Outros Impostos

Como pagar o IPVA atrasado

Como pagar o IPVA atrasado
Imagem: zh.clicrbs.com.br

O IPVA é um imposto que deve ser pago pelos proprietários de veículos e tem data de vencimento, todos os anos. Além de ter que desembolsar mais, o motorista que quitar o imposto depois do vencimento está sujeito a multas e juros. Para evitar mais dor de cabeça, o umComo.com.br explica como pagar o IPVA atrasado.

Também lhe pode interessar: Como pagar IPVA pela Internet

Índice

  1. Como quitar imposto
  2. Como pagar IPVA atrasado
  3. Mais informações sobre IPVA

Como quitar imposto

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que todos os proprietários de carros, motocicletas, caminhões, ônibus e outros meios de transporte devem pagar todos os anos.

A data de vencimento do IPVA varia em cada estado e de acordo com o final da placa do veículo. Dessa forma, é preciso estar atento às informações do Detran no qual o seu veículo está registrado.

O mais comum é que os motoristas que pagam o imposto nos primeiros meses do ano, em cota única, tenham descontos que podem chegar até 10%. Já quem deixa para pagar mais adiante deixa de receber o desconto.

Porém, os juros são cobrados sobre o valor apenas se o imposto for pago após a sua data de vencimento. Em geral, os proprietários de veículos recebem em seu endereço uma correspondência, no início do ano, com o valor do IPVA.

Como pagar o IPVA atrasado - Como quitar imposto
Imagem: detranipva.com.br

Como pagar IPVA atrasado

Para pagar o IPVA atrasado, o primeiro passo é acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, o que pode variar conforme o local onde você reside. Em geral, é preciso digitar o número do RENAVAM ou a placa do seu veículo.

Com essas informações é possível verificar o valor da sua pendência. Pela internet, você pode solicitar uma guia para quitar o imposto, quando os juros e as correções monetárias serão automaticamente calculados. Confira como consultar e pagar IPVA pela Internet nesse artigo.

Seguindo esses passos, você terá o valor atualizado para pagar e quitar a sua dívida junto ao órgão público. Quem não tem acesso à internet pode se encaminhar até um posto da Secretaria da Fazenda para solicitar a guia com o valor atualizado do IPVA.

São vários os bancos que aceitam o pagamento do imposto e você pode escolher aquele do qual é cliente ou que fica mais acessível.

Como pagar o IPVA atrasado - Como pagar IPVA atrasado
Imagem: cosmomariz.com

Mais informações sobre IPVA

Quando o imposto é pago dentro da data de validade, ele pode ser quitado ainda em casas lotéricas. Junto com o valor do IPVA é cobrado ainda o Dpvat - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o chamado seguro obrigatório.

O problema em estar com o imposto atrasado é que se o condutor for parado em uma blitz, por exemplo, será multado, além de perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, é importante o planejamento financeiro para ter o dinheiro e pagar o IPVA em dia.

Por se tratar de um imposto pode trazer outros transtornos quando não é pago, como a impossibilidade de assumir cargos públicos e usar programas de crédito. Se for pessoa física, não poderá participar de licitação.

É possível ainda parcelar o IPVA, desde que antes do vencimento. Outra vantagem de pagar em dia o imposto é que se o veículo não possui multas no seu registro o proprietário recebe um desconto ainda maior. Acesse também esse artigo para saber como parcelar IPVA atrasado em 24 vezes.

Dica: Acesse esse artigo para saber mais sobre o tema: IPVA atrasado dá multa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar o IPVA atrasado, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
marcelo cordeiro
tenho IPVA na divida ativa,quero parcelar.
A sua avaliação:
Mario Rodrigues Meira
Bom dia. Eu atrasei em pagar o ipva do meu carro ,gostaria de saber quanto custa hoje para que eu possa pagar por favor poderia me informar o valor
A sua avaliação:
CINTIA
Como faço para pagar meu IPVA?
GISELE DEMARTIN MENEGUELO
Como pagar meus débitos em até 24 vezes
A sua avaliação:
Paulo Roberto da Silva Junior
Tem um Celta 2013 e tem uns 6.000 reais de documento pra fazer, como posso parcelar essa divida? vão ser tres IPVAs atrasados
Vera Lúcia Centeno Garcia
Tem como parcelar o IPVA desse ano em boleto
elias de souza dias
Quero calcular meus IPVA's atrasados desde 2015
Imagem: zh.clicrbs.com.br
Imagem: detranipva.com.br
Imagem: cosmomariz.com
1 de 3
Como pagar o IPVA atrasado