PARTILHAR

Como abrir uma loja de roupa

Como abrir uma loja de roupa

Hoje em dia abrir uma loja de roupa é uma aventura e requer um pouco de capital, alguns contatos mas sobretudo muita confiança em si mesmo, energia e perseverança. Neste artigo de umComo.com.br queremos dar-lhe algumas dicas para criar uma loja de roupa, documentação, burocracia, financiamento, fornecedores de roupa, etc. Leia atentamente e se tiver alguma dúvida deixe o seu comentário e se pudermos iremos ajudar a que possa abrir o projeto da sua vida, uma loja de roupa e moda.

Vai precisar de:
  • Muita energia
  • Fornecedores de roupa
  • Seleção do pessoal para a loja
Também lhe pode interessar: Como abrir uma loja
Passos a seguir:
1

Se quiser abrir uma loja de roupa uma das coisas mais importantes é a sua localização, deve procurar uma rua movimentada, se possível para peões. As lojas de roupa precisam de bastantes clientes e isso pode ser alcançado se muitas pessoas passarem em frente da loja. Também pode planear a escolha de um local num centro comercial.

2

Não se preocupe com o tamanho do local, uma loja de roupa é fácil de mover caso precise de um espaço maior. Ajuste as despesas da sua loja às suas necessidades e depois pode ir ajustando à medida que o negócio for crescendo.

3

A decoração da loja de roupa é fundamental, é importante que o cliente se sinta bem, por isso deve tratar de criar um ambiente que o incentive a permanecer mais tempo na loja e assim aumentar as possibilidades de realizar uma venda. A decoração deve ser o produto que vende. Se o cliente se fixar mais na decoração do que na roupa é porque algo está a falhar.

4

As lojas de roupa têm momentos chave no ano. No setor da moda, o ano normal costuma ser dividido em duas temporadas: primavera-verão e outono-inverno. Segundo a marca com que trabalhar, deverá fazer entre duas a quatro encomendas principais ao longo do ano. O habitual são duas compras grandes por ano, no início de cada estação, ou seja, outono e primavera, para depois ir ajustando a sua oferta mediante reposições pontuais.

5

Compre a roupa com pouca antecedência e poucas unidades, isto ajudará a refinar melhor a roupa que compra e assim ter mais rotação.

6

Os fornecedores de roupa são fundamentais, a marca, os preços, as qualidades, etc. Pense que compete com grandes empresas como Zara e Mango, será difícil competir com eles no preço, mas pode competir na qualidade e dirigir-se a um público específico.

7

Faça um projeto de empresa para a sua loja de roupa. É importante que antes de começar todo o processo para abrir uma loja de moda faça umas contas para ver se é um negócio viável ou não. Recomendamos que as contas se baseiem nestes critérios.

  • Número de pessoa que passará em frente ao estabelecimento.
  • % de pessoas que entrará na loja
  • Valor médio do que as pessoas comprarão
  • Margem sobre as vendas
  • Custos da loja: pessoal, material, serviços, rendas, etc.

É recomendável que os negócios com poucas pessoas, por serem muito específicos (por exemplo a roupa de crianças muito cara) sejam negócios com muita margem e negócios em que tenham muitas pessoas podem ter um pouco menos de margem, mas sempre acima dos 15%.

8

O pessoal que contratar para uma loja de roupa tem um papel muito importante e é parte fundamental do negócio, encontrar dois ou três funcionários/as que atendam bem ao público pode fazer com que o montante de cada venda dispare e com isso as suas margens serão muito melhores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma loja de roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Leticia
Contratar uma Consultoria é o melhor negócio antes de fazer qualquer outro investimento. Não é fácil criar uma loja do zero. Há muito que pensar, desde a definição exata do seu nicho, como fazer para alcançar seu público-alvo e principalmente, ter um ambiente que trabalhe a seu favor quando os clientes começarem a chegar até você. Cada detalhe do ponto de venda conta. Por isso é melhor estudar bem o seu negócio com ajuda de especialistas, a fim de evitar pequenos erros que muitas vezes acabam custando caro.
GUILHERME
OLA MEU NOME E GUILHERME. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM CAPITAL X PARA A ABERTURA DE UMA LOJA DENTRO DE UM CENTRO COMERCIAL POPULAR MAIS A LOJA CONTARA COM UMA APELO UM POUCO MAIS SOFISTICADO. DESDE JA GRATO
Matheus Oliveira
Olá Gostei muito da materia, é bem explicativo. Conheço um amigo que trabalha com comercio de roupas e ele me falou que hoje ganha muito bem com isso, mas no inicio já sofreu bastante com sites que vendiam caro, mas ele me falou que comprou um curso que ensinava todos os passos para importação de roupas e mostrava tambem os melhores fornecedores onde você pode importar até com 90% de desconto e agora consegue lucrar muito bem com venda de roupas.
everton
qual os ducumentos necessários para abrir uma loja ME ? quais os lugares que devo ir ?
Como abrir uma loja de roupa
Como abrir uma loja de roupa

Voltar ao topo da página ↑