Outros Abrir uma loja

Como abrir uma franquia Outback no Brasil

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 21 dezembro 2020
Como abrir uma franquia Outback no Brasil

Inaugurado no Brasil no final da década de 90 e hoje presente em mais de 20 cidades por todo o país, o Outback é um restaurante focado em carnes e cortes australianos, apesar de ser uma empresa estadunidense. Embora as pessoas achem que a cadeia de restaurantes Outback Steakhouse funcione no sistema de franquias, já que a marca estadunidense está em várias cidades brasileiras, na verdade a rede funciona com o conceito de sócio-proprietário, portanto não é uma franquia. Para saber como abrir uma franquia Outback no Brasil confira as informações que o umCOMO tem a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma franquia Starbucks

Índice

  1. Franquia do Outback - informações preliminares
  2. Quanto custa uma franquia do Outback
  3. Franquia Outback - como se tornar um sócio-proprietário mais rápido
  4. Franquias parecidas com Outback

Franquia do Outback - informações preliminares

A marca de restaurantes Outback pertence à empresa Bloomin’ Brands, uma das maiores do setor no mundo, com mais de 1.500 unidades. Já o Outback, que conta com a proposta de ser um restaurante informal em estilo australiano, inclusive, remetendo ao interior do país, é uma marca estadunidense com 800 restaurantes nos Estados Unidos. A marca começou as suas operações em 1988 e, hoje, já possui mais de 120 restaurantes em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

Aqui, são mais de 50 unidades do Outback, situadas em algumas capitais brasileiras e em demais grandes centros urbanos espalhados pelo país. E são nas grandes capitais do Brasil e nas cidades de médio porte que a marca deseja manter e expandir as suas operações. Por isso, quem deseja abrir uma franquia Outback no Brasil deve ter isso em mente. O eixo Rio-São Paulo é a região onde a rede possui mais interesse em operar, mas outras capitais e cidades com potencial também são boas candidatas.

No entanto, o sistema da rede não funciona por meio de franquias e, assim, todas as unidades pertencem à própria companhia. Desse modo, quem quer gerenciar um dos seus restaurantes deve se tornar um sócio-proprietário do Outback no Brasil. Para tanto, é preciso ser um profissional com espírito empreendedor e muito responsável e dedicado, uma vez que ele deve se comprometer com o negócio em tempo integral.

Essas características também se aplicam a quem deseja ser dono de um Starbucks. Confira nosso artigo sobre Como abrir uma franquia Starbucks para saber mais.

Quanto custa uma franquia do Outback

Qual é o preço da franquia Outback? Como dissemos, não se trata de uma franquia, e para abrir um restaurante da cadeia Outback é preciso se tornar um sócio-proprietário.

Antes de conhecer os passos para se candidatar à função de sócio-proprietário, entretanto, é importante saber que a rede escolhe apenas profissionais com ampla experiência na gestão de restaurantes e serviço ao cliente.

Não há dados explícitos do Outback sobre seu processo seletivo, porém algumas fontes[1] sugerem que seja mais ou menos desse modo:

  • Cadastre seu currículo no site de oportunidades do Outback;
  • Uma equipe interna da rede avalia o seu perfil e, se considerar que você está apto, faz um contato posterior;
  • No entanto, por se tratar de um sistema de sócio-proprietário, é preciso saber que o empreendedor deve investir no empreendimento e, para tanto, contar com um capital inicial, o que seria uma espécie de "franquia Outback - valor", de cerca de R$ 60 mil. Com isso, o sócio-proprietário recebe o restaurante pronto para iniciar as suas operações;
  • Quanto à sua remuneração, ele recebe um pró-labore fixo, que gira em torno dos R$ 10 mil, e mais uma porcentagem dos lucros, que é de aproximadamente 8%.

É importando salientar que para chegar a esse ponto o candidato deve passar por uma série de testes até que seja comprovada a sua competência para assumir o negócio. Além disso, o contrato do sócio operador com a companhia é de apenas cinco anos, o qual pode ser renovado se a unidade se mostrar lucrativa e próspera.

Algo bem interessante é que o sócio-proprietário tem seu nome gravado em uma placa na entrada do restaurante que administra. Bem legal, não?

Caso você não seja admitido no processo seletivo do Outback, confira nossas dicas sobre Como abrir um restaurante e seja dono do seu próprio negócio. Mas quanto custa abrir um restaurante? De acordo com o SEBRAE[3], o máximo que você deve gastar para abrir o restaurante não pode ultrapassar o lucro previsto, observando a regra de que o lucro líquido deve ser superior a 4% do capital inicial.

