguiu consultar conta bancária pelo CPF e não reconheceu alguma conta que apareceu na listagem, pode ser que alguém tenha feito a abertura da conta em seu nome, o que configura fraude.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o banco em que reconheceu a conta para explicar a situação e encerrar a conta imediatamente. Também vale verificar no relatório gerado pelo Registrato se existe alguma dívida, empréstimo ou financiamento atrelado a essa conta, para que o banco tome as previdências necessárias para cancelá-los e limpar seu nome.

É essencial também fazer um boletim de ocorrência, já que fraude é crime que tem pena de pelo menos 4 anos de prisão. O banco pode te ajudar fornecendo o telefone e endereço atrelados à conta, informações que são essenciais para investigação pela polícia.

Para evitar que esse problema aconteça, você deve estar sempre monitorando o uso do seu CPF pelo Registrato ou outras ferramentas, como as do Serasa ou SPC Brasil. Se quer saber mais dicas sobre esse assunto para se prevenir de qualquer problema, confira nosso outro artigo Como saber quem consultou meu CPF.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir número de conta bancária pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Bibliografia
  • BANCO CENTRAL. Registrato. Disponível em: <https://credenciamento.bcb.gov.br/> Acesso em: 08 de fevereiro de 2022.
  • UOL. Seus dados vazaram? Serviço do BC mostra se abriram conta em seu nome. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/02/11/seus-dados-vazaram-veja-como-saber-se-abriram-conta-em-banco-no-seu-nome.htm> Acesso em: 08 de fevereiro de 2022.
  • GOVERNO FEDERAL. Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940 ou Código Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em: 08 de fevereiro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Marcos Da Silva Trindade
Número de Agência e conta bancária
A sua avaliação:
Adriely Sanches
Eu quero saber minha conta e agencia do banco Santander
A sua avaliação:
Antônio Marcos
Quero recuperar minha conta do Bradesco
A sua avaliação:
paulocesar58630@gmail.com
Quero saber outra conta meu CPF
A sua avaliação:
LUISA RODRIGUES FRANCISCO
todas as minha conta bancaria que eu tanho aberto nesta vida
A sua avaliação:
Cleuidiani Mesquita Campos
Eu quiro recopera amilha conta angesia
Como descobrir número de conta bancária pelo CPF