Dúvidas frequentes sobre a utilização da máquina Cielo
UmComo escreve este artigo para os comerciantes que desejam possuir máquinas de cartão de crédito e débito em suas lojas, neste caso as da Cielo, mas ainda possuem muitas dúvidas em relação ao plano. E também, para aqueles que já as possuem e não sabem muito bem como ela funciona.
Por mais que o seu consultor tenha explicado o funcionamento da máquina, é provável que você ainda tenha perguntas sem resposta. Por este motivo, umComo lhe apresenta as respostas para as dúvidas frequentes sobre a utilização da máquina Cielo.
- O que fazer se a máquina Cielo não liga
- Problemas no teclado da máquina Cielo
- Impressão de relatórios na máquina Cielo
- Como agendar a impressão de relatórios na máquina Cielo?
- E se a máquina Cielo desligar durante a impressão?
- Como reimprimir o último comprovante de venda na máquina Cielo?
- Se a impressora da máquina Cielo não funciona
- Para dúvidas ou resolução de problemas técnicos
O que fazer se a máquina Cielo não liga
Se a máquina Cielo for fixa:
- Retire o cabo de energia da tomada para verificar se não há nenhuma área danificada;
- Se não houver, recoloque o cabo na posição em que estava e verifique a fonte, note se ela está quente ou fria e se a luz está acesa;
- Se a fonte estiver fria e com a luz apagada, ela não está recebendo energia e o problema está na tomada ou no cabo.
Se a máquina Cielo for móvel:
- Coloque o dispositivo para carregar e depois aguarde alguns segundos;
- Tente ligar a máquina pressionando a tecla "ENTRA" por 5 segundos.
Problemas no teclado da máquina Cielo
Teste o teclado e identifique se realmente existe algum problema. Caso alguma tecla tenha parado de funcionar, pressione a tecla "ENTRA" depois pressione a tecla que está com problema e pressione novamente a tecla "ENTRA".
Impressão de relatórios na máquina Cielo
Você pode visualizar todas as transações que foram realizadas durante o dia e também imprimí-las num relatório de vendas. Para isso, pressione a tecla "REIMPRIMIR" ou digite 78 e depois "ENTRA". Após a realização do relatório a máquina poderá mandar as informações de transações pendentes para a Cielo.
Como agendar a impressão de relatórios na máquina Cielo?
Você também pode agendar a impressão de relatórios na sua máquina Cielo para o dia e horário mais confortáveis para você. Para isso, basta pressionar a tecla "ENTRA", digitar 16 e teclar "ENTRA" novamente. Neste momento, a máquina Cielo lhe mostrará as instruções que devem ser seguidas para realizar corretamente o procedimento.
Você terá sempre a opção de cancelar esta impressão automática a qualquer momento, pressionando a tecla "ENTRA", digitando 16 e "ENTRA" novamente e depois, seguir as instruções da máquina Cielo.
E se a máquina Cielo desligar durante a impressão?
Primeiramente, retire e recoloque oi cabo de energia da tomada e da máquina, depois:
Se a máquina Cielo for fixa:
- Retire e recoloque o cabo de energia da tomada e da própria máquina;
- Teste a sua tomada ou repita os procedimentos no aparato "o que fazer se a máquina Cielo não liga"
Se a máquina Cielo for móvel:
- Verifique o nível de bateria do equipamento, se estiver baixo coloque-o para carregar.
- Faça o teste de reimpressão pressionando a tecla "ENTRA", digite 73 e tecle "ENTRA" novamente.
Como reimprimir o último comprovante de venda na máquina Cielo?
- Pressionando a tecla "REIMPRIME";
- Pressione a tecla "ENTRA" digite 73 e tecle "ENTRA" novamente;
- Selecione a via que deseja imprimir. Estabelecimento ou Cliente.
Se a impressora da máquina Cielo não funciona
Para a máquina Cielo fixa:
- Retire e recoloque o cabo de energia da tomada e da máquina;
- Retire a bobina e, com um pano seco, limpe o rolinho da impressora e recoloque a bobina;
- Faça um teste de impressão pressionando "ENTRA" 82 e "ENTRA".
Para a máquina Cielo móvel:
- Retire a bobina e, com um pano seco, limpe o rolinho da impressora e recoloque a bobina;
- Verifique o nível da bateria no visor do próprio equipamento, se estiver baixo, coloque a máquina para carregar.
- Faça um pequeno teste de impressão, pressionando "ENTRA" 82 e "ENTRA" novamente.
Para dúvidas ou resolução de problemas técnicos
Central de manutenção técnica, todos os dias da semana, 24h:
- 4002 9111 (Para capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 570 0111 (Outras localidades)
Central de relacionamento, de segunda à sábado, das 8 às 22h:
- 4002 5472 (Para capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 570 8472 (Outras localidades)
Leia também: Como fazer estorno na máquina da Cielo
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dúvidas frequentes sobre a utilização da máquina Cielo, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.