Qual é a diferença entre grupo e equipe
Costumamos achar que os termos grupo e equipe são sinônimos, e ainda que possam ser utilizados como tal em uma conversa quotidiana; ambos os conceitos contam com substanciais diferenças quando os aplicamos ao meio do trabalho ou educativo. Sabe qual é a diferença entre grupo e equipe? Em umComo.com.br explicamos com detalhe.
Passos a seguir:
Quando nos referimos a um grupo, falamos de uma determinada quantidade de pessoas que têm funções similares e compartilham o mesmo meio, mas que realizam seus trabalhos de forma individual, sem que o trabalho de um dependa do outro. Por exemplo, em um grupo de trabalho são os membros de um escritório, ou as crianças que assistem à mesma classe.
Por sua vez, uma equipe está constituída por um grupo de pessoas que trabalham todas para conseguir o mesmo fim, fazendo com que o resultado do trabalho dependa da colaboração de todos. Seus membros não trabalham de forma individual exclusivamente mas também em conjunto.
Baseados nestes conceitos, encontramos a primeira diferença entre grupo e equipe: no primeiro, seus membros trabalham de forma individual, no segundo, fazem-no de forma coletiva, perseguindo um fim comum.
Em um grupo de trabalho encontramos pessoas que têm uma formação similar e que trabalham de forma individual para atingir seus objetivos. Por exemplo, em um departamento de contabilidade encontraremos contadores, com formação similar, responsáveis por este aspecto da empresa.
Por outro lado, na equipe a formação de seus membros costuma ser diferente porque desejamos que cada integrante complemente o outro. Assim, em uma equipe de trabalho de uma agência de marketing on-line podemos encontrar um community manager, um especialista em SEO, um web designer, etc. Cada um deles com funções que trazem valor à equipe para atingir um fim comum.
Outra diferença entre grupo e equipe é que no grupo se estabelecem metas e cada um trabalha para atingi-las de forma individual, a colaboração e coordenação entre seus membros não é obrigatória. Na equipe de trabalho por sua vez, é absolutamente necessária a coordenação entre todos os seus membros para atingir os objetivos.
Nos grupos de trabalho, seus membros costumam ter hierarquias: chefe, coordenador, subordinados. Nas equipes de trabalho, embora haja um líder, o resto dos membros trabalham de forma linear, fornecendo seus conhecimentos para atingir a meta, por isso, as hierarquias estão menos presentes ou são nulas. Outra diferença entre grupo e equipe que se destaca.
Nos ambientes de trabalho e educativos é bem mais fácil encontrar grupos do que equipes. Os membros das equipes devem ser selecionados de forma cuidadosa para que possam oferecer seus conhecimentos e colaborar de forma conjunta com o projeto, enquanto os do grupo estão conformados por integrantes com um trabalho ou experiência similar que não necessariamente devem ser selecionados com tanto detalhe.
Como você vê, há uma profunda diferença entre grupo e equipe, que agora já conhece graças a umComo.com.br.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre grupo e equipe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.