Como abrir uma galeria de arte

Como abrir uma galeria de arte

Hoje em dia, o surgimento de galerias de arte independentes têm se tornado comum. Essa é uma forma tanto de promover novos talentos, muitas vezes com pouco espaço em lugares mais tradicionais de arte, quanto aproximar mais a população da arte visual, apreciada ainda por um limitado número de pessoas. Além de expor obras de arte, esses novos espaços que estão surgindo reúnem atividades como cursos e palestras, bem como loja de souvenires e café, para atrair mais público. Mas afinal, como abrir uma galeria de arte? Confira as informações e dicas que o umCOMO reuniu sobre o assunto e saiba o que é preciso para dar os primeiros passos.

Passos a seguir:
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Mesmo que a galeria de arte deseje ser aberta por um grupo de pessoas que não tem como objetivo primeiro a geração de lucro, assim como qualquer negócio, ela é uma empresa, a não ser que exista uma pessoa disposta a arcar com todos os custos que a abertura desse tipo de espaço vai gerar. No entanto, se no local forem comercializadas as obras de arte é importante que se constitua como uma empresa, contendo CNPJ e os demais documentos necessários. Atualmente, esse tipo de negócio pode se enquadrar, inclusive, no Simples Nacional, um regime tributário simplificado para empresas com uma receita anual limitada.

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De qualquer forma, assim como outros empreendimentos, para abrir uma galeria de arte é importante fazer um plano de negócios em um primeiro momento, que consiste em colocar todas as informações no papel. Para o plano de negócios é preciso definir o tipo de galeria de arte que se deseja criar, quais os tipos de exposições vai receber, se vai seguir um estilo artístico ou se qualquer artista poderá apresentar o seu trabalho. Com isso, se define o público alvo, sendo que nesse caso há dois tipos, o artista que vai expor e o cliente que vai adquirir as obras. Portanto, depois de determinar o tipo de arte que será exposta na galeria, consequentemente, se determina o público alvo.

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Com essas informações definidas, o próximo passo é avaliar em que lugar instalar a galeria. Em geral, recomenda-se que ela esteja situada em ruas movimentadas e em bairros centrais, onde existe grande fluxo de pessoas e também seja de fácil acesso. É indicado, ainda, estabelecer a galeria em uma região da cidade onde existam outros estabelecimentos comerciais associados à galeria, como museus, por exemplo, pensando que as pessoas que vão visitar o museu próximo estão mais propícias a ir a sua galeria. A região escolhida pode ainda ter shoppings, restaurantes e bares, de preferência, que atendam a consumidores que se encaixem no público alvo da sua galeria.

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Para abrir a galeria é necessário ainda pensar em como será o seu espaço físico, o que será melhor definido quando o imóvel para a instalação for escolhido. O ideal é que o lugar possua longas paredes para exibir os quadros, mas também espaço entre elas para esculturas e instalações. Quem está começando não precisa de um espaço muito amplo, ainda mais se o capital inicial for reduzido. É importante pensar também em maneiras de manter a segurança da arte exposta e nos materiais que ajudem a sua exibição, inclusive, no que diz respeito às esculturas. Outro ponto importante é a iluminação do imóvel, podendo haver a necessidade de instalar novas luzes para destacar os objetos expostos.

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Para tornar viável a abertura de uma galeria de arte, você pode firmar parcerias com outros empreendedores, assim, o local pode contar com café, loja de conveniência e de souvenir, além de funcionar como uma galeria multiuso, onde sejam realizados eventos, como artísticos, cursos e palestras. Conforme as atividades que serão realizadas na galeria o local pode exigir um maior ou menor número de funcionários. No início, recomenda-se que haja uma programação mais enxuta, para não “dar o passo maior que a perna” como se costuma dizer. Por isso, em princípio a equipe pode ser menor. De qualquer forma, é importante que haja um horário de funcionamento fixo para que as pessoas possam visitar a sua galeria.

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Quando um artista apresentar a sua obra na galeria, é importante que haja um documento que detalhe todas as informações a respeito da parceria, como o período que a mostra vai permanecer em exibição, se o artista vai estar presente para conversar com o público, quando e como será a inauguração, se ele vai promover uma palestra ou curso, etc. Também é essencial que seja estabelecido se o artista vai pagar um aluguel para expor o seu trabalho. Se a ideia é promover os novos talentos, ele poderá não ter como pagar, nesse caso, pode ser definida uma porcentagem sobre cada venda que será destinada para a galeria. Já que se trata de um negócio, é preciso que ele gere lucro e, por isso, os eventos podem ser pagos também. Porém, se a ideia é promover a inclusão social no mundo artístico é possível promover eventos gratuitos ou com baixo custo. Essa deve ser a sua estratégia de negócio.

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Por fim, é preciso fazer o plano de marketing, determinando quais as ações que serão executadas. Para que as pessoas se interessem em conhecer a sua galeria elas devem saber da sua existência, da sua programação, etc. Um site na internet e a divulgação nas redes sociais é o básico para divulgar o seu empreendimento, mas é possível ainda apostar em um marketing mais direto, convidando grupos de interesse a fazerem uma visita guiada pelo local. Conforme o tipo de exposição podem ser os alunos do ensino fundamental ou do médio ou alunos universitários de cursos ligados às artes.

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