Partilhar

Como trabalhar na NASA

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 novembro 2019
Como trabalhar na NASA

Quando ouvimos falar na NASA (National Aeronautics and Space Administration) pensamos logo em astronautas, entretanto, a NASA é muito mais do que apenas astronautas. Em suas instalações trabalham também cientistas, engenheiros, especialistas em tecnologias de informação, especialistas em recursos humanos, escritores, contabilistas, técnicos e muito mais, o que inclui estagiários que ainda estão terminando a graduação. Além da variedade de trabalhadores na NASA, saiba que 88% de seus empregados vêm de fora do governo americano e que 66% são contratados inicialmente para cargo de baixo ou médio nível[1], ou seja, existem vagas para os mais diversos tipos de perfil. Se você sempre sonhou em trabalhar na NASA, neste artigo do umCOMO explicamos como trabalhar na NASA e todas as dúvidas relacionadas sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como trabalhar na Centauro

Como entrar na NASA: estudantes e recém-formados

A NASA tem programas, chamados de Pathways Programs, que dão oportunidades para estudantes e recém-formados por meio de estágios remunerados que oferecem ao estudante e real oportunidade de trabalhar nas instalações da NASA[2]. Os Pathways Programas são 3 e possuem algumas diferenças.

Intern Employment Program (IEP)

Destinado a atuais estudantes e indivíduos que foram aceitos em programas de qualificação educacional, o programa oferece a estudantes matriculados em uma variedade de instituições de ensino, oportunidades pagas para trabalhar em agências e explorar carreiras federais enquanto ainda estão na escola.

Os candidatos a este programa deverão atender aos requisitos de qualificação compatíveis com as normas de qualificação para serem considerados para as posição a seres preenchida. Os requisitos são:

  • Ter pelo menos um 2.9 GPA, que deve ser mantido;
  • Ser um cidadão estadunidense;
  • Ter ao menos 16 anos de idade;
  • Ter permissão para trabalhar ao menos em meio período;
  • Estar cursando uma graduação ou certificado de formação;
  • Ser capaz de cumprir 640 horas de trabalho antes de terminar a graduação.

Essa é uma forma de como estudar na NASA, afinal, as vagas de estágio servem também para o aprendizado e aperfeiçoamento do aluno colocando em prática seus conhecimentos e os ampliando.

Importante: algumas vagas oferecidas pelo Intern Employment Program são específicas e exigem que o aluno esteja matriculado em um curso específico, por isso, é necessário antes conferir se a vaga desejada inclui o curso que você está seguindo.

Recent Graduates Program (RGP)

Outro dos programas é o Recent Graduates Program (RGP) para indivíduos recém-formados. O candidato só é elegível para este programa se:

  • Se candidatar até 2 anos após terminar a sua licenciatura, mestrado, doutoramento ou bacharelado. Em caso de formados que entraram para serviço militar após a formação e não conseguiram se inscrever em até 2 anos após o fim do curso, o prazo se estende para 6 anos desde sua formação;
  • For um cidadão dos Estados Unidos;

Para além disso, o candidato deve atender aos requisitos da posição, que variam de acordo com a vaga.

Para ter acesso às oportunidades destes programas para estudantes e recém-formados, clique aqui. Veja as oportunidades disponíveis e se alguma encaixar no seu perfil, pode fazer a sua candidatura online começando por submeter o seu currículo. Depois de submeter o seu currículo, será redirecionado para uma página da NASA onde terá de responder a uma série de perguntas específicas. Se a sua candidatura for bem sucedida, receberá um e-mail da NASA.

​Presidential Management Fellows Program (PMF)

O Presidential Management Fellows (PMF) oferece oportunidades para aqueles que terminaram seu curso universitário nos últimos 2 anos de forma que, quando se consegue terminar o programa com sucesso, o candidato pode se tornar trabalhador oficial da NASA. O PMF é uma ótima oportunidade de ingresso na agência e permite esse tempo de adaptação até que você se torne efetivado.

As oportunidades do PMF são oferecidas uma vez por ano pelo Office of Personnel Management e têm participação de mais de 100 organizações federais. Para informações específicas sobre as vaga oferecidas, entre no site do PMF.

