Lojas de alimentação

Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes

Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes

Abrir uma frutaria, hoje em dia é uma aventura que requer ter um pouco de capital, alguns contatos mas sobretudo muita confiança em si mesmo, energia e perseverança. Neste artigo de umComo.com.br queremos dar-lhe algumas dicas para a hora de criar uma frutaria, desde a documentação, burocracia, finanças, fornecedores de fruta, processos de conservação da fruta, devolução, etc. Leia atentamente e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e se conseguirmos ajudamo-o para que possa abrir o projeto da sua vida, uma loja de frutas e legumes.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma loja
Passos a seguir:
1

Um dos aspectos chave ao abrir uma loja de frutas e legumes é a contratação de funcionários, pois a atenção ao cliente é bastante individualizada e por isso ter uma pessoa amável e atenciosa pode fazer com que os cliente voltem para comprar.

Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes - Passo 1
Imagem: 360graus.terra.com.br
2

Se pretende abrir uma loja de frutas e legumes, uma das coisas mais importantes é a localização, deve procurar uma rua bastante movimentada, se possível para pedestres. Uma localização bastante boa para este tipo de lojas são os mercados municipais ou perto de açougueiros, uma vez que o público-alvo é geralmente o mesmo.

3

O perfil do empreendedor que monta o negócio de uma frutaria. Uma das maiores vantagens para montar uma loja de fruta é que não apresenta muitas dificuldades para levar a cabo, uma vez que não requer experiência prévia nem formação, se bem que é conveniente conhecer com se trabalha no sector. Será ideal para pessoas empreendedoras e que estejam dispostas a adquirir conhecimentos sobre os artigos e o funcionamento do negócio.

4

No que diz respeito às margens de um negócio de frutaria, a primeira coisa a considerar é que os produtos são vendidos a preços diferentes e alguns deles perdem valor ou são considerados perda total. Assim, a margem bruta no preço de compra estimado pela indústria para uma pequena empresa que vende frutas e legumes oscila entre os 30 e os 40%, sobre o preço de compra terá de descontar os desperdícios, que rondam os 5-10% da mercadoria comprada.

Para este estudo foram consideradas, tendo em conta os resíduos possíveis, uma margem bruta de 28% sobre as vendas equivalente a uma margem de 38,9% sobre as compras.

5

O sector das frutarias é um dos maiores subsetores do sector da alimentação, a frutaria é o estabelecimento mais estável na venda dos seus produtos. Além disso, enquanto as vendas em produtos como os lacticínios, alimentos embalados, etc, cresceram nas grandes superfícies, as frutas e legumes continuam a ser compradas principalmente nas frutarias tradicionais. Isto acontece porque a maioria dos consumidores associam mais frescura e qualidade das frutas e legumes que se vendem em frutarias do que as vendidas em supermercados e hipermercados, mas a maioria das compras feitas nas grandes superfícies têm, maioritariamente uma periodicidade de 15 dias ou um mês. A procura deste tipo de produtos vem principalmente do ambiente imediato da sua localização. Assim, os clientes são as famílias que vivem em zonas urbanas ou pessoas que passam frequentemente por essa zona. Por estas razões recomendamos que abra uma frutaria em zonas de grande afluência e muita população.

Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes - Passo 5
Imagem: br.freepik.com
6

A chave para o sucesso de uma frutaria é oferecer sempre produtos frescos de qualidade e preços competitivos e, sobretudo, um tratamento de excelência.

Para conseguir uma oferta de qualidade, é fundamental conhecer os gostos dos clientes e ir adaptando progressivamente a variedade de produtos às necessidades dos clientes. Por exemplo, atualmente há empresas que estão a expandir a sua oferta para produtos exóticos e orgânicos, enquanto que outras estão a introduzir a venda através da internet.

Uma boa maneira de conhecer que produtos gostam os clientes e de tornar os clientes conscientes dos nossos produtos é dar-lhes a provar. Para isso, pode fazer degustações de novos produtos que pretenda incorporar na oferta da frutaria ou produtos sazonais.

Também é fundamental diferenciar-se da sua concorrência, mediante serviços que acrescentem valor para os clientes. Por exemplo, pode permitir que o cliente faça a sua encomenda por telefone, e se este não tiver disponibilidade para se deslocar ao supermercado, se pode fazer a entrega a domicílio.

7

A estratégia de preços de uma frutaria é desenvolvida neste projeto e deve basear-se em oferecer um produto de qualidade a preços competitivos. Portanto, o preço vai ser orientado com base em preços competitivos, tendo em conta que haverá determinados artigos que terá de vender a preços agressivos, especialmente no início, para tentar atrair o cliente e testar o produto.

8

Os custos e os passos a ter em conta para abrir uma frutaria são os seguintes:

  • Aluguer ou compra do local
  • Acondicionamento do local: sinais exteriores, estantes, etc. Isto pode rondar cerca de $30.000 reais
  • Câmara frigorífica, cerca de $15.000 reais
  • Primeira compra de frutas e verduras: $6.000 reais
  • Escolha da forma jurídica (sociedade anônima, sociedade por quotas, etc.) valores aplicáveis mediante o seu país.

