Partilhar

Qual é a diferença entre bruto e líquido

Imagem: npos.com

Ao falar de rendimentos ou custos, costumamos escutar com frequência os termos líquido e bruto, mas nem sempre conhecemos o significado da cada um, nem a diferença entre ambos os conceitos. Salário líquido? Salário bruto? É o mesmo? Acabe com a dúvida! Em umComo.com.br, explicamos qual é a diferença entre bruto e líquido.

Também lhe pode interessar: Como calcular o salário líquido
Passos a seguir:
1

Quando nos referimos a um salário bruto ou dizemos que um produto tem um custo bruto, queremos dizer que esse montante não sofreu ainda nenhum tipo de desconto ou retenção. Ou seja, R$ 1.000 brutos serão simplesmente R$ 1.000.

2

Pelo contrário, ao falarmos de líquido, expressa-se um montante de dinheiro que sofreu descontos, impostos e retenções que lhe correspondem, gerando um valor menor que o bruto. Por exemplo, se aos R$ 1.000 brutos que mencionamos antes descontarmos 21% de IVA, o montante líquido será de R$ 790.

3

Então, a diferença entre bruto e líquido é que o primeiro é um montante que ainda não conta com deduções, e não é o que finalmente acabaremos por receber após os descontos de impostos etc. Enquanto o montante líquido é aquele que disporemos finalmente.

4

Quando falamos especificamente de nosso salário, para efeitos das operações do dia a dia e de cálculos ou planejamento das nossas poupanças, é importante fazê-lo sempre com base no montante líquido. Se você não sabe qual é o seu rendimento líquido, em umComo, o convidamos a consultar nosso artigo como calcular o salário líquido, para saber como fazê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre bruto e líquido, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre bruto e líquido

7 comentários
A sua avaliação:
sebastIÃO raocha neves
coMO FAZER A REGRA DE TRES PARA ACHARMOS O PERCENTUAL?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Sebastião. Neste artigo explicamos como fazer a regra de três, espero que te ajude: https://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-resolver-uma-regra-de-tres-simples-2106.html
André Parreiras de Miranda
Boa noite , eu tenho uma ótica e a minha tabela de preços é baseada em pagamento de cartão e cheque .. mas se a pessoa compra a vista tem 20% de desconto , então elas colocam no valor do bruto é o valor da tabela e valor que o cliente vai pagar a vista com desconto é o valor líquido ok ?? Mas como tenho crediário próprio , quando as consultoras vendem pelo crediário em 6x elas pegam o valor da tabela e coloca como bruto e o valor da venda com o acréscimo de 1.35 como líquido é o valor que a empresa vai receber e elas tbe a comissão , pois a comissão é paga sobre o valor líquido !! Mas nesse caso o valor líquido está ficando maior do que o valor bruto , pode isso ?? E se estiver errado , como eu tenho que fazer ?
EDEMAR LEISTNER
Tenho para receber um acordo Trabalhista onde diz na Conciliação: A reclamada pagara ao reclamante a importância liquida R$ ........a ser pago em parcela única.

O valor tem desconto de Imposto de Renda no ALVARA quando do pagamento
nelson
Muito bom! Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nelson! Que bom saber que a informação foi útil. Muito obrigada pelo comentário :)
Daiane
Obrigada, finalmente minha dúvida foi sanada, parabéns.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Alena Araujo
obrigado , pela informação foi muito útil.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alena, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Erija
Adorei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Erija, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Imagem: npos.com

Voltar ao topo da página