Partilhar

Como abrir uma loja

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como abrir uma loja

Hoje em dia, abrir uma loja é uma aventura e requer ter algum capital e alguns contatos, mas sobretudo muita confiança em si mesmo, energia e perseverança. Neste artigo de umComo.com.br queremos dar-lhe algumas dicas para o momento de abrir uma loja, como por exemplo documentação, burocracia, finanças, etc. Leia atentamente e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que tentaremos ajudá-lo para que possa realizar o projeto da sua vida, a loja dos seus sonhos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como abrir uma loja de informática
Passos a seguir:
1

Faça um plano de negócios. É importante que antes de começar todo o processo para abrir uma loja veja alguns números, para ver se o negócio é viável ou não. Recomendamos-lhe que os números se baseiem nos seguintes critérios:

  • Número de pessoas que passará em frente à loja
  • % de pessoas que entrará na loja
  • Valor médio do que as pessoas comprarão
  • Margem sobre as vendas
  • Custos da loja: pessoal, material, serviços, etc.

É recomendável que os negócios com poucas pessoas, sejam negócios com uma margem maior e negócios que tenham mais pessoas podem ter um pouco menos de margem, mas sempre acima de 15%.

2

O primeiro passo antes de abrir uma loja é ter uma ideia, algumas perguntas como: que concorrência é que tenho neste sector? Vender algo que as pessoas precisam cada vez mais todos os dias? Vai resolver um problema para as pessoas da cidade ou da aldeia onde vou abrir a loja? Esta ideia já funcionou noutros sítios? Todas estas questões irão ajudá-lo a decidir se a sua ideia irá criar valor acrescentado para as pessoas, se é apenas uma ideia para abrir um negócio ou se é apenas uma ilusão.

3

Valide a sua ideia. Pergunte a pessoas de confiança se a ideia que tem para abrir a loja é boa ou não. Pergunte também a pessoas que não tenha tanta confiança, pois os seus amigos poderão não ter coragem de tirar-lhe essa ilusão. Por fim, pode fazer um pequeno questionário a pessoas que passam pela rua.

4

Obter os papéis. A concessão de uma licença de abertura para qualquer negócio deveria demorar entre 15 dias a quatro meses, no entanto, na realidade, este processo estende-se entre seis meses a dois anos. A primeira coisa a fazer é ir à junta de freguesia ou ao município correspondente e falar com o técnico responsável. Outro erro comum é alugar um local que já foi arrendado anteriormente e por engano, acreditar que não tem de solicitar a licença de abertura, a junta de freguesia ou município irá exigir certas mudanças, porque o antigo proprietário não tinha tomado nenhuma medida.

5

Os custos de abertura de uma loja. Além do registro do nome da empresa, deverá solicitar a licença na câmara, que poderá levar algum tempo, no entanto o custo é relativamente baixo e por fim tornar-se-á trabalhador por conta própria, o custo da licença depende da sua localização. O valor da água e da luz irá depender do que gastar, de seguida, tem o IVA trimestral, que é a diferença do valor das compras e das vendas (com factura). Sobre o valor da renda do local, também terá de pagar um imposto, este valor dependerá da sua localização, e paga-se trimestralmente juntamente com o valor do IVA.

Outra opção é abrir uma sociedade, no entanto esta tem um custo muito superior.

6

O nome e o marketing. Para criar um negócio que funcione, é importante ter um bom nome e uma estratégia de marketing bem delineada. Quando tiver escolhido um nome, terá de proceder ao registro comercial deste, onde terá de apresentar uma lista com três opções de nomes. O custo deste registro irá depender da sua localização.