Franquia Outback - como se tornar um sócio-proprietário mais rápido

Uma coisa que ninguém te conta sobre se tornar um sócio-proprietário e ter seu próprio restaurante do Outback é que a empresa privilegia dar a licença de uso a quem já trabalha com eles. Gerentes, garçons, cozinheiros... segundo o jornal Correio do Povo[2], 85% dos sócios-proprietários dos restaurantes em operação no país já eram funcionários da casa e receberam o convite para administrá-la.

Ou seja, se você realmente sonha em se tornar dono de um restaurante Outback um dia, comece se candidatando para alguma das vagas em aberto. As chances são muito maiores!

Franquias parecidas com Outback

O Outback tem a proposta de ser um ambiente descolado com uma boa comida. Esse é o caso das seguintes franquias que foram consideradas as melhores para se investir no ramo de alimentação em 2019, segundo a Revista Exame[4]:

  • Taco Bell: muito popular nos Estados Unidos, seu país de origem, há muito espaço para o crescimento da Taco Bell por aqui. Este fast food de comida mexicana exige um investimento inicial de cerca de um milhão e meio de reais e o faturamento médio mensal de uma unidade da Taco Bell é de 200 mil reais.
  • Porks: ainda com poucas unidades, essa franquia é especializada em cortes suínos e cerveja artesanal. O investimento inicial é relativamente baixo (130 mil reais) e e o faturamento bruto mensal costuma girar em torno de 100 mil reais.
  • Pizza Hut: assim como o Outback, a estadunidense Pizza Hut é muito popular no Brasil. O investimento inicial é alto, girando em torno de 1 milhão de reais, mas o lucro médio bruto é de mais de 200 mil reais mensais.

Existem também as franquias mais populares, isto é, que oferecem produtos mais baratos. Tendo em vista o cenário econômico brasileiro, estas podem ser boas opções de investimento. Confira:

  • 10 Pastéis: com um faturamento médio de cerca de 60 mil reais, a 10 Pastéis exige um investimento inicial de apenas 180 mil reais.
  • Chiquinho Sorvetes: em amplo crescimento, a Chiquinho Sorvetes tem um faturamento mensal médio de 50 mil reais, e o investimento inicial é de 250 mil reais.
  • Nutty Bavarian: com certeza você já sentiu o delicioso cheiro das castanhas da Nutty Bavarian ao caminhar pelo corredor de algum shopping. Com um investimento inicial de cerca de 100 mil reais, você pode obter um faturamento mensal de aproximadamente 30 mil reais no futuro.

Ao abrir uma franquia, é importante lembrar que o prazo de retorno (isto é, quando você começar a obter algum lucro) é de no mínimo um ano. Portanto, é bom ter um bom caixa de reserva para passar por esse período sem grandes sustos ou dificuldades. Empreender é uma atividade estimulante, mas requer muito planejamento!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma franquia Outback no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Referências
  1. GUIA DO INVESTIDOR. "Franquia do Outback – Vale a pena investir?". Disponível em: <https://guiadoinvestidor.com.br/franquia-do-outback-vale-a-pena-investir/>. Publicado em 29 de março de 2019. Acesso em 19 de dezembro de 2020.
  2. CORREIO DO POVO. No Outback Brasil cerca de 85% dos sócios-proprietários vieram da cozinha ou do salão do restaurante. Disponível em: <https://www.correiodopovo.com.br/blogs/planodecarreira/no-outback-brasil-cerca-de-85-dos-s%C3%B3cios-propriet%C3%A1rios-vieram-da-cozinha-ou-do-sal%C3%A3o-do-restaurante-1.355670>. Publicado em 01 de agosto de 2019. Acesso em 19 de dezembro de 2020.
  3. SEBRAE. Como abrir seu negócio: bares e restaurantes. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-abrir-seu-negocio-bares-e-restaurantes,ca28d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Publicado em 18 de dezembro de 2013. Acesso em 19 de dezembro de 2020.
  4. FONSECA, Mariana. 25 franquias para investir em alimentação, setor mais forte do franchising. Exame. Disponível em: <https://exame.com/pme/25-franquias-para-investir-em-alimentacao-setor-mais-forte-do-franchising/>. Publicado em 25 de março de 2019. Acesso em 19 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • OUTBACK. Quem Somos. Disponível em: <https://www.outback.com.br/quemsomos>. Acesso em 19 de dezembro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Saulo Guimarães
Gostaria de maiores detalhes de como abrir uma franquia Outback
Eduardo Kurtius
Gostaria de maiores detalhes de como abrir uma franquia Outback
Como abrir uma franquia Outback no Brasil