Partilhar

Como pedir reembolso no Mercado Livre

Como pedir reembolso no Mercado Livre

Os clientes do Mercado Livre que adquirirem produtos pela sua plataforma podem ser reembolsados quando a entrega não chega no prazo estipulado ou mesmo quando o produto não está de acordo com o esperado. Por isso, é preciso saber como pedir reembolso no Mercado Livre e o umComo.com.br vai explicar o que é preciso fazer para ter o seu dinheiro de volta.

Também lhe pode interessar: Como pedir reembolso na origin
Passos a seguir:
1

Para pagar pelas compras feitas por meio do portal de vendas Mercado Livre, os consumidores virtuais fazem uso das opções de pagamento do MercadoPago, que oferece a chamada Compra Garantida. Ou seja, o vendedor apenas recebe o seu dinheiro depois que o comprador confirmar o recebimento da sua encomenda e informar que está satisfeito com o produto adquirido. Dessa forma, pedir reembolso no Mercado Livre é bastante simples, no caso do cliente não ter recebido o seu produto no prazo indicado ou no caso da mercadoria possuir algum defeito.

Como pedir reembolso no Mercado Livre - Passo 1
2

Para dar início à solicitação de reembolso, o consumidor deve iniciar uma reclamação, o que pode ser feito no painel de controle do usuário após ele acessar a plataforma informando os seus dados de login. No entanto, é preciso atentar para os prazos, para pedir reembolso por causa de uma mercadoria que não está de acordo com o esperado, o comprador tem até sete dias para fazer a reclamação, contados a partir do dia que recebeu o produto. Para reclamar que a encomenda não chegou é preciso aguardar os 21 dias do prazo máximo de entrega.

3

Além disso, a Compra Garantida não está disponível para as aquisições de carros e motos, nem para aluguel de imóveis ou compra de serviços. Também é importante que durante todo o procedimento de reembolso o cliente esteja com a sua conta ativa e que seja o próprio comprador a possuir a reclamação. Também não pode ter iniciado uma ação judicial contra o MercadoLivre ou MercadoPago. A plataforma de vendas sugere que os clientes antes de iniciarem uma reclamação procurem resolver a situação com o vendedor.

4

Quando isso não for possível, então, chega a hora de formalizar a reclamação. A partir desse momento, o MercadoPago vai analisar o seu conteúdo e pode solicitar informações adicionais, bem como comprovantes relativos à compra. Por isso, é importante sempre armazenar todos os documentos referentes à aquisição até que o produto seja entregue como o esperado. Quando o reembolso é efetivado, o comprador recebe o valor gasto na aquisição do produto mais o custo que teve com frete, porém, não entra na devolução do dinheiro o valor de garantias e seguros.

5

Quando o reembolso é motivado por um produto defeituoso, por exemplo, é preciso comprovar a devolução da mercadoria para ter o dinheiro de volta, sendo que o vendedor deve aceitá-la, bem como o cancelamento da venda. Também é preciso atentar a algumas exceções, quando o reembolso não é garantido, como quando o comprador retira a mercadoria pessoalmente ou se o correio ou transportadora perderem a encomenda, a não ser que seja de responsabilidade do MercadoEnvios.

6

Já quando estiver tudo averiguado o MercadoPago reembolsa o cliente insatisfeito por meio de crédito na conta do MercadoPago ou através do cancelamento do pagamento efetuado pelo cartão de crédito. Isso vai depender do tipo de pagamento escolhido pelo consumidor na hora da compra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir reembolso no Mercado Livre, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como pedir reembolso no Mercado Livre

47 comentários
Edson veloso de Moura
Foi feito a devolução da mercadoria mas não foi feito a devolução de 250Rs na conta XXXXX-x Agencia XXXX-x variação 51 Banco do Brasil conta poupança.
dayanne
boa noite devolvi um produto mas ainda não foi feito o reembolso, aguardo retorno
Giovana
Quero ter acesso ao dinheiro que eu paguei de volta em mãos..
Não na conta do mercado pago. como faço para retirar esse dinheiro??
Graziela
Tive a compra cancelada pelo vendedor e não recebi o reembolso.
Samuel da Cunha Nogueira
O reembolso de R$ 298,00 PARA CONTA número 00030191/0, CEF. ouve tentativa de envio com digitação de errado. Preciso efetuar novas compras. Att. Peço devolutiva.
Sandra
Como faço para receber o dinheiro do frete de volta, já que eu paguei o produto no cartão e o frete diretamente com o vendedor?
O dinheiro do produto foi devolvido mais o do frete não. Caso não consiga resolver com o Mercado Livre, colocarei na Justiça para receber o meu dinheiro de volta.
Ivoneide Maria da Conceição
Cancelei uma compra e já vou paga a segunda parcela e não mim devolveram o dinheiro
Cleide Maria de Paula
Comprei uma máquina de cortar cabelo já paguei e não recebi!
Maria Alvina
oii boa noite eu comprei uma peça do merdo livre do vendedor não mando a peça eu paguei espreso e não mandaro a minha peça e um toche do j 5 pro 2018 eu quero meu rembolço entra em contato comigo se não eu vou abri um processo contra o merdo livre 034.997735568
Alexandra alcantarafiz
Fiz uma compra de um tênis era pra chegar até o dia 7 de janeiro e hoje já é 9 e não foi enviado ainda eu quero meu reembolso

Como pedir reembolso no Mercado Livre
1 de 2
Como pedir reembolso no Mercado Livre

Voltar ao topo da página