menu
Partilhar

Transição de carreira: quando e como fazer

 
Por Maria Antônia Rocha. 1 julho 2022
Transição de carreira: quando e como fazer

Fazer uma mudança de carreira é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa. Afinal, o trabalho ocupa grande parte dos nossos dias e tem uma relação direta com nossos níveis de felicidade, estresse, satisfação pessoal, senso de propósito, entre outros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor Fredy Macedo e divulgada pelo jornal Extra[1], cerca de 90% dos brasileiros estão infelizes em seus trabalhos e/ou profissões.

Mas a verdade é que ninguém está fadado a sofrer com um trabalho que não faz bem. É possível fazer uma mudança de profissão, independente da idade ou do nível do cargo que você ocupa atualmente. O processo exige bastante esforço, dedicação e perseverança, mas está longe de ser impossível. Quer saber como fazer isso? Aqui neste texto do umCOMO vamos te contar tudo sobre transição de carreira: quando e como fazer. Continue lendo para conferir!

Também lhe pode interessar: Como ser policial civil

O que é transição de carreira

Em poucas palavras, transição de carreira nada mais é do que um termo utilizado para designar as pessoas que estão em processo de mudar de profissão. Quem escolhe fazer essa mudança, pode fazê-la pelos mais diversos motivos, como:

  • Escolha precoce da profissão e/ou do curso universitário;
  • Falta de perspectiva de crescimento na carreira;
  • Estresse provocado pelo dia a dia de trabalho;
  • Falta de motivação;
  • Falta de reconhecimento no trabalho;
  • Fatores externos, como mudanças na vida pessoal.

Seja qual for o motivo, hoje já são muitos os brasileiros que estão no processo para se inserir no mercado de trabalho novamente em uma nova profissão. E se você está pensando em fazer isso também, saiba que você também pode traçar esse caminho. Por mais que não seja uma decisão fácil, sair da zona de conforto e se arriscar, muitas vezes é a escolha mais acertada para aqueles que buscam uma qualidade de vida melhor.

Quer saber como começar? A seguir, vamos te contar quando e como mudar de carreira.

Quando fazer transição de carreira

Quando o assunto é mudança de carreira, a verdade é que nunca haverá um momento 100% propício ou uma situação em que você se sinta completamente pronto para esse tomar esse passo. Ainda assim, existem algumas circunstâncias em que escolher fazer uma transição de carreira pode parecer a melhor alternativa. Abaixo, te mostramos algumas situações que podem te ajudar à responder a pergunta "quando fazer uma transição de carreira"?

1) Quando se sentir estagnado ou desmotivado no trabalho

Motivação e oportunidades de crescimento são fatores essenciais para proporcionar bem-estar no dia a dia de trabalho. Quando você está sentindo que já aprendeu tudo que tinha pra aprender em um determinado cargo, não tem oportunidades de crescer para posições de liderança e/ou não vê mais sentido no seu trabalho, pode ser um sinal de que é hora de fazer uma mudança de carreira.

2) Quando quiser mudar para uma área que te faça mais feliz

Escolher um curso universitário e uma carreira é um desafio imenso. E somos obrigados a fazer essa escolha muito cedo, logo após o Ensino Médio. Por isso, é muito comum que as pessoas se arrependam da decisão que tomaram quando entram no mercado de trabalho. Se esse for o seu caso, saiba que ele é muito comum. Aproveite que está em um momento mais madura para repensar sua carreira e seguir em uma área que te faça mais feliz e realizado.

3) Se quiser ter uma faixa salarial maior

Dinheiro não é tudo, mas ter acesso a salários maiores pode proporcionar melhor qualidade de vida para você e sua família. Por isso, pode ser interessante considerar mudar de carreira em uma fase da vida em que os gastos se tornam mais robustos, como durante a maternidade ou paternidade.

Leia também: Quais são as carreiras universitárias com mais mercado de trabalho

Transição de carreira: como fazer

Não existe uma única maneira de fazer a mudança de carreira. Tomar a decisão de fazer essa transição já é um longo processo, que envolve entender os seus pontos fortes e fracos, pesquisar sobre oportunidades na carreira que você almeja começar, avaliar as habilidades que você precisará desenvolver, entre outras questões.

Além disso, é importante pensar bem para saber se a transição de carreira é realmente a escolha certa no seu caso. Se você está insatisfeito com o trabalho, pense se mudar de empresa mas continuar na mesma área de atuação poderia ajudar. Outra alternativa é considerar a mudança de cargos antes de partir para a transição de carreira.

Decidiu que mudar de carreira é realmente o que você quer? Então confira algumas dicas a seguir:

  • Pesquise sobre a nova carreira: como é o mercado de trabalho na área que você quer atuar? Quais são as empresas que mais contratam? O que um profissional dessa área precisa ter? Essas e outras perguntas podem te ajudar a decidir o caminho a seguir. Converse com profissionais desse mercado para ter uma perspectiva mais realista sobre o dia a dia da profissão.
  • Nível de profissionalização: entenda se a área que você quer seguir exige curso superior ou se cursos técnicos e/ou livres já seriam suficientes para começar.
  • Estude: faça cursos sobre assuntos relevantes para a área que você quer ingressar. Aproveite os benefícios da internet para se matricular em cursos gratuitos ou de baixo custo. Eles podem ser uma excelente porta de entrada para a nova carreira.
  • Consiga experiência: para quem está pensando em mudar de carreira, conseguir experiência profissional na área é essencial. Mas como fazer isso antes mesmo de conseguir um emprego? Faça trabalhos voluntários, participe de workshops práticos, faça projetos por conta própria para montar um portfolio e ofereça seus serviços em troca de experiência e conhecimento.
  • Use seu networking: deixe as pessoas que você conhece saber que você está mudando de carreira. Elas podem te ajudar enviando oportunidades e vagas ou até mesmo te indicando para uma posição que esteja com o processo seletivo aberto.
  • Prepare-se financeiramente: como qualquer grande decisão em nossas vidas, mudar de carreira muitas vezes exige planejamento financeiro. Isso porque ao iniciar em uma nova área, é bem provável que a sua remuneração diminua um pouco à princípio, já que você estará recebendo um salário equivalente à sua experiência profissional.

Se gostou do nosso artigo sobre transição de carreira: quando e como fazer, você também pode se interessar por: Como se destacar no trabalho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Transição de carreira: quando e como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. JORNAL EXTRA. No Brasil, cerca de 90% estão infelizes no trabalho. Disponível em: <https://extra.globo.com/economia-e-financas/emprego/no-brasil-cerca-de-90-estao-infelizes-no-trabalho-22780430.html> Acesso em: 28 de junho de 2022
Bibliografia
  • NPR. 6 tips for making a career change, from someone who has done it. Disponível em: <https://www.npr.org/2020/10/04/920080747/6-tips-for-making-a-career-change-from-someone-who-has-done-it> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • THE BALANCE CAREERS. 10 steps to a successful career change. Disponível em: <https://www.thebalancecareers.com/successful-career-change-2058452> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • INDEED. 9 steps to change your career path at any age. Disponível em: <https://www.indeed.com/career-advice/finding-a-job/change-career-path> Acesso em: 28 de junho de 2022
  • GUPY. Transição de carreira: por onde começar, como fazer e mais! Disponível em: <

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Transição de carreira: quando e como fazer
Transição de carreira: quando e como fazer

Voltar ao topo da página