Prisão

Como Nem da rocinha foi preso

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como Nem da rocinha foi preso

António Francisco Bonfim Lopes subiu ao topo da favela da Rocinha pela primeira vez há 16 anos. Precisava de dinheiro para tratar a sua filha bebê, portadora de uma doença pouco comum, histiocitose X. Saiu de lá apelidado de Nem, pelo traficante que dominava a favela. O entregador de revistas acabou virando dono da Rocinha, poucos anos depois e virou um dos traficantes mais procurados do Estado. Aos 40 anos está preso em segurança máxima. Em umComo contamos-lhe como Nem da Rocinha foi preso.

Também lhe pode interessar: Como saber se alguém está preso

Índice

  1. O traficante Nem da Rocinha
  2. Nem da Rocinha capturado
  3. Nemesis — Um Homem e a Batalha pelo Rio

O traficante Nem da Rocinha

Conhecido como Nem da Rocinha, António Francisco Bonfim Lopes, foi líder do tráfico da maior favela do sul do Rio de Janeiro. Depois de anos procurado pela polícia, o traficante foi preso em Novembro de 2011, quando tentava fugir. A Rocinha era chefiada pelas leis do traficante, que comprava policiais para manter o poder sobre a favela. Quem o confronta-se corria o risco de ser condenado no seu próprio tribunal, onde a pena era muitas vezes a própria vida. Torturou e assassinou os seus inimigos, ganhando o medo das pessoas.

Líder de uma organização criminosa na Rocinha desde 2006, comandava aproximadamente 400 homens, que garantiam o controle da comunidade. Já foi condenado em 3 dos 8 processos que tem no Tribunal de Justiça. Em 2013 foi condenado a mais de 16 anos por associação ao tráfico de drogas. Continua preso, em julgamento, já tendo sido absolvido de vários processos por falta de provas. Um deles, em 2006, quando era acusado de, mesmo preso, controlar e chefiar o tráfico na Rocinha, com a ajuda das visitas da sua mulher.

Como Nem da rocinha foi preso - O traficante Nem da Rocinha

Nem da Rocinha capturado

Nem da Rochinha foi preso, na Lagoa, quando tentava escapar. Esta zona era há muito vigiada por policiais militares. Tentavam capturar os bandidos e controlar o poder que estes exerciam, na última favela da zona sul do Rio controlada por traficantes. Os policiais suspeitaram de um Toyota Corolla preto, que circulava nas proximidades da Rocinha. O motorista do carro era advogado do traficante procurado e alegou ser cônsul honorário do Congo, se recusando a abrir o porta-malas para revista. O motorista ainda ofereceu 30 mil reais aos policiais para que estes fechassem os olhos e o deixassem seguir. Sem resultados com a oferta, os policiais insistiram em ver o que se encontrava na bagageira, escoltando o Corolla até a delegacia. Foi assim que Nem da Rocinha foi encontrado, escondido no interior do porta-malas de um dos seus advogados, se preparando para fugir.

A prisão de um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro aconteceu às vésperas de uma ocupação policial na Rocinha, onde se preparavam para criar uma Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP. Nem da Rocinha liderou uma era que marcou o poder paralelo nesta favela do Sul do Rio.

Como Nem da rocinha foi preso - Nem da Rocinha capturado

Nemesis — Um Homem e a Batalha pelo Rio

Nemesis: one man and the battle for Rio, traduzido para Nemesis — Um Homem e a Batalha pelo Rio, conta a história de Nem da Rocinha, mergulhando na rotina da favela onde se tornou um dos mais famosos traficantes brasileiros. Misha Glenny, jornalista britânico, estava no Brasil para escrever um livro sobre o país ser sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. De repente a notícia da prisão de Nem explodiu e a ideia do jornalista rapidamente mudou. A história do ex-líder do morro da Rocinha inspirou um livro que é lançado no Brasil no próximo dia 29 de Junho de 2016.

Glenny se mudou 3 meses para o topo da favela para sentir a rotina que lá se vivia e experienciar a realidade do traficante. O jornalista inglês visitou o ex-líder da Rocinha 10 vezes na prisão, num total de cerca de 30 horas de entrevistas. Na sua pesquisa, Glenny conversou com delegados, policiais, historiadores, familiares, entre outras pessoas que lidavam de perto com Nem da Rocinha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Nem da rocinha foi preso, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como Nem da rocinha foi preso