Partilhar

Como criar uma loja na internet

Por Sara Viega. Atualizado: 9 julho 2019
Como criar uma loja na internet
Imagem: akhbarona.com

A Internet não pára de crescer e cada vez mais as PMEs e grandes empresas criam portais on-line para expandir seus negócios e oferecer seus produtos também na rede. Para os experientes nesta área, abrir uma loja online pode tornar-se muito simples mas, para os empreendedores que decidem se lançar e criar uma loja na Internet sem nenhum tipo de experiência, são muitas as dúvidas que surgem. Por onde começo? Como consigo os produtos? Como vendo? Como envio aos clientes? Estas são algumas das muitas perguntas que costumam fazer as pessoas que decidem iniciar um projeto online. Por isso, neste artigo de umComo, contamos os pontos mais importantes para que você saiba como criar uma loja online.

Também lhe pode interessar: Como criar uma loja virtual no Facebook
Passos a seguir:
1

Antes de começar com os passos para criar uma loja na Internet, é importante que saiba que existem empresas que se dedicam exclusivamente à criação deste tipo de negócios. Elas encarregam-se de criar e gerenciar, segundo seus critérios e interesses, sua loja online.

Como em todos os projetos, o primeiro passo é sempre escolher o produto que queremos vender pela Internet. Esta é uma das tarefas às quais deverá dedicar mais tempo para escolher um bom produto, com bastante procura e rentável. Uma má ideia nos levará ao fracasso e perderemos todo o dinheiro investido. Consequentemente, procure lojas on-line de sucesso, analise os produtos que vendem e selecione o que se adequa mais às suas necessidades ou ache que possa ter mais sucesso.

2

Quando tiver selecionado o produto, é o momento de procurar as marcas que o fabricam e estudar uma por uma, para saber qual é a que mais lhe interessa. Provavelmente não será você quem vai fabricar o produto que vai vender, mas irá comprá-lo ao fabricante, por isso deve pesquisar sobre as empresas que o criam e escolher a ou as que mais lhe interessem. Deve ter em conta o design do produto, a qualidade de seus materiais, a utilidade e, claro, o preço.

O mais correto é escolher vários revendedores e ir um por um para negociar os preços e conhecer suas condições de compra. A comparação é fundamental para conseguir o melhor produto ao melhor preço. Os experientes recomendam vender mais de uma marca para proporcionar aos clientes variedade de produtos e ter mais sucesso.

3

Não se esqueça de delimitar o público a que se quer dirigir, pois isto determinará que se decida por um tipo de revendedor ou por outro. Neste sentido, é imprescindível realizar um estudo de mercado para analisar todos os públicos e escolher o que mais lhe convenha, observar e estudar a concorrência, os métodos de financiamento, marcar seus objetivos e fazer um orçamento estimado do investimento inicial. Esta parte é imprescindível para selecionar corretamente os fornecedores, os produtos e o modelo de negócio, portanto dedique-lhe tempo.

4

Quando tiver claro o produto que quer vender, feito o estudo de mercado, selecionado o público alvo e os fabricantes, é o momento de começar a dar forma ao seu projeto de loja. Para isso, delimite bem o modelo de negócio online que quer criar e escolha um bom nome. Este último ponto é bastante importante, deve ser atraente, cativante e que represente o conteúdo de sua loja.

5

Para vender pela Internet precisa selecionar a plataforma tecnológica que mais se adequa à sua ideia de negócio. Assim, se não tem os conhecimentos necessários, precisará de um fornecedor de serviços de Internet que crie a página e a plataforma para vender. Quando tiver o nome da loja, o layout da página e o logo são aspectos muito importante que deve cuidar com detalhe. Coloque-se no lugar do usuário e crie um portal de fácil acesso e navegação. Tem que ser visível, entendível, atraente e bem organizado. É importante que tenha em conta os métodos de posicionamento do site para garantir que sua página apareça quando os usuários procurem os produtos que vende. Se o design não é o seu forte, lembre-se que existem empresas que fazem isso por você.

6

Agora, deve escolher o método de pagamento que vai oferecer a seus clientes para comprar seus produtos. Para isso, coloque-se em contato com os fornecedores que oferecem estes serviços e escolha o que mais interesse a você. PayPal é um dos mais seguros e mais utilizado pelos usuários que compram na Internet, além de ser um serviço público que não requer números reais para contratá-lo, como um banco lhe pediria. Ainda assim, terá que selecionar a forma de envio, à qual a empresa fará chegar os produtos a seus clientes, despesas de envio por sua parte e por parte dos compradores, o tempo que demorarão a chegar às casas e a que lugares quer vender.

7

Como você vê sua loja online já vai ganhando forma, mas seguramente estará se perguntando: Como a promovo? Como faço que chegue às pessoas para vender na Internet? Para responder a estas perguntas é necessário realizar um plano de marketing on-line. Uma das melhores formas de promover sua loja é através das redes sociais, como o Twitter e Facebook, pois cada vez têm mais peso e os usuários as utilizam constantemente.

8

Agora que sabe o layout da página, o logo, os produtos, o método de pagamento e a forma da promover, falta-lhe calcular a viabilidade de sua loja online. Para isso, deve ter claro quanto dinheiro dispõe e quanto está disposto a investir. Terá que calcular quanto vai custar trazer os primeiros produtos e as possíveis vendas. Neste ponto, é necessário realizar um plano de financiamento e de tesouraria para saber as perdas e lucros e se seu projeto requererá de um financiamento externo.

9

Quando tiver todos os pontos anteriores bem alinhavados, a página esteja pronta e tiver os primeiros produtos, já pode lançar sua loja e esperar as primeiras vendas pela Internet. É sempre recomendável que vá a experientes e assessorias em lojas online durante todo este processo para que lhe aconselhem sobre qual é a melhor opção, e o que fazer em cada ponto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar uma loja na internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Tenha em conta que criar uma loja na Internet requer tempo e dedicação, de modo que não desespere se levar vários meses a fazê-lo.

Escrever comentário sobre Como criar uma loja na internet

O que lhe pareceu o artigo?

Como criar uma loja na internet
Imagem: akhbarona.com
Como criar uma loja na internet

Voltar ao topo da página