Como visto, para os Pathways Programs é necessário ter cidadania estadunidense. Se você não tem a documentação e quer saber se tem o direito, veja como saber se tenho direito à dupla cidadania. Caso a sua candidatura seja aceita, irá receber um e-mail da NASA com a confirmação e as indicações dos procedimentos seguintes.

Como trabalhar na NASA

Trabalhar na NASA é possível para diversos profissionais de diversas áreas. Para além dos programas destinados aos estudantes e recém-formados, a NASA está sempre procurando por cientistas, engenheiros e outros profissionais talentosos para se juntarem à equipe, ainda aqueles que não tenham começado a carreira lá. Para ver toda vaga de trabalho NASA disponível, é necessário ir ao Jobs Notification Service[3] e, depois de encontrar o anúncio pretendido, selecioná-lo, verificar se você preenche todos os requisitos pedidos e clicar no botão 'Apply On-Line'. Se você quer saber como ser engenheiro da NASA, é exatamente esse o caminho a ser seguido.

Após o pedido de candidatura, você deverá criar um currículo no USAJOBS Resume Builder. O currículo de funcionários da NASA deverá incluir todos os vínculos empregatícios do passado e também as formações do candidato, para provar que possui qualificação suficiente para o cargo desejado. Depois de submeter o seu currículo, terá de responder a uma série de perguntas específicas, que irão variar de vaga para vaga. É necessário todas as perguntas, pois, caso contrário, não será possível terminar e enviar sua candidatura.

Mulheres na NASA

Visando a transparência em relação à temática, a NASA possui um site chamado Women@NASA, no qual podemos encontrar imagens e a história de diversas engenheiras, cientistas, físicas etc. que têm grande relevância em pesquisas e missões espaciais. Além de mostrar a história de mulheres fortes, também podemos ver no site uma grande inclusão étnica e cultural.

Ainda com a crescente presença de mulheres no mercado de trabalho em altas posições, ainda existem empresas nas quais há discriminação de gênero tanto na contratação quanto na igualdade salarial. Além do site, o filme 'Estrelas Além do Tempo' (dirigido por Theodore Melfi e protagonizado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe) serve de inspiração para mostrar que apesar do ambiente masculino e da história que, na maioria das vezes, é contada da perspectiva de um homem, as mulheres fazem história na NASA e precisam continuar fazendo. Afinal, ainda que o ser humano já tenha protagonizado 220 caminhadas espaciais realizadas pela NASA, foi só em 2019 houve uma caminhada espacial, a 221ª, protagonizada integralmente por mulheres[4].

Quanto ganha um cientista da NASA

Criada em 1958[5], a NASA é, em razão de sua relevância no que se propõe e de suas metas já atingidas, a agência referência quando se fala de de desenvolvimento de pesquisa e tecnologias que visam a exploração espacial. Uma das informações importantes quando pensamos em nos candidatar para uma vaga, é saber qual é o salário oferecido.

Quanto ganha um engenheiro aeroespacial na NASA? Quanto ganha um astronauta da NASA? Para tirar suas dúvidas, veja abaixo uma tabela com alguns dos salários em 2019, de acordo com o CareerBliss[6]:

  • Estagiário: $30.000;
  • Engenheiro de sistemas: $70.000;
  • Engenheiro de software: $68.000;
  • Engenheiro aeroespacial: $78.000;
  • Astronauta: entre $66,000 e $144,566;
  • Assistente executivo: $45.000;
  • Cientista pesquisador: $68.000;
  • Escritor técnico: $58.000;
  • Técnico de laboratório: $32.000;
  • Engenheiro da computação: $71.000.

Importante: nos Estados Unidos da América os salários são medidos de forma anual, ou seja, os valores exibidos acima equivalem ao quanto o trabalhador ganha em 1 ano. Além disso, esse são salários estipulados por uma média, sendo que o recebido por cada um dos empregados pode variar, por exemplo, de acordo com os anos de serviços prestados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar na NASA, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. NASA Recruitment Brochure. National Aeronautics and Space Administration. Disponível em: https://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/files/432939_recruitment_brochure_final.pdf. Acesso em: 09/11/2019.
  2. Pathways Program. National Aeronautics and Space Administration. Disponível em: https://www.nasa.gov/careers/pathways-program. Acesso em: 09/11/2019.
  3. Careers at NASA: Explore the Extraordinary, Every Day. Disponível em: https://www.nasa.gov/careers. Acesso em: 09/11/2019.
  4. REDAÇÃO GALILEU. Pela primeira vez, caminhada espacial é feita só por mulheres astronautas. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/10/pela-primeira-vez-caminhada-espacial-e-feita-so-por-mulheres-astronautas.html/>. Acesso em: 09/11/2019.
  5. The National Advisory Committee for Aeronautics (NACA). U.S. Centennial of Flight Commissioners. Disponível em: http://www.centennialofflight.net/essay/Evolution_of_Technology/NACA/Tech1.htm. Acesso em: 09/11/2019. Disponível em: https://www.careerbliss.com/nasa/salaries/. Acesso em: 09/11/2019.

