Cartão de crédito básico

Como funciona o cartão de crédito

Como funciona o cartão de crédito
Imagem: credicard.com.br

O cartão de crédito funciona como um dinheiro do tipo eletrônico. A partir dele o vendedor tem uma garantia de pagamento, ele saberá que você possui crédito com alguma instituição financeira (um banco, por exemplo) que irá quitar sua dívida. Para que isso ocorra sem fraudes, são registrados nas lojas seus dados pessoais e dados do cartão utilizado, bem como, a data de validade do pagamento e códigos de segurança. Quer saber mais sobre os cartões? Em umComo.com.br você têm as informações necessárias de como funciona o cartão de crédito e ainda adquirir conhecimentos para não se dar mal na hora de usá-lo!

Também lhe pode interessar: Como fazer o cartão Submarino

Índice

  1. Material de confecção do cartão de crédito
  2. Cartões com Chip
  3. Tarja Magnética
  4. Compras com cartão de crédito
  5. Orientações importantes

Material de confecção do cartão de crédito

Os cartões geralmente são confeccionados com plásticos de PVC, os cartões são resistentes para durar cerca de dois ou três anos aproximadamente. Alguns não possuem chip.

Cartões com Chip

Os chips dos cartões possuem uma capacidade de armazenar bem superior àqueles que possuem somente a tarja. Os cartões com chip são bem mais seguros, eles são capazes de criptografas todos os dados necessários, isso exige que as lojas possuam máquinas leitoras com aplicativos específicos para decifrar esses dados, a utilização desses cartões com chip é realizada a partir de um código de segurança que você deve digitar.

Tarja Magnética

A tarja magnética dos cartões de crédito possui a capacidade de armazenar várias informações importantes para realização das compras. Algumas pessoas utilizam alguns truques para que a leitura seja executada em máquinas que não funcionam: esfregar a tarja do cartão que entrará em contato com a máquina na camiseta, colar um durex sobre a mesma ou encapá-la com um plástico pode ser truques infalíveis nessas horas, você também pode cobrir os riscos que estão danificando seu cartão ou limpar alguma sujidade que esteja atrapalhando seu funcionamento. Esses truques só não serão eficazes em casos em que a tarja já esteja desmagnetizada.

Compras com cartão de crédito

Quando realizamos compras utilizando os cartões de crédito, as contas são pagas imediatamente à loja. Você irá pagar realmente o valor da compra nas contas mensais enviadas pela instituição que emitiu o cartão, geralmente os prazos de pagamento são estabelecidos por meio de contratos. Se você se esquecer do dia do pagamento e acabar atrasando o valor da parcela cobrada, irá ter de pagar os terríveis juros! Nas contas mensais também serão cobradas taxas de anuidade dos cartões.

Sugestão: Como fazer o cartão Hipercard

Como funciona o cartão de crédito - Compras com cartão de crédito
Imagem: dicasvip.com

Orientações importantes

Utilize os cartões de crédito com consciência, ele tem sido uma das maiores formas de pagamento de dívidas no Brasil. Embora o uso do cartão não permita que você conte as notinhas de dinheiro que estão sendo gastas, no fim do mês elas irão fazer muita falta para quitar outras dívidas. Compre somente o necessário e evite parcelas longas que possam acarretar juros altos. Se você achar que não conseguirá pagar as dívidas, é melhor cancelar o seu cartão de crédito até que você tenha tudo sob controle novamente.

Dica: Confira também como ser aceito no Nubank!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o cartão de crédito, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos

  • Você utiliza muito o seu cartão de crédito para fazer compras? Já teve algum tipo de problema com isso? Comente e conte pra gente como é a sua experiência com os cartões de crédito!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Eusaléia Martins de Oliveira
O ARTIGO É INTERESSANTE, PORÉM, NÃO RESPONDE A PERGUNTA FEITA.
COMO SABER QUEM USOU O MEU CARTÃO EM COMPRAS NA INTERNET?
EU GOSTARIA MUITO DE DESCOBRIR, POIS FUI VÍTIMA E, DE COMPRAS FEITAS EM DÓLARES NO SITE AMAZON.COM.
A sua avaliação:
Naiara santana dos santos
Como eu fasso um cartão Ricardo elétrico
A sua avaliação:
lara
quero muito fazer o cartão ricardo eletro online
edemir de moura
quero fazer um cartao visa carrefour.
kelli
quero fazer um cartao online tem como?
Janete Rodrigues dos Santos
Gostaria de ter um cartao de credito das casas Bahia
Imagem: credicard.com.br
Imagem: dicasvip.com
1 de 2
Como funciona o cartão de crédito