Partilhar

Como imprimir um boleto bancário

Como imprimir um boleto bancário
Imagem: jogarbingo.com.br

Um dos meios de pagamento mais práticos e populares é o boleto bancário. Normalmente utilizado para pagamentos à vista, seu manuseio é simples e pode ser adotado até mesmo para negociações entre pessoas físicas. Com o crescimento do e-commerce, aumenta também a necessidade de familiarização com essa forma de pagamento – tanto para vendedores como para consumidores.

Numa linguagem simples e com informações úteis ao leitor, umComo.com.br ensina como imprimir um boleto bancário.

Também lhe pode interessar: Tarifas que o banco não pode cobrar
Passos a seguir:
1

Visualização de Boletos Web – os formatos de apresentação de boletos bancários mais comuns são HTML e PDF. Logo, para poder visualizar o boleto web, será imprescindível que o usuário tenha em seu PC um navegador que facilite a visualização do documento e/ou um leitor/editor de PDF.

2

Nas lojas virtuais, entre outros serviços da web que recebem pagamentos por boleto bancário, o consumidor pode escolher entre visualizar o boleto direto no site, salvar o PC, ou recebê-lo em seu e-mail. O ideal é que o boleto seja impresso pelo meio que melhor permita sua visualização e configuração pré-impressão, quando necessária.

3

É muito importante conferir os dados da pessoa ou entidade credora do boleto (beneficiário) – principalmente para documentos recebidos por e-mail – sob o risco de ser vítima de fraude, em que o pagamento será extraviado para outro recebedor. Para tanto, somente imprima os boletos de sites de sua confiança, ou que possuam certificação de segurança, garantindo a integridade da operação.

4

Também vale prestar atenção às informações de cobrança, tais como as instituições em que o pagamento poderá ser realizado – pode haver exclusividade para a instituição em que o boleto deve ser pago, bem como às datas de vencimento e validade do documento (que podem ser diferentes). Ainda em relação às informações de cobrança, o usuário deve atentar para eventuais multas por atraso ou juros de mora. Pode haver desconto para pagamento antecipado, como é o caso de muitos boletos de instituições de ensino superior.

5

As configurações para impressão podem variar de acordo com a entidade emitente do boleto, mas cabe algumas recomendações também nesse aspecto. Antes de imprimir o boleto, é necessário verificar se o código de barras está devidamente enquadrado na área de impressão. Caso contrário, será preciso alterar as margens, cabeçalhos e rodapé, de maneira que o código de barras seja visualizado juntamente com as informações de cobrança.

6

Para vendedores, a emissão de boletos bancários pode ser feita por meio de softwares específicos, ou ainda utilizar os sistemas de carteira digital, como PayPal e PagSeguro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como imprimir um boleto bancário, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Confira também os seus dados, no campo “Pagador”.

Escrever comentário sobre Como imprimir um boleto bancário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Samuel C. Perez
Muito boas suas dicas. Agora entendi o funcionamento do boleto bancário. Estou começando minha empresa e trabalharei com boletos. Encontrei um site no qual gera o boleto da segunda via coelba e está me facilitando a vida.
Editor umComo.com.br
Oi Samuel, que bom que as nossas foram úteis para você. Obrigada pela visita e continue nos acompanhando :)

Como imprimir um boleto bancário
Imagem: jogarbingo.com.br
Como imprimir um boleto bancário

Voltar ao topo da página