Escrever comentário sobre Como trabalhar na NASA

O que lhe pareceu o artigo?
83 comentários
A sua avaliação:
PAULO
EU QUERO TRABALHAR NA NASA
A sua avaliação:
Paulo Henrique Anjos Dos Santos
sou brasileiro posso trabalhar na nasa?
MARIANA CECÍLIA CARVALHO DOS SANTOS
PODE SIM! UM DOS GRANDES EXEMPLOS DE PESOAS Q TRABALHAM LÁ É O MARCOS PONTES!
A sua avaliação:
Weliton Cardoso da Silva
Meu sonho sempre foi conhecer o desconhecido, eu trocaria tudo q eu tenho só pra realizar meu sonho, já até sonhei com o início do nosso planeta, ainda lembro um pouco, quando eu tinha 14 anos eu adorava estudar essas coisas, eu era muito curioso, de tanto gostar da ciência e ler muitas teorias eu sonhei com tudo, sei q ninguém vai ligar pra esse comentário, vão pensar q eu sou um louco q só quer aparecer, mas nao, no meu sonho eu vi tudo, no mundo q eu conheci não havia plantas era tipo um deserto sem fim, não era totalmente escuro, ao q não tinha vento, havia uma espécie de um líquido meio pretiado nesse planeta, havia uma pedra em uma montanha, embaixo dela havia esse líquido preto q não sei oq era, até q essa pedra rolou e se chocou em outra, aí fez uma faísca na hora, e essa faísca pegou nesse líquido causando um explosão completa no planeta aí eu acordei, e nunca mais sonhei com isso
Victor Hugo
O líquido se chama petróleo e o fenômeno de explosão se chama combustão.
RICHARD
E legal ir a lua e ver o espaço a via lactia
Fernando Henrique dos santos
Vejo dia, que o ser humano recebera a permissão de conquistar o espaço e suas infindáveis possibilidades de alcançar exploração eterna!
Mara Cristina da Silva
Mara Cristina da silva é Gênio Astronauta até presente Data 05 /05 / 2018. MARCOS ASTRONAUTA VAI APOSENTA OU MORRE , MARA GÊNIO ASTRONAUTA E TENENTE SILVA GÊNIO ASTRONAUTA ASSUME CARGO, SOLDADO SILVA HOJE É TENENTE SILVA É GÊNIO ASTRONAUTA , SOMOS DO INSTITUTO DE PROTEÇÃO AO VÔO - CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL- SJC / SP. MARA E TENENTE SILVA OS Gênios Astronautas IPV-CTA.
Mara Cristina da Silva
Mara Cristina da Silva é Gênio Astronauta , Segundo Marcos Astronauta vai Aposenta ou Morre , Mara Gênio Astronauta Assume Cargos , Mara Gênio é Filha Antonio Franscisco dos Santos IEAV-CTA ., Aposentado. Mara trabalhou IPV-CTA e Recepção do CTA em 1993 á 1997. Tel: (12) 3936 0880. Mara Cristina da Silva até presente Data é Gênio Astronauta 06/ 05 /2018. Mara Cristina dos Santos , nome de Solteira . (Divórcio)
Vicente
Eu gostaria de saber se a contratação de novos membros da família da NASA só pode ser feita nos EUA?
A sua avaliação:
Pedro Ramos
Ano que vem estou indo para os EUA estudar e farei faculdade de TI e Robotica e seguindo o sonho de um dia trabalhar na NASA...
PEDRO HENRIQUE ALBUQUERQUE GALVAO DE SOUZA
Oi, meu nome é Pedro, gostaria de fazer parte dessa instituição muito respeitada no mundo que é NASA.

Como trabalhar na NASA
Como trabalhar na NASA

Voltar ao topo da página