Trabajar de forma productiva desde el Hogar

Smart working: o que é, vantagens e desvantagens

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 12 abril 2022
Smart working: o que é, vantagens e desvantagens

A chegada da pandemia mudou todos os parâmetros de nossas vidas, desde a forma como nos relacionamos até a forma como organizamos nosso tempo. No local de trabalho, as grandes empresas tiveram de saber adaptar-se às exigências sanitárias definidas pelos diferentes países sobre a obrigação de manter distância e ficar em casa. E é, em parte, graças a esta situação, que acabou sendo estabelecida uma forma revolucionária e inovadora de realizar jornadas de trabalho. Estamos falando do smart working, uma jornada de trabalho flexível em que o teletrabalho e os horários flexíveis têm precedência sobre todas as responsabilidades.

Se este tema lhe interessa e você quer saber mais, fique para ler este novo artigo do umCOMO no qual desenvolveremos o tema do smart working: o que é, vantagens e desvantagens, para que você tenha clareza sobre o que esperar se está procurando uma maneira nova e mais produtiva detrabalhar de qualquer lugar e adaptando o que faz a seu ritmo de vida.

Também lhe pode interessar: Como é o chefe de cada signo

Índice

  1. O que é smart working
  2. Vantagens do smart working
  3. Desvantagens do smart working

O que é smart working

O smart working é uma maneira diferente de trabalhar e organizar o tempo de trabalho na qual a mobilidade dos trabalhadores e sua flexibilidade de tempo são priorizadas. Foi demonstrado, após os meses mais difíceis da pandemia, que a maioria dos trabalhadores não apenas aumentou o nível de produtividade e desempenho, mas melhorou consideravelmente sua qualidade de vida.

Isso ocorre porque o smart working coloca em jogo o uso da automação de escritório, e traz novas tecnologias e trabalho em equipe para poder realizar as tarefas de uma maneira mais dinâmica e atraente, mas com os mesmos resultados.

Desta forma, os profissionais podem conciliar melhor a vida familiar, adaptando o trabalho a seus horários pessoais e não tendo de se deslocar pessoalmente todos os dias para ir ao escritório. Uma melhor comunicação entre os funcionários e a empresa também é desenvolvida por meio de uma maior confiança mútua.

No entanto, essa maneira de trabalhar ainda está em pleno desenvolvimento e, embora muitas empresas tenham adotado durante a pandemia, o smart working ainda é algo novo e em constante mudança.

Se você costuma trabalhar muito em equipe, confira esse artigo do umComo Como organizar o trabalho em equipe.

Smart working: o que é, vantagens e desvantagens - O que é smart working

Vantagens do smart working

O smart working é um tipo de trabalho em que tanto os próprios profissionais quanto as empresas podem se beneficiar. Entre todos os resultados medidos desde que começou-se a praticar esse tipo de entrega profissional, estas foram suas principais vantagens:

  • Os colaboradores são livres para escolher quando, onde e como trabalhar, tornando a rotina profissional muito mais acessível e compatível com diferentes estilos de vida.
  • Muito dinheiro pode ser economizado pela empresa em questões como aluguel de escritórios, limpeza e infraestrutura.
  • Os funcionários, por sua vez, também economizam muito mais dinheiro em transporte e subsistência, podendo desempenhar suas funções de casa e comer na tranquilidade de seu lar - ou em outros locais próximos.
  • Os funcionários poderão realizar suas atividades simplesmente com um computador ou laptop, e acesso à rede, reduzindo bastante os gastos.
  • Com esse modelo de trabalho, pode-se conseguir uma melhor conciliação familiar, podendo atender a maternidade ou sendo possìvel cuidar de idosos sem diminuir a produtividade.

Desvantagens do smart working

No entanto, não devemos esquecer que o smart working começou a ser implementado recentemente e ainda apresenta alguns inconvenientes e desvantagens, motivos pelos quais algumas empresas ainda não quiseram implementá-lo. Estas são suas principais desvantagens:

  • O smart working requer inicialmente força de vontade. Estamos acostumados a ter horários e espaços como escritórios e, passar disso para o conforto da própria casa, pode gerar alguma distração por parte dos trabalhadores.
  • Para os funcionários, pode ser difícil, no início, conseguir separar os espaços e, embora a longo prazo seja um modelo que melhore a qualidade de vida, nos primeiros meses pode ser um desafio para a saúde mental.
  • Quando se trata de desenvolver trabalhos em equipe ou reuniões, torna-se mais complicado colocar os pontos em comum, pois a equipe é descentralizada. Felizmente, com as novas tecnologias e videochamadas, esse problema tem uma solução possível.
  • O smart working ainda não está legalmente formalizado em alguns países e pode causar complicações com outras empresas até que haja uma regulamentação que abranja esse sistema de trabalho.
  • Os deveres e direitos deste modelo de trabalho ainda não foram acordados perante a lei, pelo que por vezes existem lacunas em algumas empresas em termos de custos privados de eletricidade, contagem de horas de trabalho ou gestão de horas extraordinárias.

O smart working é um modelo de trabalho pioneiro que está mostrando como não é mais necessário fazer sessões presenciais intensivas para ser produtivo. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas esse tipo de sistema mostra que outra forma de abordar o trabalho é possível.

Agora que você já entendeu melhor o que é smart working, suas vantagens e desvantagens, recomendamos que você leia este outro artigo do umCOMO relacionado ao mundo do trabalho. Que tal saber Como recomendar um amigo para um trabalho. E se ainda não conseguiu definir o funcionamento do seu dia a dia, recomendamos a leitura do artigo Como organizar sua rotina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Smart working: o que é, vantagens e desvantagens, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Smart working: o que é, vantagens e desvantagens