Negócios e Finanças

Como gerir a tesouraria de uma empresa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como gerir a tesouraria de uma empresa
Imagem: quiminet.com

A administração da tesouraria de uma empresa é uma tarefa que não pode ser descontrolada nem desorganizada. Uma bom gestão da tesouraria permitirá que a empresa seja viável economicamente e que siga uma dinâmica adequada na hora de tomar decisões, para evitar ou solucionar possíveis problemas de liquidez que possam acontecer durante o exercício empresarial. No seguinte artigo da umComo mostramos-lhe alguns aspectos básicos para gerir a tesouraria de uma empresa adequadamente.

Também lhe pode interessar: Como descobrir o CNPJ de uma empresa

Passos a seguir:

1

A gestão da tesouraria faz referência, especificamente, ao controle exaustivo dos pagamentos a provedores, às cobranças, à gestão com entidades financeiras e todas as ações e operações monetárias que estejam relacionadas com o fluxo de caixa de uma empresa.

2

Em termos gerais, existe uma série de fatores determinantes na tarefa de administrar e gerir a tesouraria de forma adequada. O primeiro deles é que toda empresa deve estar em dia com o fluxo de caixa, isto é, conhecer qual é sua liquidez a todo momento assim como o estados de suas contas bancárias, pagamentos e cobranças.

3

Estabelecer e fixar uma política de cobranças e pagamentos eficiente também é um ponto central. O ideal é escolher os instrumentos de cobrança e pagamento que melhor se adaptem a nós e a cada cliente ou provedor em particular.

4

Além disso, é necessário conhecer com exatidão as fontes de financiamento disponíveis, pois sabendo quais são suas características podemos adaptar a mecânica de trabalho a elas e satisfazer as nossas necessidades.

5

A negociação com entidades financeiras também possui um papel importante. Como empresários, temos a possibilidade de negociar tudo o que é relativo às operações bancárias (comissões, juros, prazos, etc.) em função dos nossos interesses.

6

Nas grandes empresas, a gestão da tesouraria está a cargo e sob a responsabilidade de um departamento de contabilidade especializado. No caso de pequenas e médias empresas e freelancers também é importante fazer uma boa administração de tesouraria, mesmo sem os conhecimentos oportunos, pois sempre podemos recorrer a uma alternativa muito prática que permite fazer isso com sucesso. Estamos falando dos serviços de contabilidade on-line, que proporcionam as ferramentas necessárias para poder controlar de forma pessoal e com muitas facilidades os assuntos contábeis, fiscais e trabalhistas do nosso negócio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como gerir a tesouraria de uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: quiminet.com
Como gerir a tesouraria de uma empresa