Como abrir uma frutaria ou uma loja de frutas e legumes
Abrir uma frutaria, hoje em dia é uma aventura que requer ter um pouco de capital, alguns contatos mas sobretudo muita confiança em si mesmo, energia e perseverança. Neste artigo de umComo.com.br queremos dar-lhe algumas dicas para a hora de criar uma frutaria, desde a documentação, burocracia, finanças, fornecedores de fruta, processos de conservação da fruta, devolução, etc. Leia atentamente e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e se conseguirmos ajudamo-o para que possa abrir o projeto da sua vida, uma loja de frutas e legumes.
Passos a seguir:
Um dos aspectos chave ao abrir uma loja de frutas e legumes é a contratação de funcionários, pois a atenção ao cliente é bastante individualizada e por isso ter uma pessoa amável e atenciosa pode fazer com que os cliente voltem para comprar.
Se pretende abrir uma loja de frutas e legumes, uma das coisas mais importantes é a localização, deve procurar uma rua bastante movimentada, se possível para pedestres. Uma localização bastante boa para este tipo de lojas são os mercados municipais ou perto de açougueiros, uma vez que o público-alvo é geralmente o mesmo.
O perfil do empreendedor que monta o negócio de uma frutaria. Uma das maiores vantagens para montar uma loja de fruta é que não apresenta muitas dificuldades para levar a cabo, uma vez que não requer experiência prévia nem formação, se bem que é conveniente conhecer com se trabalha no sector. Será ideal para pessoas empreendedoras e que estejam dispostas a adquirir conhecimentos sobre os artigos e o funcionamento do negócio.
No que diz respeito às margens de um negócio de frutaria, a primeira coisa a considerar é que os produtos são vendidos a preços diferentes e alguns deles perdem valor ou são considerados perda total. Assim, a margem bruta no preço de compra estimado pela indústria para uma pequena empresa que vende frutas e legumes oscila entre os 30 e os 40%, sobre o preço de compra terá de descontar os desperdícios, que rondam os 5-10% da mercadoria comprada.
Para este estudo foram consideradas, tendo em conta os resíduos possíveis, uma margem bruta de 28% sobre as vendas equivalente a uma margem de 38,9% sobre as compras.
O sector das frutarias é um dos maiores subsetores do sector da alimentação, a frutaria é o estabelecimento mais estável na venda dos seus produtos. Além disso, enquanto as vendas em produtos como os lacticínios, alimentos embalados, etc, cresceram nas grandes superfícies, as frutas e legumes continuam a ser compradas principalmente nas frutarias tradicionais. Isto acontece porque a maioria dos consumidores associam mais frescura e qualidade das frutas e legumes que se vendem em frutarias do que as vendidas em supermercados e hipermercados, mas a maioria das compras feitas nas grandes superfícies têm, maioritariamente uma periodicidade de 15 dias ou um mês. A procura deste tipo de produtos vem principalmente do ambiente imediato da sua localização. Assim, os clientes são as famílias que vivem em zonas urbanas ou pessoas que passam frequentemente por essa zona. Por estas razões recomendamos que abra uma frutaria em zonas de grande afluência e muita população.
A chave para o sucesso de uma frutaria é oferecer sempre produtos frescos de qualidade e preços competitivos e, sobretudo, um tratamento de excelência.
Para conseguir uma oferta de qualidade, é fundamental conhecer os gostos dos clientes e ir adaptando progressivamente a variedade de produtos às necessidades dos clientes. Por exemplo, atualmente há empresas que estão a expandir a sua oferta para produtos exóticos e orgânicos, enquanto que outras estão a introduzir a venda através da internet.
Uma boa maneira de conhecer que produtos gostam os clientes e de tornar os clientes conscientes dos nossos produtos é dar-lhes a provar. Para isso, pode fazer degustações de novos produtos que pretenda incorporar na oferta da frutaria ou produtos sazonais.
Também é fundamental diferenciar-se da sua concorrência, mediante serviços que acrescentem valor para os clientes. Por exemplo, pode permitir que o cliente faça a sua encomenda por telefone, e se este não tiver disponibilidade para se deslocar ao supermercado, se pode fazer a entrega a domicílio.
A estratégia de preços de uma frutaria é desenvolvida neste projeto e deve basear-se em oferecer um produto de qualidade a preços competitivos. Portanto, o preço vai ser orientado com base em preços competitivos, tendo em conta que haverá determinados artigos que terá de vender a preços agressivos, especialmente no início, para tentar atrair o cliente e testar o produto.
Os custos e os passos a ter em conta para abrir uma frutaria são os seguintes:
- Aluguer ou compra do local
- Acondicionamento do local: sinais exteriores, estantes, etc. Isto pode rondar cerca de $30.000 reais
- Câmara frigorífica, cerca de $15.000 reais
- Primeira compra de frutas e verduras: $6.000 reais
- Escolha da forma jurídica (sociedade anônima, sociedade por quotas, etc.) valores aplicáveis mediante o seu país.
Como pode observar, abrir uma frutaria, sem contar com a compra/aluguer do local, pode custar cerca de $50.000 reais.
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