Outros Documentos Legais

Como fazer um ofício

Como fazer um ofício

Dentre as particularidades das burocracias jurídicas encontramos os ofícios, que são cartas formais. Assim como qualquer outro gênero textual, os ofícios exigem que se siga um padrão na escrita, o que envolve termos e formato da carta, o que pode causar dúvidas àqueles que não estão muito acostumados a escrever textos do tipo. Se você precisa escrever um ofício e está com dúvida sobre como proceder, veja como fazer um ofício nesse artigo do umCOMO.

Índice

  1. O que é um ofício?
  2. Pronomes de tratamento a serem utilizados
  3. Como fazer um oficio: passo a passo
  4. Como se faz um ofício: 4 pontos essenciais

O que é um ofício?

Se você não sabe o que é um ofício, explicamos: o ofício é um documento, uma carta, formal para fazer pedidos, cobranças ou dar esclarecimentos, explicando uma situação que tenha implicações legais. Geralmente ele é direcionado a partições públicas ou privadas. Os ofícios podem ser mandados para pessoas físicas, jurídicas ou para instituições governamentais e autoridades.

Pronomes de tratamento a serem utilizados

Sempre que você for se direcionar a uma autoridade no envio de um ofício, é obrigatório o uso de um pronome de tratamento. Veja abaixo a lista de alguns dos mais usados, lembrando que a escolha do pronome de tratamento deve ser feita de acordo com a pessoa a qual você estará enviando o documento:

  • Vossa Excelência (V. Ex.ª): para o presidente da República.
  • Vossa Magnificência (V. Mag.ª): para reitores de Universidade.
  • Vossa Senhoria (V. S.ª): vereadores.
  • Vossa Excelência (V. Ex.ª): para Magistrados como Juízes de Direito.
  • Meritíssimo Juízo (M. Juízo): para referência ao Juízo.
  • Vossa Excelência (V. Ex.ª): para chefes do Executivo.
  • Vossa Excelência (V. Ex.ª): para oficias generais.
  • Vossa Santidade (V. S.):para o papa.
  • Vossa Eminência (V. Em.ª Revma): para cardeais.
  • Vossa Beatitude: para os patriarcas das igrejas.
  • Vossa Excelência Reverendíssima (V. Ex.ª Revma): para bispos em geral.
  • Vossa Paternidade: para superiores de ordens religiosas.
  • Vossa Reverendíssima (V. Revma): para sacerdotes em geral.
  • Dom (Dom): para bispos em geral.
  • Padre (Pe.): para padres.
  • Diácono (Diác.): para diáconos.
  • Acólito (Ac.): para acólitos (instituídos).

Como fazer um oficio: passo a passo

Como elaborar um ofício? Como escrever um ofício? Para redigir bem seu texto, veja como fazer um oficio simples:

  1. Defina seu objetivo: para redigir um bom texto é preciso ter um objetivo. Qual o objetivo do seu texto? É muito importante ter isso bem claro em mente para que inclusive a formalidade usada em seu ofício fique pontual, afinal, textos do tipo não abrem espaço para subjetividades e devem ser bastante breves e precisos. Se você quiser saber como fazer um ofício de comunicação, tenha como objetivo e centro do texto comunicar o que for necessário e, se quer saber como fazer um ofício para prefeitura, tenha como objetivo o que você está demandando do Governo.
  2. Escolha o pronome de tratamento adequado: não existem muitos segredos em como redigir um oficio, entretanto, o pronome de tratamento adequado não pode ser deixado de lado. Logo no início do seu ofício é necessário estipular para quem o texto será enviado, sendo assim, olhe no apartado acima qual é o pronome adequado para a situação.
  3. Faça uma lista de pontos necessários: ofícios devem ser diretos, sendo assim, faça uma lista de todos os pontos que deseja ressaltar em seu texto para que não faltem nem sobrem informações.
  4. Faça uma frase final: a frase final do ofício deve agradecer a parte recebida pela atenção. É possível escrever "Agradeço desde já" ou algo similar em casos nos quais o ofício tem por objetivo fazer um pedido formal. Se você quer saber como fazer um oficio de solicitação, o agradecimento final é imprescindível, afinal, você deve mostrar respeito e não soar como se estivesse exigindo algo mas sim como se tivesse fazendo um pedido. A diferença entre pedir e exigir pode inclusive influenciar no resultado final, já que um pedido rude pode ser descartado por falta de respeito.
  5. Insira uma finalização: a finalização deve ser feita com palavras como "Cordialmente" ou "Atenciosamente".
  6. Insira data e nome: para deixar claro quando e por quem foi feito o ofício, é necessário inserir a data e uma assinatura feita à mão no fim do ofício.

Se você tem o programa instalado e quer saber como fazer um ofício no Word, siga o passo a passo acima! Caso ainda esteja com dúvidas, consulte sempre algum modelo pronto na Internet. Leia bem como estes textos são compostos e quanto mais esclarecido você ficar em relação ao ofício, melhor será a composição do seu.

