Começar um negócio

Como ser um empresário de sucesso

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como ser um empresário de sucesso

Um empresário é um sujeito de direito que exerce uma atividade econômica a nível profissional que executa a produção ou circulação de bens, também podendo executar a produção ou circulação de serviços. Ser um empresário não é tarefa fácil, envolve muitas horas de trabalho e muitas noites com poucas horas de sono mas que no final de tudo acaba por compensar todo o tempo investido. Se tiver o sonho de se tornar um empresário ou se por acaso alguma vez teve esta ideia, este é o seu momento, não perca este artigo do umComo sobre como ser um empresário de sucesso.

Também lhe pode interessar: Como montar uma funerária

Passos a seguir:

1

Educação:

Se está a pensar em vir a ser um empresário pense primeiro em sua educação, ela pode vir a ser muito útil se estiver a pensar em criar algo com grandes dimensões. Há várias áreas interessantes que lhe podem ser úteis como a área da Gestão, o Marketing ou até mesmo o Comércio.

2

Arranje um Mentor:

Quando se trata de aquisição de conhecimento nem sempre apenas a escola é o suficiente, e para poder aprender mais deste mundo arranje alguém que lhe ensine e mostre o que é e como é se tornar um empresário.

Arranjar este tipo de contatos pode vir a ser muito útil no futuro no caso de surgir uma dúvida ou um problema.

Como ser um empresário de sucesso - Passo 2
3

Defina a prioridade das suas tarefas:

Organize as suas tarefas de forma a realizar em primeiro lugar as mais importantes e que lhe poderão ser mais úteis no futuro e deixe as que menos vantagens lhe podem vir a trazer para mais tarde.

4

Responsabilize-se caso algo corra mal:

Caso algo aconteça, seja este acontecimento bom ou mau o empresário deverá assumir sempre a responsabilidade. Ao fazer isto num caso negativo, estará a mostrar coragem e que está disposto a fazer o que for preciso para resolver o problema.

5

Não tente fazer tudo sozinho:

Um dos passos mais importantes que temos de tomar quando se pretende ser um empresário é que será impossível fazer tudo sozinho, a divisão de tarefas é muito útil para que possa crescer. Mas há que ter atenção e contratar empregados que estejam bem qualificados para o cargo que vão exercer.

Como ser um empresário de sucesso - Passo 5
6

Persiga os seus sonhos:

Não tente se tornar um empresário apenas para ganhar dinheiro a qualquer custo, mas sim, tente tornar algo que goste de fazer em uma fonte de dinheiro, ao fazer isto vai achar o seu trabalho muito mais interessante e compensativo.

7

Seja bom ouvinte:

Não se esqueça que ouvir as opiniões dos outros pode vir a ser muito útil quando se trata de nos ajudarem a aperfeiçoar e motivar para quando algo corre mal.

8

Não se esqueça do futuro:

Não pense em apenas guardar todos os seus ganhos. Para que consiga construir sucesso é necessário investir os seus ganhos, mas invista responsavelmente de forma a aumentar o rendimento.

Como ser um empresário de sucesso - Passo 8
9

Supere as derrotas:

Mais importante que as vitórias são as derrotas porque é com elas que se aprende a melhorar e a não cometer o mesmo erro duas vezes. Não se esqueça que na maioria das vezes é através dos erros que se chega ao sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um empresário de sucesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como ser um empresário de sucesso