7

Salvar tanto quanto conseguir. O início de um negócio é sempre o mais complicado, e é por isso que deverá guardar o máximo de capital possível e investir o que conseguir para dar a conhecer a sua loja, a chave para o sucesso de uma loja, é conseguir rapidamente que o maior número de pessoas nos conheça. Existem formas de economizar dinheiro para abrir uma loja, por exemplo, podemos forrar prateleiras de madeira com um simples papel de embrulho e pendurá-las na parede, pode concorrer a concursos onde o prêmio é material para a loja.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma loja, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • A maioria dos problemas que surgem durante o processo da licença, podem ser resolvidos com dinheiro. Ou sacrificando parte da sua área destinada aos clientes. O grande conflito que pode ocorrer é que as mudanças necessárias envolvem perder muito espaço e originar a saída do espaço para outro local.

Escrever comentário sobre Como abrir uma loja

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
maria das graças assis
trabalho com tapetes ,colchas, redes, cortinas e varios outros produtos artesanais alguns feitos no tear
produtos de otima qualidade e beleza. Mudei para uma região onde não tem loja fisica com este tipo de produto. sai de Minas e vim para Tres Lagoas -MS e trouxe comigo algumas peças. Teve otima aceitação. Estou abrindo uma loja. Qual a melhor maneira de fazer esse projeto ter sucesso aqui.? Podem me dar algumas dicas.
Teresa agripina martins sarmento
Boa noite gostaria de saber quanto fica para abrir uma loja online?
A sua avaliação:
vanilda
Alo eu gostaria de saber o que seria nescesario para abrir uma loja de produtos importados. Nao tenho definicao de produtos, seria como novidades da moda, perfumes maquiagem, e varios outros. Mas gostaria de revender em casa, ou fazer um comodo onde minha irma mora. Eu mesma me encontro na Alemanha, e mandaria via Post pra minha irma revender. O que tenho que fazer e quasi seriam os impostos a pagar. Desde ja muito obrigado. Vanilda Baumann.
Joselito
Boa noite, gostaria de ter uma orientação em qual a porcentagem media de lucro que poderia colocar nos preços, separadamente, para uma assistência em celulares e tablets, como acessórios, e manutenção dos aparelhos?
vera
estou inaugurando uma loja, papelaria ,pefumaria e pesentes tudo junto no mesmo espaço .e a primeira na minha cidade estou com duvidas quanto a arrumaçao. e a inauguraçao essa loja e no centro da cidade.por favor me ajude com dicas.sou soçia com minha irma e o capital tambem nao e muito . estamos querendo inaugurar dia 30 05 2015.
Daiane
Olá Vera sua loja esta tendo venda? Como vc começou? gostaria de abrir uma pequena loja, queria ideias...
Betinalva
Olá , por favor eu queria saber como abrir uma loja de bolsas , acessórios e joias. Pois tenho interesse em abrir uma. Aguardo sua resposta obrigado.
Aaron
Pede um plano de negócios, clicando no link, leva a uma página que redirecion o leitor para a própria página de onde veio.
Evandro
bom dia, tenho interesse de abrir uma starbucks nos EUA , sendo Brasilerio, isto é possivel. Agradeço antecipadamente pelas informações.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Evandro, nesse link pode ver informações sobre como abrir uma franquia Starbucks: http://negocios.umcomo.com.br/articulo/como-abrir-uma-franquia-starbucks-2361.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Carla Teixeiira
Bom dia.. Este artigo foi me útil porque penso posteriormente em abrir uma loja, mas inicialmente, por falta de capital, queria começar a vender sem loja (por internet, em casa ou em sítios conhecidos), gostaria de saber se isso é possível/legal e quais os procedimentos para o fazer a nível de legislação e finanças. O negócio que quero fazer é venda de calçado. Agradecia uma resposta.. Obrigada pela atenção!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Carla, você pode sim vender pela internet, criando uma loja online. Poderá encontrar várias dicas para abrir a sua loja online aqui: http://negocios.umcomo.com.br/articulo/como-criar-uma-loja-na-internet-11359.html Quanto a legislação e finanças, terá de se informar, pois por enquanto não temos nada a esse respeito. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)

Como abrir uma loja
Como abrir uma loja

Voltar ao topo da página