Partilhar

Como montar um treinamento motivacional

Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como montar um treinamento motivacional
Imagem: dzai.com.br

Para que uma empresa obtenha o lucro e que tenha suas expectativas de mercado verdadeiramente supridas, além do investimento financeiro e de mão-de-obra capacitada, é necessário investir na saúde e motivação de seus funcionários. Em um era em que o estresse tomou conta do mundo, manter seus funcionários ativos, saudáveis e motivados deve ser a principal preocupação dos empresários. Em umComo, encontre um tutorial de como montar um treinamento motivacional, mantenha seus funcionários trabalhando com maior determinação e obtenha sucesso e melhor rendimento de todo o processo de realização profissional.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de treinamento
Passos a seguir:
1

Estabeleça um público-alvo - dentre as várias funções existentes na empresa, qual a que mais carece do treinamento? Se todas, é necessário estipular datas diferentes dividindo-os entre setores ou cargos. A escolha do público-alvo irá definir a forma com que irá abordar o treinamento.

2

Estabeleça alguns objetivos - o treinamento motivacional será direcionado aos auxiliares administrativos, por exemplo, com o intuito de tornar a convivência entre eles mais harmoniosa e tonar o ambiente mais cooperativo. Cada empresa terá objetivos distintos, mas que se consolidarão com um trabalho mais produtivo e com profissionais mais envolvidos e comprometidos com os resultados esperados pela empresa.

3

Defina a metodologia a ser empregada - após estabelecidos os pontos acima, é hora de pensar em como o treinamento será desenvolvido. Dentre os métodos mais utilizados estão: treinamento à distância ou no local de trabalho - em sala (de aula ou uma sala de reunião, por exemplo). Não esqueça de definir, também, o tempo em que o treinamento será trabalhado. Devido à urgência e velocidade com que o mundo vem se adaptando, tomar muito o tempo dos funcionários com treinamentos demorados pode não ser uma boa para o seu negócio. Mas, não queira que o funcionário esteja no trabalho em horário inverso ao seu expediente para participar de algum treinamento. Isso não os deixará felizes e pode causar o efeito contrário do que você buscava.

  • Nesta fase, defina a técnica em que o treinamento será abordado: palestra ou dinâmica de grupo, por exemplo. Para a dinâmica, prepare algo que faça com que os funcionários falem a respeito de suas vidas pessoais (o básico) e sobre sua função e como se sente na empresa. Procure conhecer os pontos fracos e pontos fortes de cada um (pergunte, mas é necessário que saiba observar também. Muita gente boa não sabe utilizar as palavras corretamente ou é tímida demais para isso) e não queira obrigá-los a falar. Deixe-os livres para decidir se participam ativamente ou se ficarão só na escuta. Ganhe a confiança deles.
  • E não se esqueça de designar quem irá ministrá-lo. Assim, deverá ter uma planilha de custos também, onde deverá constar, por exemplo, o pagamento do instrutor, materiais, passagens, etc.
  • Estabeleça os materiais que serão utilizados: quadro-negro, apostilas, caixas de som, etc.
  • Pronto! Você terá um “plano de aula”. Ou seja, todos os caminhos que você deverá percorrer para alcançar seu principal objetivo: o de motivar seus funcionários.

    Imagem: psicologia10.com.br

Como montar um treinamento motivacional - Passo 3
Imagem: psicologia10.com.br
4

Finalizados os ajustes de elaboração, é chegada a hora de colocar o treinamento em prática. Para isso, é necessário comunicar o público participante e desmistificar a “chatice” que todos falam a respeito dos treinamentos empresariais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um treinamento motivacional, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como montar um treinamento motivacional

1 comentário
marcelo
Boa tarde Ana , Sou aluno do ultimo semestre do curso de bacharelado de administração de empresas, e achei um artigo seu na internet eu não estou achando o ano de publicação e gostaria de utiliza-lo para agregar mais ao meu TCC você poderia me enviar o ano de publicação se possivel? parabéns pelos trabalhos escritos são excelentes, meu email é XXX@XXX.XXX.br

Como montar um treinamento motivacional
Imagem: dzai.com.br
Imagem: psicologia10.com.br
1 de 2
Como montar um treinamento motivacional

Voltar ao topo da página