Outros conseguir um trabalho

Como trabalhar na Guiana Francesa

Como trabalhar na Guiana Francesa

Muitos brasileiros saem do país em busca de boas oportunidades de emprego no exterior. Um destino bastante procurado, inclusive, por quem mora no Amapá, Pará e Maranhão, é a Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil. Lá, os trabalhadores recebem em euros, o que os atrai a fazerem a travessia, nem sempre legalizada. Para saber como trabalhar na Guiana Francesa confira as informações que o umComo.com.br separou sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como trabalhar na NSA

Passos a seguir:

1

Embora a melhor forma de trabalhar na Guiana Francesa seja de forma legalizada, ou seja, com o visto para entrar no país, muitos dos brasileiros que atravessam a fronteira em busca de melhores oportunidades fazem isso de maneira ilegal. Hoje em dia, existem tantos brasileiros do lado de lá do Rio Oiapoque que, na capital Caiena, há até mesmo um bairro só deles, o Cabaçu, para onde vão grande parte dos imigrantes.

Como trabalhar na Guiana Francesa - Passo 1
2

Atualmente, o governo francês está trabalhando para legalizar, principalmente, os brasileiros ilegais que moram há muitos anos no país. Estimativas apontam que haja mais de 30 mil brasileiros vivendo ilegalmente e outros 20 mil que já estão legalizados. Por isso, o melhor é entrar no país de forma legal, com o visto que, embora possa ser bem burocrático de conseguir, é melhor do que se arriscar em uma vida clandestina, com medo de a qualquer momento ser deportado para o Brasil.

3

O primeiro passo para conseguir o visto é acessar o site oficial da Embaixada Francesa (www.ambafrance-br.org.br) onde existem todas as informações sobre os documentos necessários para consegui-lo. É pelo site também que deve ser feito o agendamento do pedido de visto, sendo que no Brasil as cidades que possuem consulado francês são Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. No dia agendado é o próprio requerente quem deve se apresentar para solicitar o visto de turista e não informar que deseja trabalhar no país vizinho.

4

Também é preciso pagar taxas, sendo que para buscar o visto depois de alguns dias, em torno de quatro dias, outra pessoa pode fazê-lo, desde que tenha uma procuração e que esteja com o comprovante de pagamento da taxa em mãos. Com o documento pronto, é possível comprar uma passagem de avião e seguir para a capital da Guiana Francesa. No entanto, a maioria das pessoas que atravessam a fronteira se dirigem até à cidade de Oiapoque, no Amapá, a 591 km da capital Macapá, e atravessam o rio de mesmo nome, em geral, por meio de voadeira, um pequeno barco a motor que leva os trabalhadores até a outra margem em 15 minutos.

5

Quando chegam, deparam-se com uma mata fechada, tendo que atravessá-la até chegar à cidade mais próxima, Saint-Georges do Oyapoque. Existem os atravessadores, que ajudam quem chega à outra margem do rio a se dirigir até onde precisam ir, o que muitas vezes é negociado apenas no momento, ficando o brasileiro à mercê da proposta do atravessador. De lá, podem seguir para a capital Caiena, embora nem todos façam isso, optando pelos garimpos no interior do país. Nos garimpos, as mulheres conseguem emprego como cozinheiras ou no comércio, sendo que não raro precisam apelar para a prostituição.

Como trabalhar na Guiana Francesa - Passo 5
6

Em Caiena, as mulheres têm ainda a opção de trabalhar como doméstica na casa de famílias, sendo que muitos homens conseguem facilmente trabalho na construção civil. Existem relatos de muitos brasileiros que não se arrependem do que tiveram que passar, pois hoje estão bem de vida, mas essa não é a realidade de todos os aventureiros. Já para permanecer no país, depois que chegam de forma ilegal, eleas tentam conseguir uma carta de residência, que deve ser renovada a cada 10 anos, ou se naturalizar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar na Guiana Francesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Jose Sousa
Como faço pra conseguir serviço de lanterneiro
joao neto barbosa franco
gostaria de saber como posso trabalha na guiana francesa no ramo da construção civil,pois tenho um pequena empresa e faço reforma e construção
kleber costa anchieta
sou formado em gestao financeira sou funcionario pubrico tenho uma empresa na parte de manutencao de maquinas pesadas gostaria de fazer alguma paceria com alguma empresa dai para fazer os servicos
Marie
Gostei da reportagem e gostaria de saber como adentrar na Guiana e trabalhar de cozinheira, sou ótima cozinheira e doceira, quero ir embora de Manaus para perto do mar viver em Caiena, se houver alguém que se interesse e tenha uma vaga, viajo de imediato. Fone: (55) 9599144-7328
José Braga
Bom dia meus parabéns por vocês esclarecer muitos assuntos sobre essa região estou em São Paulo e pretendo tirar meu visto para mim entrar lá espero que nesta área de soldador seja fácil conseguir um serviço vocês tem alguma opinião sobre essa área
Acácio d Vaz de Oliveira
Como faço pra me empregar na Guiana Francesa tenho experiência em construção carpintaria e sou marceneiro.
claudenir netto
portando a cidadania italiana preciso de visto
Eduardo ferreira Gomes da Silva
Queria saber como faco. para trabalhar na guiana francesa. sou porteiro e motorista e tambem pedreiro tenho 46 anos casado tenho dois filhos
Warleson
Sou Warleson tenho 23 e estou querendo trabalhar na Guiana Francesa. Tenho passaporte, CNH e muita vontade de trabalhar. trabalho de ajudante em construção civil pra cima. qualquer informação podem chamar no Whatsapp (+55)99-98122-5985.
Adonias f de souza
sou,Brasileiro nato,tenho 58 anos,gostaria de imigrar para a guiana francesa será que tenho chance de conseguir trabalho neste pais a minha profissão aqui no Brasil é eletricista?.
maria guaiana francesa
Com 58 anos, vc pode trabalhar no asilo, lá tem muito serviço.
Oricina lima
Como trabalha na Guiana como analista de crédito e cobrança
Jennifer
Gostaria de trabalhar, pois conheci uma pessoa maravilhosa que mora em Guiana inglesa, quero poder passar mais tempo com essa pessoa. Sou qualificada em carteira de trabalho como ajudante de cozinha,cozinheira e saladeira.
Reinaldo de Jesus Gomes
Sou Administrador, construtor, orçamentista, etc com vasta experiência, busco oportunidade de trabalho, do lado de cá está bastante difícil, se surgir alguma oportunidade, por favor me avisem que tomarei as providências legais, não tenho nenhuma dificuldade em morar fora do Brasil.
Jamer
Sou operador de maquinas pesadas quero saber quais as chances de conseguir um trabalho na guiana ?
Adison Moreira Romão
Sou supervisor de eletrica e gostaria de trabalhar nesta aria em Guina Francesa.
A sua avaliação:
levi delphino da silva
sou padeiro confeiteiro quero trabalhar na guiana
A sua avaliação:
levi delphino da silva
sou padeiro quero trabalhar na guiana como eu consigo uma vaga
A sua avaliação:
Raphael Carlos Cesar medeiros
É através de concursos para trabalhar na Guiana Francesa?
1 de 3
Como trabalhar na Guiana Francesa