Partilhar

Como abrir uma galeria de arte

 
Por Paula Cassandra. 20 janeiro 2017
Como abrir uma galeria de arte

Hoje em dia, o surgimento de galerias de arte independentes têm se tornado comum. Essa é uma forma tanto de promover novos talentos, muitas vezes com pouco espaço em lugares mais tradicionais de arte, quanto aproximar mais a população da arte visual, apreciada ainda por um limitado número de pessoas. Além de expor obras de arte, esses novos espaços que estão surgindo reúnem atividades como cursos e palestras, bem como loja de souvenires e café, para atrair mais público. Mas afinal, como abrir uma galeria de arte? Confira as informações e dicas que o umCOMO reuniu sobre o assunto e saiba o que é preciso para dar os primeiros passos.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma lotérica
Passos a seguir:
1

Mesmo que a galeria de arte deseje ser aberta por um grupo de pessoas que não tem como objetivo primeiro a geração de lucro, assim como qualquer negócio, ela é uma empresa, a não ser que exista uma pessoa disposta a arcar com todos os custos que a abertura desse tipo de espaço vai gerar. No entanto, se no local forem comercializadas as obras de arte é importante que se constitua como uma empresa, contendo CNPJ e os demais documentos necessários. Atualmente, esse tipo de negócio pode se enquadrar, inclusive, no Simples Nacional, um regime tributário simplificado para empresas com uma receita anual limitada.

Como abrir uma galeria de arte - Passo 1
2

De qualquer forma, assim como outros empreendimentos, para abrir uma galeria de arte é importante fazer um plano de negócios em um primeiro momento, que consiste em colocar todas as informações no papel. Para o plano de negócios é preciso definir o tipo de galeria de arte que se deseja criar, quais os tipos de exposições vai receber, se vai seguir um estilo artístico ou se qualquer artista poderá apresentar o seu trabalho. Com isso, se define o público alvo, sendo que nesse caso há dois tipos, o artista que vai expor e o cliente que vai adquirir as obras. Portanto, depois de determinar o tipo de arte que será exposta na galeria, consequentemente, se determina o público alvo.

3

Com essas informações definidas, o próximo passo é avaliar em que lugar instalar a galeria. Em geral, recomenda-se que ela esteja situada em ruas movimentadas e em bairros centrais, onde existe grande fluxo de pessoas e também seja de fácil acesso. É indicado, ainda, estabelecer a galeria em uma região da cidade onde existam outros estabelecimentos comerciais associados à galeria, como museus, por exemplo, pensando que as pessoas que vão visitar o museu próximo estão mais propícias a ir a sua galeria. A região escolhida pode ainda ter shoppings, restaurantes e bares, de preferência, que atendam a consumidores que se encaixem no público alvo da sua galeria.

4

Para abrir a galeria é necessário ainda pensar em como será o seu espaço físico, o que será melhor definido quando o imóvel para a instalação for escolhido. O ideal é que o lugar possua longas paredes para exibir os quadros, mas também espaço entre elas para esculturas e instalações. Quem está começando não precisa de um espaço muito amplo, ainda mais se o capital inicial for reduzido. É importante pensar também em maneiras de manter a segurança da arte exposta e nos materiais que ajudem a sua exibição, inclusive, no que diz respeito às esculturas. Outro ponto importante é a iluminação do imóvel, podendo haver a necessidade de instalar novas luzes para destacar os objetos expostos.

Como abrir uma galeria de arte - Passo 4
5

Para tornar viável a abertura de uma galeria de arte, você pode firmar parcerias com outros empreendedores, assim, o local pode contar com café, loja de conveniência e de souvenir, além de funcionar como uma galeria multiuso, onde sejam realizados eventos, como artísticos, cursos e palestras. Conforme as atividades que serão realizadas na galeria o local pode exigir um maior ou menor número de funcionários. No início, recomenda-se que haja uma programação mais enxuta, para não “dar o passo maior que a perna” como se costuma dizer. Por isso, em princípio a equipe pode ser menor. De qualquer forma, é importante que haja um horário de funcionamento fixo para que as pessoas possam visitar a sua galeria.

6

Quando um artista apresentar a sua obra na galeria, é importante que haja um documento que detalhe todas as informações a respeito da parceria, como o período que a mostra vai permanecer em exibição, se o artista vai estar presente para conversar com o público, quando e como será a inauguração, se ele vai promover uma palestra ou curso, etc. Também é essencial que seja estabelecido se o artista vai pagar um aluguel para expor o seu trabalho. Se a ideia é promover os novos talentos, ele poderá não ter como pagar, nesse caso, pode ser definida uma porcentagem sobre cada venda que será destinada para a galeria. Já que se trata de um negócio, é preciso que ele gere lucro e, por isso, os eventos podem ser pagos também. Porém, se a ideia é promover a inclusão social no mundo artístico é possível promover eventos gratuitos ou com baixo custo. Essa deve ser a sua estratégia de negócio.

Como abrir uma galeria de arte - Passo 6
7

Por fim, é preciso fazer o plano de marketing, determinando quais as ações que serão executadas. Para que as pessoas se interessem em conhecer a sua galeria elas devem saber da sua existência, da sua programação, etc. Um site na internet e a divulgação nas redes sociais é o básico para divulgar o seu empreendimento, mas é possível ainda apostar em um marketing mais direto, convidando grupos de interesse a fazerem uma visita guiada pelo local. Conforme o tipo de exposição podem ser os alunos do ensino fundamental ou do médio ou alunos universitários de cursos ligados às artes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma galeria de arte, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como abrir uma galeria de arte

O que lhe pareceu o artigo?

Como abrir uma galeria de arte
1 de 4
Como abrir uma galeria de arte

Voltar ao topo da página