PARTILHAR

Quais são os tipos de treinamento

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 4 julho 2019
Quais são os tipos de treinamento
Imagem: gestoreselideres.com.br

A busca por um perfil de excelência, com profissionais motivados e que trabalhem com muita dedicação e paciência é uma busca constante por todas as empresas, independente do ramo. E há várias maneiras de alcançar esses patamares, dentre as quais podem se destacar os treinamentos oferecidos aos funcionários dos diversos setores e segmentos. Em umComo, saiba quais são os tipos de treinamentos e quando se utilizar de algum deles para alavancar os resultados da sua empresa ou instituição.

Vai precisar de:
  • Após a aplicação de cada treinamento, é necessário avaliar se os objetivos foram atingidos, e, com o passar do tempo, verificar se modificaram verdadeiramente a rotina dos funcionários (para melhor, é claro) pessoal e profissionalmente falando (como aumento de produtividade, melhoria do clima pessoal e mudanças de comportamento, por exemplo). É importante verificar o retorno que o treinamento trará para a empresa e a necessidade de modificá-lo ou não; verificar como os funcionários receberam o treinamento e como agem após ele.
Também lhe pode interessar: Como lidar com funcionário folgado

Os treinamentos

É importante ter um setor na empresa para cuidar dos treinamentos institucionais, normalmente é a Gestão de Pessoas ou o Recursos Humanos quem cuida disso. Os treinamentos devem atender integralmente as necessidades da empresa.

E, também, não se pode limitar o treinamento para um único setor ou área da empresa e nem que seja direcionado apenas ao corpo gerencial. Considere que a empresa é “feita” por cada funcionário e que o trabalho de cada um tem a sua importância. Nesse caso, é preciso trabalhar para a garantia de uma mão-de-obra profissional adequada. Os treinamentos são classificados em: de integração, técnico-operacional e comportamental (ou motivacional).

Treinamento de Integração

Oferecido para ambientar os novos funcionários às normas institucionais, bem como às suas instalações e maiores especificidades. Para isso, este é o momento de dar as informações precisas sobre a empresa, como o público-alvo (a clientela), os benefícios e políticas institucionais, ramos de negócio, os companheiros de trabalho, por exemplo. É o momento de apresentar as metas, objetivos e missão da empresa e questões relacionadas à segurança e higiene no trabalho. Este é o treinamento para integrar, ambientar e socializar os funcionários recém-contratados.

Quais são os tipos de treinamento - Treinamento de Integração
Imagem: razaohumana.com.br

Treinamento Técnico-Operacional

É oferecido para a capacitação de habilidades necessárias para o cargo ou função, englobando as informações técnicas de modo a permitir um melhor aproveitamento e desenvolvimento das habilidades operacionais (com alguns equipamentos, por exemplo). Este treinamento é necessário para o aumento da produtividade, de modo a garantir o aumento - a curto prazo - das metas estabelecidas pela empresa. Ele é muito necessário na empresa, pois tem ligação visivelmente direta nos resultados da empresa.

Treinamento Comportamental

É aplicado visando a excelência do desenvolvimento de competências humanas, melhorando a comunicação entre os funcionários dos diversos setores, o que, consequentemente melhorará o relacionamento intra e interpessoal. É o treinamento necessário para o melhor desempenho da liderança e da organização (pessoal e profissional), além da motivação dos funcionários, do trabalho em equipe, etc. Apesar de ter uma ligação indireta com os resultados finais da empresa, não deixa de ser tão importante quanto o treinamento técnico-operacional.

Quais são os tipos de treinamento - Treinamento Comportamental
Imagem: genteemercado.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de treinamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os tipos de treinamento
Imagem: gestoreselideres.com.br
Imagem: razaohumana.com.br
Imagem: genteemercado.com.br
1 de 3
Quais são os tipos de treinamento

Voltar ao topo da página ↑