menu
Partilhar

Como obter licença para ser camelô

Como obter licença para ser camelô
Imagem: wikipedia.org

Gostaria de saber como pode realizar as práticas comerciais do trabalho de um vendedor ambulante? Saiba o que é preciso obter uma licença especial para ser camelô. Dessa forma, não há riscos de ter problemas com a prefeitura devido à falta de regulamento e informalidade tão comuns nessa área.

Pode parecer simples a montagem de um carrinho ou barraca para a venda de seus produtos e especilidades. Porém, hoje em dia, essa virou uma profissão dentro da norma do governo. E, por isso, é preciso pegar a autorização devida para que não seja multado, apreendido e nem haja grandes perdas com relação ao seu trabalho.

Para ajudar você a exercer o trabalho de vendedor ambulante regulamentado, o umComo.com.br separou algumas dicas de como tirar a licença de camelô.

Também lhe pode interessar: Como montar uma editora

Documentos necessários

Se você quer tirar a licença para trabalhar como camelô, o primeiro passo é separar os documentos necessários para preencher a papelada necessária, segundo as orientações do Governo de São Paulo.

  • CPF e RG.
  • Título de eleitor.
  • Fotografia 3x4.
  • Atestado médico, em que conste que você não é portador de nenhuma doença contagiosa, infecto-contagiosa ou repugnante e que também declare o grau de deficiência física caso houver.
  • Declaração de antecedentes criminais.
  • Prova de residência no município de São Paulo (ou no município que morar, quando necessário, segundo orientação da Prefeitura).
  • Cadastro de Contribuinte Mobiliário (C.C.M.).
  • Requerimento padronizado (disponível na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de sua cidade).
  • Prova de pagamento de contribuição sindical, quando for o caso.

Onde conseguir a licença

Cada prefeitura possui seus próprios procedimentos para se tornar um vendedor ambulante legalizado, seguindo seu sistema. Por isso, recomendamos que você se dirija ao Paço Municipal de sua cidade e encaminhe sua solicitação para o setor responsável. Não esqueça de confirmar se possui toda a documentação separada, conforme detalhamos acima, e também de se informar das normas e taxas exigidas para não ter problemas no futuro.

Feito isso, os responsáveis irão disponibilizar o requerimento padronizado necessário para que você o preencha e entregue junto com todos os documentos validados. A partir daí, é aguardar sua licença sair.

Licença pela internet

Se você prefere fazer todos esses processos virtualmente, é possível obter a licença para ser camelô através da internet, no Portal do Empreendedor. Os custos variam entre R$1 e R$56, dependendo do tipo de trabalho a ser exercido. Além disso, uma vantagem é que o procedimento é bastante rápido.

Como funciona a licença

Depois de realizar todos os procedimentos com sucesso, você irá receber do departamento responsável da prefeitura um cartão identificador contendo:

  • Nome do titular
  • Fotografia 3x4
  • Número de Matrícula
  • Atividade (a qual você pretende exercer)
  • Legenda “pessoal e intransferível”

Conquista da regularização do “camelô”

O termo camelô para explicar este tipo de comércio veio da palavra “Camelot” que, em francês, significa vendedor ambulante. Porém, hoje em dia, muitos destes trabalhadores possuem um ponto fixo de venda próprio ou um local já designado para suas atividades. Isso foi uma grande vitória aos pequenos empreendedores, que agora conseguem exercer de forma justa, honesta e regulamentada seu trabalho. Justamente por ser reconhecido legalmente, o camelô passar a ter também direitos e deveres. Por isso, para a viabilização e sucesso de seu comércio, é muito importante que trabalhe com uma licença obtida.

Direito à regularização

Se você já atua como camelô porém ainda não é regular, siga nossas dicas e mude de situação, para que não haja complicações no futuro do seu negócio, como apreensões e multas severas que podem deixar suas atividades no prejuízo.

Como obter licença para ser camelô - Direito à regularização
Imagem: flickr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como obter licença para ser camelô, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Raquel Violato
Eu liguei no Paço Municipal, disseram que la não faz nada disso tem que ser na prefeitura
A sua avaliação:
luiz
sou camelo em santa cruz rio de janeiro a mais de dez ano , como faço para obter minha licença , nao aguento mais trabalhar sem licença toda vez que tem algum tipo de fiscalizaçao fico sem trabalhar as vezes fica um mes direto nao quero mais ficar nessa citiuçao . preciso trabalhar
A sua avaliação:
Antonia
gostaria de saber se é rápida essa licença e onde devo ir pra conssegir?
A sua avaliação:
isaias de souza araujo
como conseguir um ponto na feira da madrugada.
Grato.
Maria elisene de sousa
Onde devo ir para fazer meu cadastro pra obter a licença de camelo,? Pois quero trabalhar com comida de rua
Elisabete Siqueira Gonçalves
Gostaria de saber quando será liberada a licença para vender roupas na rua.gostaria muito de saber
Marco Antonio Gomes
Nesse ano me levaram toda a minha mercadoria no carnaval, ajuntei dinheiro para compra em questão de minuto levaram. Agora quero tirar a licença pra não entrar no prejuizo como obter a licença
Nilson
Quero ser vendedor ambulante, de refrigerante, água e cerveja. Qual procedimento?
diego
como faço pra tirar a minha licença de camelô pois tenho deficiência na fala
Elisabete siqueira Gonçalves
Gostaria de saber como conseguir uma licença para trabalhar com uma barraquinha de água e doces
paulo ferreira da silva
como eu poço ter permiçao para ser camelou
sandro cardoso santos
quero trabalhar no carnaval de salvador oquer precisa pra tira e licenca
Editor umComo.com.br
Oi, Sandro. Aqui você encontra todas as informações sobre trabalhar no Carnaval de Salvador: https://festa.umcomo.com.br/artigo/como-trabalhar-no-carnaval-de-salvador-consiga-um-emprego-26803.html
agnaldo ismael
eu precisso trabalhar mais nao seu como fasso para ter a licença para trabalhar aqui em bh
jmonica sinto ribeiro da silva
gotaria de trabalha como camelo ,legalizada pois esto muito tempo desempregada preciso ter o meu ganho
zeneide alexandra silva
Gostaria de saber como posso trabalhar e me cadastrar em uma vaga de camelô estou sem trabalhar..
marcos
tenho uma deficiencia devido a um acidente de moto e gostaria de saber como faco para conseguir uma licenca para trabalhar como camelo ? ja trabalho mais sem, licenca
A sua avaliação:
Sueli de Jesus Damasceno Felix
gostaria de saber como faço para adquirir permissão para clocar uma barraca de produtos não pereciveis para vender
A sua avaliação:
ELIANE DOS SANTOS CASTRO DE PAULA
Gostaria de saber se consigo tirar pela internet a licença para trabalhar com banca na rua na área de promotora de vendas.

Como obter licença para ser camelô
Imagem: wikipedia.org
Imagem: flickr.com
1 de 2
Como obter licença para ser camelô

Voltar ao topo da página