menu
Partilhar

Quais são os conceitos básicos do marketing

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 março 2021
Quais são os conceitos básicos do marketing
Imagem: avantumcomunicacion.com

O marketing é um departamento essencial em todas as empresas, independentemente do produto que ofereçam ou do tamanho da organização. Graças às ferramentas que nos proporciona, o marketing para estudar aos consumidores, a empresa pode ajustar seus produtos às necessidades de seus clientes, estabelecendo uma relação bilateral entre ambas as partes. Por isso, neste artigo de umComo.com.br, explicaremos quais são os conceitos básicos do Marketing.

Também lhe pode interessar: Nomes para docerias

Marketing

Entre os estudiosos das ciências empresariais, não existe uma definição unificada de Marketing, já que este pode ser entendido a partir de muitos pontos de vista. Como definição global, podemos entender como marketing o conjunto de ferramentas que a empresa possui e que organiza estrategicamente, para poder conhecer quais são os desejos e as necessidades dos consumidores e poder, assim, satisfazer suas necessidades com seus produtos, serviços ou ideias.

Mercado

O mercado é criado quando existe um conjunto de consumidores (sejam pessoas individuais ou empresas) que têm uma necessidade a satisfazer, têm capacidade econômica suficiente para comprar aquilo que lhes satisfaz e têm disposição para comprar. Dentro do mercado, estaria o mercado potencial, formado por todos aqueles consumidores que poderiam satisfazer sua necessidade com o produto oferecido pela empresa, caso sejam utilizadas as estratégias de marketing adequadas.

Estudo de mercado

Um estudo de mercado é uma investigação realizada, geralmente pelo departamento de marketing de uma empresa, que pretende determinar quais são as necessidades da população com o estudo de diversas variáveis, como os hábitos de compra ou elementos que influenciam os consumidores, para assim poder criar ou modificar produtos que se ajustem às suas necessidades e desejos.

Marketing mix

O marketing mix são os instrumentos básicos que a empresa dispõe para realizar uma estratégia de marketing eficaz, de forma que são variáveis e a empresa pode modificar em grande medida. É formado pelo produto, o preço, a promoção e a distribuição. Normalmente, decide como será cada uma das variáveis após realizar um estudo de mercado.

Necessidades e desejos

Estes dois conceitos repetem-se habitualmente no estudo do marketing, mas não significam o mesmo, pelo que é conveniente esclarecê-los.

As necessidades são criadas pela ausência de um bem ou serviço básico, comuns a todos os seres humanos independentemente de fatores como idade ou raça. São fisiológicas ou psicológicas, como a necessidade de se alimentar ou de se sentir seguro, inatas ao ser humano.

Os desejos são a maneira de expressar a vontade de satisfazer uma necessidade, de acordo às circunstâncias pessoais da cada um e que não são aplicáveis a todos os seres humanos. Por exemplo, alguém que vive em uma tribo do amazonas terá um desejo de vestimenta diferente de alguém que vive em uma grande cidade europeia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os conceitos básicos do marketing, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os conceitos básicos do marketing
Imagem: avantumcomunicacion.com
Quais são os conceitos básicos do marketing

Voltar ao topo da página