Como pedir reembolso no Mercado Livre

Como pedir reembolso no Mercado Livre

Os clientes do Mercado Livre que adquirirem produtos pela sua plataforma podem ser reembolsados quando a entrega não chega no prazo estipulado ou mesmo quando o produto não está de acordo com o esperado. Por isso, é preciso saber como pedir reembolso no Mercado Livre e o umComo.com.br vai explicar o que é preciso fazer para ter o seu dinheiro de volta.

Passos a seguir:
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Para pagar pelas compras feitas por meio do portal de vendas Mercado Livre, os consumidores virtuais fazem uso das opções de pagamento do MercadoPago, que oferece a chamada Compra Garantida. Ou seja, o vendedor apenas recebe o seu dinheiro depois que o comprador confirmar o recebimento da sua encomenda e informar que está satisfeito com o produto adquirido. Dessa forma, pedir reembolso no Mercado Livre é bastante simples, no caso do cliente não ter recebido o seu produto no prazo indicado ou no caso da mercadoria possuir algum defeito.

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Para dar início à solicitação de reembolso, o consumidor deve iniciar uma reclamação, o que pode ser feito no painel de controle do usuário após ele acessar a plataforma informando os seus dados de login. No entanto, é preciso atentar para os prazos, para pedir reembolso por causa de uma mercadoria que não está de acordo com o esperado, o comprador tem até sete dias para fazer a reclamação, contados a partir do dia que recebeu o produto. Para reclamar que a encomenda não chegou é preciso aguardar os 21 dias do prazo máximo de entrega.

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Além disso, a Compra Garantida não está disponível para as aquisições de carros e motos, nem para aluguel de imóveis ou compra de serviços. Também é importante que durante todo o procedimento de reembolso o cliente esteja com a sua conta ativa e que seja o próprio comprador a possuir a reclamação. Também não pode ter iniciado uma ação judicial contra o MercadoLivre ou MercadoPago. A plataforma de vendas sugere que os clientes antes de iniciarem uma reclamação procurem resolver a situação com o vendedor.

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Quando isso não for possível, então, chega a hora de formalizar a reclamação. A partir desse momento, o MercadoPago vai analisar o seu conteúdo e pode solicitar informações adicionais, bem como comprovantes relativos à compra. Por isso, é importante sempre armazenar todos os documentos referentes à aquisição até que o produto seja entregue como o esperado. Quando o reembolso é efetivado, o comprador recebe o valor gasto na aquisição do produto mais o custo que teve com frete, porém, não entra na devolução do dinheiro o valor de garantias e seguros.

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Quando o reembolso é motivado por um produto defeituoso, por exemplo, é preciso comprovar a devolução da mercadoria para ter o dinheiro de volta, sendo que o vendedor deve aceitá-la, bem como o cancelamento da venda. Também é preciso atentar a algumas exceções, quando o reembolso não é garantido, como quando o comprador retira a mercadoria pessoalmente ou se o correio ou transportadora perderem a encomenda, a não ser que seja de responsabilidade do MercadoEnvios.

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Já quando estiver tudo averiguado o MercadoPago reembolsa o cliente insatisfeito por meio de crédito na conta do MercadoPago ou através do cancelamento do pagamento efetuado pelo cartão de crédito. Isso vai depender do tipo de pagamento escolhido pelo consumidor na hora da compra.

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