Tipos de deduções fiscais

Como funciona o imposto de renda

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 8 julho 2019
Como funciona o imposto de renda
Imagem: blogbrasil.com.br

Deseja saber como funciona o imposto de renda? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! O imposto de renda, também conhecido pelas siglas IR consiste no imposto cobrado sobre o rendimento (sobre a renda). Ele representa uma taxa que deve ser paga por cada pessoa física ou jurídica, para calcular esta taxa, é realizada uma dedução com base em todas as informações realizadas pelo contribuinte, deste montante, uma certa porcentagem vai para o cofre público pertencente ao governo federal.

Passos a seguir:
1

O tributo pago pelo imposto funciona por meio da avaliação de alguns critérios, a renda do contribuinte é previamente avaliada na declaração do imposto de renda. Por exemplo: os trabalhadores que receberam um valor de R$24.556,65 no ano anterior deverão declarar o imposto de renda.

Este imposto é realizado em diversos países e incide sobre todos os contribuintes, quer sejam pessoas físicas ou jurídicas. Todos são obrigados a declarar uma porcentagem da renda que eles adquiriram anualmente para o governo federal.

Para realizar a declaração do imposto de renda eles devem descrever seus gastos financeiros anuais. Conheça o contexto histórico do imposto de renda conosco em umComo.com.br.

Como funciona o imposto de renda - Passo 1
Imagem: jnfcontabil.com
2

História do imposto de renda

O conceito de imposto de renda faz com que nos venha a mente diversas palavras que pressupõem a utilização de dinheiro, contas, despesas e lucros.

Por um grande período de nossa história, o imposto era visto com outros olhos, e eles eram cobrados com base em outros fatores: os impostos eram cobrados com base na riqueza, posição social, detenção dos meios de produção (geralmente os donos de escravos e de grandes áreas de terras). Também existiam práticas como o dízimo ou a oferta das primícias que foram considerados feitos percursores do imposto de renda que conhecemos atualmente.

3

Durante o ano 10, um imperador chamado Wang Mang pertencente a Dinastia Xin, decidiu cobrar uma taxa sem motivos óbvios – o chamado imposto sobre a renda. Desde este ano, passou a se cobrar uma taxa de 10% dos lucros que todos os profissionais e trabalhadores especializados em alguma área conseguissem mediante seus esforços profissionais. No decorrer da história, um dos primeiros registros que supunham um imposto semelhante ao atual ocorreu em 9 de janeiro de 1799, ele foi criado na Inglaterra para financiar todas as formas de defesa dispendidas conta Napoleão. Após esta vitória, o imposto foi extinto, porém, passou a aparecer de novo alguns anos depois.

Veja também: Como funciona a restituição do imposto de renda

Como funciona o imposto de renda - Passo 3
Imagem: economia.uol.com.br
4

Como foi criado o imposto no Brasil

O imposto de renda que conhecemos hoje foi criado no ano de 1922, após diversos debates e discussões foi instituído um imposto que seria cobrado com o intuito de financiar outras dívidas do país: gastos com saúde, educação e desenvolvimento das áreas urbanas.

As taxas cobradas pelo imposto de renda variam de 8 a 20% do salário, as maiores taxas são pagas pelas pessoas que ganham remunerações mais altas.

Sugestão: Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2019

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o imposto de renda, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogbrasil.com.br
Imagem: jnfcontabil.com
Imagem: economia.uol.com.br
1 de 3
Como funciona o imposto de renda