Outros Aconselhamento profissional

Profissões essenciais: quais são e por quê

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 6 julho 2022
Profissões essenciais: quais são e por quê

Você já se perguntou quais são as profissões essenciais para a sociedade? Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, esse é um termo que ganhou enorme relevância no debate público. Isso porque foram esses profissionais que nunca pararam de trabalhar, mesmo em meio aos riscos da transmissão do vírus.

Mas o que define uma profissão essencial e quais são elas? É isso que você vai descobrir hoje no conteúdo que nós do umCOMO preparamos para você. Fique conosco para não perder nenhum detalhe!

Também lhe pode interessar: Como escolher uma profissão

Profissões essenciais: o que isso significa?

De acordo com o dicionário, a palavra essencial significa "o que é imprescindível, muito necessário, fundamental". É aquilo que não pode ser deixado de lado nem ignorado. No contexto do trabalho, esse conceito carrega um peso muito importante. Isso porque são considerados profissionais essenciais aqueles que não podem ter seu trabalho interrompido por nenhuma circunstância.

O motivo pelo qual essas profissões não podem ter seu dia a dia interrompido é que elas prestam serviços com os quais a sociedade como um todo não pode viver sem, seja por motivos de saúde, transporte, limpeza, entre outros. Podem ser consideradas profissões essenciais aquelas que atuam tanto no setor público quanto no setor privado.

Durante a pandemia de Covid-19, os profissionais essenciais passaram a ser ainda mais valorizados pela opinião pública. Mesmo com o risco apresentado pela transmissão do vírus - especialmente no período em que ainda não haviam vacinas para a doença - trabalhadores de profissões essenciais não pararam de trabalhar, se expondo a possibilidade de contrair Covid-19 para continuar prestando serviços para a sociedade.

Leia mais: Quais são as profissões do futuro

Profissiões essenciais: quais são elas

Bom, agora você já sabe o que são as profissões essenciais na teoria. Mas para te ajudar a ilustrar o que fazem esses profissionais na prática, trouxemos uma lista completa com as profissões essenciais, além dos motivos pelos quais eles não podem deixar de trabalhar no dia a dia. Confira:

1) Profissionais da área da saúde

São os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia e de outros exames, maqueiros de ambulâncias, agentes comunitários de saúde, biomédicos, técnicos em análises clínicas, médicos-veterinários, cirurgiões-dentistas, cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência.

Essas são consideradas profissões essenciais porque os cuidados com a saúde das pessoas nunca para. Afinal, todos os dias as pessoas ficam doentes, sofrem acidentes e/ou precisam lidar com as consequências de doenças crônicas pré-existentes.

Na pandemia de Covid-19, a importância desses profissionais ficou mais clara do que nunca, já que foram eles os principais responsáveis por cuidar de quem ficou foi infectado pelo vírus. Também entram nessa categoria os profissionais que atuam indiretamente na área de saúde, como motoristas de ambulâncias, servidores públicos que trabalham na área de saúde, mesmo que em cargos administrativos e porteiros/vigilantes de unidades de saúde.

2) Profissionais da segurança

Garantir a ordem social, evitar a criminalidade e conter algumas situações perigosas também é uma função fundamental em qualquer sociedade. Por isso, profissões como policiais federais, civis, militares, penais, rodoviários, ferroviários, membros das Forças Armadas, agentes socioeducativos, guardas municipais, agentes de segurança de trânsito e agentes de segurança privada. Os bombeiros e brigadistas civis e militares também entram nessa categoria.

3) Profissionais de limpeza

O que seria das nossas ruas se não houvessem profissionais responsáveis por fazer a limpeza do espaço público e manter as cidades em ordem? Mesmo em meio a situações extremas, o serviço de limpeza ainda precisa ser feito por alguém. É por isso que coletores de lixo, garis e outros profissionais que promovem a limpeza de zonas de risco (como clínicas e hospitais) merecem estar entre as profissões essenciais.

4) Serviços básicos do dia a dia

Ninguém pode deixar de comer. Se todas as atividades estiverem paradas, os cozinheiros, caixas e administradores de supermercados e os profissionais que trabalham na cadeia de produção de alimentos e bebidas precisam continuar trabalhando para garantir comida na mesa de todas as pessoas.

Da mesma maneira, é impossível deixar de comprar um remédio na farmácia em caso de mal estar. Sendo assim, os farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de farmácia também têm seu lugar entre as profissões essenciais para a sociedade.

Aqui, também estão os motoboys e entregadores de delivery, que mostraram ter um papel fundamental durante a crise sanitária da Covid-19, quando a maioria da população ficou isolada em suas casas e precisaram recorrer ao delivery para comprar bens de consumo básicos.

5) Profissionais do transporte

A necessidade de se deslocar também é fundamental na sociedade. Seja porque alguém ficou doente e precisa se encaminhar ao hospital ou porque outros profissionais essenciais precisam chegar até o trabalho, o fato é que motoristas de transporte público, motoristas de aplicativo e taxistas têm papel fundamental no dia a dia.

Nesse grupo, também estão os aeronautas, aeroviários, controladores de voo e trabalhadores da área marítima, já que as viagens de avião e navio também não podem parar 100% em períodos de crise, já que são essenciais para transporte de cargas.

6) Jornalistas

Apesar de nem sempre serem lembrados como trabalhadores essenciais, os jornalistas nunca param de trabalhar - literalmente. Transmitir informação, apurar, investigar, mobilizar a população e cobrar as autoridades e denunciar irregularidades estão entre as funções que cumprem um papel fundamental na sociedade. Afinal, mesmo em período de crise, as pessoas precisam ter acesso às informações corretas através de notícias acessíveis a todos.

7) Assistência social

Os assistentes sociais e os profissionais que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), por exemplo, também tem papel fundamental na sociedade. São eles que viabilizam o acesso da população a seus direitos básicos, como moradia, educação e alimentação. Por isso, eles nunca podem parar de trabalhar em prol da sociedade.

8) Outros profissionais específicos

Existem ainda aqueles profissionais que não se encaixam em nenhuma categoria específica, mas cujo trabalho faz parte da lista de profissões essenciais. É o caso das pessoas que lidam diariamente com a morte. Afinal, todos os dias milhares de pessoas morrem, mesmo que de causas naturais. Por isso, coveiros, atendentes funerários, motoristas funerários, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias também são fundamentais.

Se gostou do nosso texto sobre profissões essenciais, você também pode se interessar por: Como escolher uma profissão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Profissões essenciais: quais são e por quê, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Bibliografia
  • HYPENESS. 8 profissões que se mostram ainda mais indispensáveis em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2020/04/8-profissoes-que-se-mostram-ainda-mais-indispensaveis-em-tempos-de-pandemia/> Acesso em: 30 de junho de 2022
  • O TEMPO. Essenciais: os trabalhadores que não pararam durante a pandemia. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/cidades/essenciais-os-trabalhadores-que-nao-pararam-durante-a-pandemia-1.2479328> Acesso em: 30 de junho de 2022
  • G1. Lei define profissionais essenciais durante pandemia de Covid-19 no DF. Disponível em: <https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/30/lei-define-profissionais-essenciais-durante-pandemia-de-covid-19-no-df.ghtml> Acesso em: 30 de junho de 2022
  • CÂMERA DOS DEPUTADOS. Nova lei prioriza profissionais essenciais na realização de testes para Covid. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/674797-NOVA-LEI-PRIORIZA-PROFISSIONAIS-ESSENCIAIS-NA-REALIZACAO-DE-TESTES-PARA-COVID> Acesso em: 30 de junho de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Profissões essenciais: quais são e por quê