Como pode observar, abrir uma frutaria, sem contar com a compra/aluguer do local, pode custar cerca de $50.000 reais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
jose eugenio silva
sou aposentado e preciso de uma renda extra moro na no município de ananideua -pa este artigo foi bom para esclarecer o meu projeto mesmo e abrir uma frutaria e legumes como vcs podem me ajudar neste sentido atrvfs de revistas
Valmir Costa Crvalho
Sou aposentado e preciso de uma pequena renda extra. Moro em uma cidade do interior da Bahia com um população estimada em 50.000 habitantes. Este artigo foi bastante esclarecedor, porem, gostaria de saber qual dos tres projetos que tenho em mente devo optar. 1º Hortifruti, 2º Frutaria e 3º Queijos e laticinios. Grato pelaatenção
A sua avaliação:
Everton Silva
Olá gostaria de abrir um Hortifrúti,eu tenho um local de fácil de acesso na,rua tem açougue,mercado,caixa lotérica,farmácia e padaria,jornaleiro e barbeiro.
tenho cerca de 10,000 mil estou querendo me torna micro empreendedor. gostaria de saber se pra começar é o suficiente.
A sua avaliação:
VALERIA
Gostaria de ajuda para abrir uma hortti futti com pouco dinheiro..
FLAVIANO LUIZ COSTA
Estou interessado na abertura de uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes. Preciso de informações que envolvam instalações, documentação, manejo dos produtos, mercado e etc. a fim de elaborar o plano de negócio e, por fim, fazer a sua viabilização.
simone fonseca
ola.... moro em uma cidade pequena, se eu abrir uma frutaria eu faria a compra em outra cidade,sera se eu terei prejuízos com essa distancia ?
Neurison Ramalho
Me chamo Neurison, tenho um fruteira à um mês porem ainda estou trocando mueda, ainda não tive um lucro e perco muitas frutas e legume devido o local ser quente algumas coisas estou consevando na geladeira pois no frizer queimou e congelou, gostaria de saber como posso ver minha margem de perca, e ver meu lucro. desde ja obrigado.
Fernando
Eu sou Fernando trabalho cm frutas desde os 12 anos tenho uma lojinha de frutas e também vendo no carro de carroceria mas não to tendo imagem de lucro bem pouca e não to fazendo contabilidada quero qvc mi ajude como ganhar dinheiro frutaria e administrar ele como faço e não tenho câmara fria perco muita fruta ,e o carro sai anuciano olha o carro da fruta passando em sua rua olha o carro das frutas
Gabriel Adriano Basílio
Oi não tenho uma frutaria mais tenho uma Kombi que. Vendo fruta tipo uma mi e frutaria móvel gostaria de dicas para esse ramo também de fruta e legumes em carros e utilitários deis de já agradeço mais gostei de mais dessas frutarias gostaria de no as idéias para espaço na Kombi
ANICETO SANTOS
gostei de tudo que me foi informado nesse artigo, eu já mexo com esses produtos, mas não sou proprietário. tenho muita vontade de abrir minha própria loja.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aniceto, que bom que as informações foram do seu agrado! Espero que você consiga abrir a sua loja ;)
Elisabete Maria Gomes amorim
Ola eu gostaria muito ter o meu negocio uma frutaria era boa ideia porque insistem poucas eu ganho um salario 505€ trabalho 6 30h por dia e queria dar um rumo amlnha vida o problema e que não tenho dinheiro para metade o que faço? Aguardo resposta e espero que me ajudem obrigada
grazy
Oi Elizabete abri uma frutaria a pouco tempo mas ja estou obtendo um ótimo lucro nao usei muito dinheiro nao paguei meu prineiro alugueu comprei a madeira para meu marido fazer as bancas e paguei as faxadas comprei de tudo mas só um pouco de cada pra nao ter percas mas agora ja estou estabilizando e recomendo tenha um ótimo atendimento com seus clientes façaos virarem seus amigos assim eles mesmos fazem o trabalho de divulgaçao alembre-se atendimento e dedicaçao e amor no q vc faz e o te faz crescer espero te ajudar com a minha experiência. Deus abençoe seu negócio.
igor caldas
Boa tarde moro numa região que cresceu muito com a evolução imobiliária, cercada de grandes condomínios de médios e grande porte classes média A B mas com existências de alguns cerealistas e walmart por perto será que poderia mesmo assim arriscar abrindo uma frutaria?
ana vaz
boa tarde,pergunto como posso abrir uma frutaria,que passos tenho de dar para montar a loja,obrigada
sandra tavares.
oi me chamo Sandra tenho um salão mas sempre estou passando muito mal estou pensando se poderia trocar de função porque eu tenho um espaço muito bom em minha casa e se meu esposo concorda eu gostaria hoje estou pensando porque eu tenho dois filhos e gostaria que eles trabalhasse comigo para ir aprendendo estou pensando que minha família poderia trabalha todos juntos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, se você reúne as condições necessárias, acho que seria muito bom criar um negócio de família. Fale com a sua família e veja se todos concordam com a ideia!
Isabel
Bom dia! Gostaria de abrir uma fruta ria em um bairro novo, ainda sem comércio, o que você acha?
Andrey Figueiredo
Os conselhos que me foram repassados foi de grande importância, pois quero montar meu próprio negócio e me foge as idéias. Sou acadêmico do curso de Tecnologia de Alimentos e gostaria de abrir uma loja de frutas e leguminosas. Obrigado pelas informações. At. Andrey Figueiredo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andrey, que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Vanilsa Maria ferre
Quero abrir uma frustaria já sou do ramo de hortifrut quero saber sobre documentações sobre o ponto locado pode ser qualquer ponto?e quanto a fiscalização?sobre as regras para aumentar depois na panificação incluir na loja café açougue pode me ajudar?
Guy chissupa
quero abrir uma loja de fruta e legumes por isto procuro ajuda extra
silvio lourenco souto
quero abri uma comercio de frutas e verduras preciso de ajuda
telma da silva
frequento o ceasa a quatro anos achei interessante......a materia tenho um capital e estou estudando seriamente abrir uma frutaria....obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Telma, ainda bem que o conteúdo foi útil para você :) Boa sorte com esse projeto!
Imagem: 360graus.terra.com.br
Imagem: br.freepik.com
1 de 3
Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes