Comprar coisas pela internet

Como pedir reembolso no Mercado Livre

Como pedir reembolso no Mercado Livre

Os clientes do Mercado Livre que adquirirem produtos pela sua plataforma podem ser reembolsados quando a entrega não chega no prazo estipulado ou mesmo quando o produto não está de acordo com o esperado. Por isso, é preciso saber como pedir reembolso no Mercado Livre e o umComo.com.br vai explicar o que é preciso fazer para ter o seu dinheiro de volta.

Também lhe pode interessar: Como pedir reembolso na origin

Passos a seguir:

1

Para pagar pelas compras feitas por meio do portal de vendas Mercado Livre, os consumidores virtuais fazem uso das opções de pagamento do MercadoPago, que oferece a chamada Compra Garantida. Ou seja, o vendedor apenas recebe o seu dinheiro depois que o comprador confirmar o recebimento da sua encomenda e informar que está satisfeito com o produto adquirido. Dessa forma, pedir reembolso no Mercado Livre é bastante simples, no caso do cliente não ter recebido o seu produto no prazo indicado ou no caso da mercadoria possuir algum defeito.

Como pedir reembolso no Mercado Livre - Passo 1
2

Para dar início à solicitação de reembolso, o consumidor deve iniciar uma reclamação, o que pode ser feito no painel de controle do usuário após ele acessar a plataforma informando os seus dados de login. No entanto, é preciso atentar para os prazos, para pedir reembolso por causa de uma mercadoria que não está de acordo com o esperado, o comprador tem até sete dias para fazer a reclamação, contados a partir do dia que recebeu o produto. Para reclamar que a encomenda não chegou é preciso aguardar os 21 dias do prazo máximo de entrega.

3

Além disso, a Compra Garantida não está disponível para as aquisições de carros e motos, nem para aluguel de imóveis ou compra de serviços. Também é importante que durante todo o procedimento de reembolso o cliente esteja com a sua conta ativa e que seja o próprio comprador a possuir a reclamação. Também não pode ter iniciado uma ação judicial contra o MercadoLivre ou MercadoPago. A plataforma de vendas sugere que os clientes antes de iniciarem uma reclamação procurem resolver a situação com o vendedor.

4

Quando isso não for possível, então, chega a hora de formalizar a reclamação. A partir desse momento, o MercadoPago vai analisar o seu conteúdo e pode solicitar informações adicionais, bem como comprovantes relativos à compra. Por isso, é importante sempre armazenar todos os documentos referentes à aquisição até que o produto seja entregue como o esperado. Quando o reembolso é efetivado, o comprador recebe o valor gasto na aquisição do produto mais o custo que teve com frete, porém, não entra na devolução do dinheiro o valor de garantias e seguros.

5

Quando o reembolso é motivado por um produto defeituoso, por exemplo, é preciso comprovar a devolução da mercadoria para ter o dinheiro de volta, sendo que o vendedor deve aceitá-la, bem como o cancelamento da venda. Também é preciso atentar a algumas exceções, quando o reembolso não é garantido, como quando o comprador retira a mercadoria pessoalmente ou se o correio ou transportadora perderem a encomenda, a não ser que seja de responsabilidade do MercadoEnvios.

6

Já quando estiver tudo averiguado o MercadoPago reembolsa o cliente insatisfeito por meio de crédito na conta do MercadoPago ou através do cancelamento do pagamento efetuado pelo cartão de crédito. Isso vai depender do tipo de pagamento escolhido pelo consumidor na hora da compra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir reembolso no Mercado Livre, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
62 comentários
A sua avaliação:
Pedro Leiva Llanes
Fiz uma Compra no Mercado Libre desde 5 de novembro e não recebi a mercadoria a primeira proposta de entrega foi dezembro e depois mudo para 4 de janeiro. Eu solicite ao vendedor Cancelar a compra ele me falou que tenho que fazer a solicitude de reembolso no link do Portal de Ajuda na parte na posição de interface do pedido, e não estou conseguendo. Preciso de ajuda.
A sua avaliação:
Maria Ignez de Mello Pastore
tenho reembolso no mercado de uns produtos devolvidos porque nao posso usar este dinheiro para fazer outras compras
A sua avaliação:
Jose Luciano
ola bom dia, a loja mim enviou um reembolso de um produto pelo mercado pago e não to consigo visualizar em minha conta, o que faço?
Luciano.
98 XXXXX-XXXX
A sua avaliação:
EDELZIA REIS DA SILVA SANTOS
Fiz uma compra em 29/01/2021, fiz reclamação por não ter recebido.
Até a presente data não recebi e não consigo falar com o 0800.
Quero meu dinheiro de volta.
Ainda há num comentário que foi entregue em 22/02/2021 e que o endereço estava inocorreto.
Aí eu pergunto: se o endereço estava incorreto, como foi entregue.
Resumo: sem dinheiro, sem mercadoria.
Muito decepcionada.
A sua avaliação:
Charles Mendes de sousa Vasconcelos
Eu não recebi o meu pedido quero meu dinheiro de volta
A sua avaliação:
Leonardo souza
Fiz uma compra de um kit de cabelo btx zero cachos dos sonhos mais nao recebi eu quero meu reembolso imediatamente
A sua avaliação:
Luis Otavio
Venho tentando fazer contato com o "Mercado Livre", de todas as formas possíveis e imagináveis, para apresentar reclamações sobre compras realizadas. Tentei contatos através dos nºs 4020 1735 (Regiões Metropolitanas), e 0800 637 7246 (demais localidades), sem conseguir êxito, o mesmo ocorrendo no link crm.ml@mercadolivre.com.br, o qual tão logo a mensagem seja encaminhada é devolvida com a seguinte mensagem: "O endereço ao qual você enviou a mensagem não foi encontrado no domínio de destino. Ele pode estar incorreto ou pode não existir. Tente corrigir o problema". Portanto, é a empresa leva ao cliente que é cadastrado nela ao cúmulo de nos levar ao desespero!!! Se tiver nota a ser dada, ela representará uma nota que representa o estado de "sofrível"
A sua avaliação:
Sandra suzarte
Olá, eu tenho um problema, fiz uma compra, nunca chegou em minha maos. Cancelei, é te hoje não fizeram o estorno do meu cartão. Desde agosto eu espero
A sua avaliação:
José Ricardo do Espírito Santo Domingos da Silva
Minha mesinha que eu comprei dia 19 de agosto não chegou que dia vai chegar
A sua avaliação:
cristina marta morais
eu conprei um painel mas canselei a conpra conprei com catrao de cretito e ja pagei duas parcelas fiz em tres vezes e nao consigo fala cm o mercado livre eu nao sei mas ok faser o vendedor ja canselo a conpra ele disse que eu iria ver o rembolso na fatura mas eu ja pagei duas e nao veio falando nada por vavor mim ajudaaa?
A sua avaliação:
jocelio brito dos santos
fiz uma compra mais cancelei que o produtor nao deu nenhum sinal de vida o que acontece que cancelei paguei a quarta parcela ja e nada de rei bouço comprei pelo cartao de credito
A sua avaliação:
jean marie francois
comprei um aparador de pelo foi cancelado já faz 3 meses ainda noa rebolsalo
A sua avaliação:
RONEI SANTANA DE OLIVEIRA.
BOM DIA FIZ UMA COMPRA DE UM FORNO ELÉTRICO PELO MERCADO LIVRE. NA BELA MAGAZINE COMERCIO VAREJISTA DE MOVEIS NO DIA 05/06/2020 . A COMPRA FOI EFETUADA COM SUCESSO MAIS DEVIDO A PANDEMIA A TRANSPORTADORA NÃO ESTA FAZENDO ENTREGA NA MINHA REGIÃO. COMO EU FACO PARA RECEBER O REEMBOLSO. OBRIGADO.
A sua avaliação:
mauro sergio de oliveira
fiz uma compra de um livro no valor 120,60 e não devolvido,queria saber sobre informaçoes
A sua avaliação:
Mônica
Fiz uma compra em janeiro, o vendedor cancelou 2 dias depois sem dar uma satisfação. O vencimento seria para fevereiro e veio cobrando na fatura do cartão. Já passou o prazo para reclamar e eu não consigo entrar em contato com o mercado livre. Alguém pode me dar uma luz?😊
Edson veloso de Moura
Foi feito a devolução da mercadoria mas não foi feito a devolução de 250Rs na conta XXXXX-x Agencia XXXX-x variação 51 Banco do Brasil conta poupança.
dayanne
boa noite devolvi um produto mas ainda não foi feito o reembolso, aguardo retorno
Giovana
Quero ter acesso ao dinheiro que eu paguei de volta em mãos..
Não na conta do mercado pago. como faço para retirar esse dinheiro??
Graziela
Tive a compra cancelada pelo vendedor e não recebi o reembolso.
Samuel da Cunha Nogueira
O reembolso de R$ 298,00 PARA CONTA número 00030191/0, CEF. ouve tentativa de envio com digitação de errado. Preciso efetuar novas compras. Att. Peço devolutiva.
1 de 2
Como pedir reembolso no Mercado Livre