Conseguir um bom trabalho

Como procurar emprego

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. Atualizado: 10 maio 2023
Como procurar emprego

Trabalho é algo muito importante na nossa vida, é o que garante o nosso sustento e faz com que possamos adquirir bens materiais, além de independência financeira. Porém, não é tão simples assim entrar (ou retornar) ao mercado e obter uma posição que pague o que deseja.

Existem muitas coisas que podem influenciar na hora de obter a melhor oportunidade, além de saber como fazer com que ela chegue até você. Aqui no umCOMO, vamos te mostrar como procurar emprego, além de dicas valiosas que vão fazer você se destacar e localizar a atividade que faz mais sentido para o seu perfil e futuro. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Índice

  1. Como encontrar um emprego: primeiros passos
  2. Currículo pronto, como achar um emprego?
  3. Como procurar emprego pela internet
  4. Como arranjar o emprego certo

Como encontrar um emprego: primeiros passos

Para começar sua busca de emprego você precisa criar seu currículo colocando todos os pontos relevantes: onde estudou, seu telefone para contato, a região que mora, que tipo de emprego está buscando, por quais empresas já passou e com o que já trabalhou, entre outras coisas.

Caso essa seja sua primeira oportunidade, não tenha medo, pois todos que já entraram no mercado de trabalho já passaram por isso. Coloque no currículo se já fez algum trabalho voluntário, cursos de informática, idiomas que fala, ou simplesmente algumas características e qualidades que podem ser importantes para desempenhar o trabalho, como por exemplo ser uma pessoa atenta aos detalhes.

Para te ajudar, você pode procurar na internet quais são as skills, isto é, habilidades em português, mais valorizadas no mercado de trabalho e identificar aquelas que você tem para explorar no seu CV.

Aqui, no umCOMO, temos várias dicas de como montar e melhorar o seu currículo, então é só dar uma procurada que falamos mais sobre o assunto, entre eles, temos um artigo sobre como fazer meu primeiro currículo que pode te ajudar.

Inclusive, montar um currículo criativo é uma dica muito valiosa na hora de achar um emprego, pois ajuda você a se destacar entre tantos outros que concorrem a uma oportunidade. Pode parecer algo bem simples, mas isso pode muito bem captar a atenção do empregador e garantir uma entrevista.

Currículo pronto, como achar um emprego?

Depois que tiver um currículo bem montado, está na hora de divulgá-lo por aí. Se possível, imprima cópias dele e comece a entregar em estabelecimentos e empresas que sejam do seu interesse trabalhar.

Caso queria trabalhar em empresas locais e de bairro, você pode simplesmente ir até elas e pedir para falar com a pessoa responsável, entregar um currículo e usar desse momento para "vender o seu peixe": apresente-se e fale sobre as suas habilidades.

Centros comerciais e shoppings centers também são ótimos locais para entregas currículo, já que concentram um grande número de lojas, o que aumenta suas chances de ser chamado por uma das empresas que ali estão.

Mas se prefere procurar seu emprego pela internet, não se preocupe, vamos falar sobre isso no tópico seguinte.

Como procurar emprego pela internet

Com o crescimento da internet, ficou muito mais fácil encontrar um emprego. Inclusive, é até mais fácil do que ficar levando currículos nos estabelecimentos.

No ambiente online, existem alguns sites que são locais próprios para te ajudar a localizar uma oportunidade. São diversos, com propostas distintas, sendo alguns pagos e outros não, mas vamos falar de dois aqui que são bem famosos e tendem a ser bem úteis para você: Linkedin e Glassdoor.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social profissional e uma das melhores plataformas para procurar trabalho. Lá, você consegue montar o seu currículo online, expor a sua experiencia, interagir com outras pessoas de maneira profissional e até ver vagas disponíveis.

Criar uma conta na plataforma é gratuito e muito recomendado, já que é possível que recrutadores vejam o seu perfil e te chamem para participar de processo seletivo, sem nem que você tenha que procurar por vagas, acredita?

Na plataforma, você também consegue usar o campo de “Vagas”, onde só precisa digitar o tipo de oportunidade que deseja, e pode até selecionar o local que pretende trabalhar buscando pelo nome das empresas, e o Linkedin vai mostrar uma lista contendo esses anúncios de trabalho.

Você pode mandar quantos currículos quiser, sem qualquer restrição. Mas, claro, atente-se a enviar para as vagas em que a sua experiência se encaixa.

Glassdoor

Com uma proposta até semelhante ao Linkedin, no Glassdoor é possível buscar vagas do seu interesse e sem pagar um centavo por isso. Use o filtro de vagas e digite o nome do cargo que deseja, que a plataforma fará o resto por você, criando uma lista com as oportunidades relacionadas.

O grande diferencial da plataforma é que você consegue ver uma média dos salários da empresa que deseja concorrer, além de comentários de funcionários atuais e antigos das companhias, para entender se de fato aquele lugar faz sentido para suas necessidades e se realmente é o que é passado para fora das paredes. Afinal, a qualidade de vida onde se trabalhar é muito importante.

Agora que você já sabe como arranjar um emprego, já pode iniciar as suas buscas! Boa sorte!

Como arranjar o emprego certo

Se você está buscando uma oportunidade específica, ou que seja diferente de tudo que você fez até agora, é muito importante se preparar antes de ir atrás dessa vaga. Afinal de contas, provavelmente vai concorrer com gente que já te até experiencia nessa área.

Mas não desamine, você mesmo pode começar a ganhar experiencia por conta própria. Se possível, faça cursos da área que deseja, isso ajuda muito a mostrar interesse, além de garantir conhecimentos vitais para o seu dia a dia na profissão.

Uma outra dica é pensar “porque eles me dariam um emprego?”, e reflita quais são seus pontos fortes e fracos, além de como melhora-los. Isso vai contribuir para criar uma lista de atividades para que possa trabalhar em cima e se preparar melhor quando a oportunidade desejada surgir em uma empresa.

E aí, conseguiu se guiar melhor sobre como encontrar um emprego? Aqui umCOMO, você tem esse tipo de dica e muito mais lendo nossos artigos. Se quiser ir se preparando para suas entrevistas, leia o nosso artigo sobre os tipos de entrevista de emprego.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como procurar emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências

§ Guia da carreira/Melhores sites de emprego/ Disponível em <hhttps://www.guiadacarreira.com.br/blog/os-melhores-sites-de-emprego> Acesso em 16 de Março de 2023.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como procurar emprego