Sugestão: Como converter um PDF em Word

Como se faz um ofício: 4 pontos essenciais

  • Por se tratar de um documento oficial, evite gírias e prefira utilizar termos mais formais, além de seguir as regras padrão do português;
  • Caso seja difícil a você o uso de palavras formais, consulte sempre o dicionário, não tenha medo! E caso seja difícil o uso de alguma palavra formal e isso te traga insegurança ao redigir o ofício, use algum sinônimo mesmo que este seja de uso comum. O importante é que a informação que você quer passar fique clara a quem irá receber.
  • Após terminar a redação do texto, leia-o em voz alta para ter certeza de que está soando de forma clara e de que a pessoa que receberá será capaz de compreender o que você quis dizer. Tente se colocar sempre no lugar do outro para evitar más interpretações.
  • Confira tanto os dados do remetente quanto do destinatário para ter certeza de que o ofício será recebido e de que você poderá receber uma resposta também via carta caso seja respondido. Por vezes inserimos dados errado nos envelopes do correio e a carta acaba nem ao menos chegando ao destinatário em razão do erro.

Veja também: Como começar um relatório

Como fazer um ofício - Como se faz um ofício: 4 pontos essenciais
Imagem: Hiperativo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um ofício, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
PLACIDO CARDOSO
SERA
A sua avaliação:
Devanir Lima de Oliveira
maravilhoso artigo
A sua avaliação:
Ana Maria Joaquim
Queria saber se podemos escrever um oficio de uma área para outro dentro da mesma instituição?
Queria saber a diferença de uma carta de solicitação e um oficio?
A sua avaliação:
Everton Correia Vileno
Deveria ter alguns exemplo, para nos tira as duvidas.
A sua avaliação:
João Vitor Oliveira Da Silva
eu gostei muito de aprende sobre oficio
A sua avaliação:
Luís Paulo Vissunjo
Gostei imenso por quanto aprendi quase todas as normas de como dirigir-se a uma entidade superior. Espero conhecer muito mais. Grato pela atenção dispensada
marciana da silva ferreira
como fazer um oficio fazendo cobranças ao prefeito de nosso município?
Paolla
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

Exmo. Sr.
(nome do prefeito)
Prefeito do Município (cidade) - (UF)

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), nesta cidade, tendo em vista as obras de construção da Praça dos Aquários, no Bairro Vila União, que tiveram início no mês de janeiro deste ano, mas que sofreram uma interrupção dois meses depois, em março, estando completamente paralisadas desde então, vem requer acesso ao contrato firmado com a empreiteira responsável, assim como a seus eventuais aditivos, além de informações sobre o motivo alegado para a não continuidade dos trabalhos.

Esclarece, por fim, que tal requerimento é realizado com fulcro no artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, que me assegura acesso a tais informações enquanto cidadão deste município.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)
Edmilson Cavalcante de Souza
Gostaria de receber em meu email modelos de ofícios.
Marilia
Quanto ao formato do ofício? é necessário utilizar espaço de 6 pontos para separar o(s) parágrafo(s)? quais as demais tabulações?
Adailo Batista de Aguilar
como fazer um oficio
DAMIANA PEREIRA
como faço um oficio solicitando estagio na secretaria, de obras do Município
joao alcir lima gomes
quero saber se meu nome esta no SPC
Editor umComo.com.br
Oi Joao! Para saber se o seu nome está no SPC, dê uma olhada nesse artigo: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-estou-no-spc-19361.html
antonio luiz costa de oliveira
bom dia como eu faço um oficio solicitando um carro pela casa civil
Sirlei Gauna
a distância dos lados para iniciar o ofício a distância do corpo do ofíco
Luci Mara Ribeiro
Preciso fazer um ofício para uma vereadora informando um serviço que foi realizado pela prefeitura , como fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Luci! Por favor, confira as orientações do artigo.
ewerton da silva lima
como fazer um oficio de qualidade ?
Editor umComo.com.br
Oi Ewerton! Confira as dicas desse artigo ;)
CARMELITA GOMES
gostaria de saber como elaborar um oficio
Editor umComo.com.br
Oi Carmelita! Basta seguir as indicações do texto.
rossana de fatima casimiro mayambo
sou secretaria do governador e não sei fazer quase nada preciso aprender mas pra fazer melhor
A sua avaliação:
clery
Sou secretaria executiva do (CMS) e tenho muita duvidas na hora de redigir os oficios e atas de reunião. Que tipo de curso posso esta fazendo para desenvolver melhor ?
Maria Del Carmen Gomes Maquieira
Olá, você precisa estudar a língua portuguesa, que não é nada fácil, mas é a única forma de redigir corretamente.
A sua avaliação:
Jessica Moura Lopes de Oliveira
como fazer um oficio correto?.
Imagem: Hiperativo.
1 de 2
Como fazer um ofício