Partilhar

Como declarar isenção de imposto de renda

Por Marina Vieira. Atualizado: 18 abril 2019
Como declarar isenção de imposto de renda
Imagem: informacoesemfoco.com

Deseja saber como declarar a isenção de imposto de renda? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A confecção da declaração da isenção do imposto de renda é muito simples, porém, deve ser feito com cautela para que não se esqueça de colocar informações importantes. Você pode realizar a sua declaração escrevendo-a de próprio punho caso prefira. Para que ela seja válida judicialmente, deverá ser carimbada e reconhecida no cartório de sua cidade. No decorrer desta leitura você aprenderá algumas informações e itens importantes que devem conter nesta declaração.

Também lhe pode interessar: Como declarar imposto de renda

Como deve ser a estrutura da declaração

A declaração deve ser escrita com título em tamanho 12 e negrito, o texto deve possuir como fonte o tipo de letra Arial, de tamanho 12. O espaçamento entre linhas deste documento deve ser 1,5 centímetros.

Na realidade não existe um modelo e nem um padrão de declaração que possa ser seguido pelas pessoas que precisam declarar a isenção de imposto de renda, no entanto, o seguimento de algumas normas da ABNT e padrões pode auxiliar na construção de um documento que retrate com clareza as finalidades propostas.

Se você possuir qualquer dúvida referente a esta declaração, basta acessar o site oficial da Receita Federal do Brasil disponível no seguinte endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dai-declaracao-anual-de-isento

Agora confira conosco em umComo.com.br os principais itens que devem fazer parte da declaração da isenção de imposto de renda.

Como declarar isenção de imposto de renda - Como deve ser a estrutura da declaração
Imagem: olhodaguaonline.com.br

Aprenda a elaborar a sua própria declaração de isenção de imposto de renda

Na declaração isenção do imposto de renda deve conter alguns itens importantes como: nome completo da pessoa que está declarando, número do RG (constando o órgão expedidor da carteira) e CPF, endereço e a escrita de que se está declarando a isenção do imposto de renda com o respectivo motivo.

Confira conosco em umComo.com.br um modelo de declaração de imposto de renda para que você possa segui-lo.

Veja também: Como funciona a restituição do imposto de renda

Como declarar isenção de imposto de renda - Aprenda a elaborar a sua própria declaração de isenção de imposto de renda
Imagem: pitacosdomagno.blogspot.com.br

Modelo de declaração de imposto de renda para pessoas físicas

Título: “Declaração de Isento de Imposto de Renda – Pessoa Física

Deixe um espaço de aproximadamente 5 linhas entre o item acima e o que será escrito a seguir.

Eu (digite seu nome completo), portador do RG de no (digite o número do seu RG), órgão expedidor, UF:, CPF, residente no seguinte endereço:, venho por meio desta declarar que estou isento de pagar o imposto de renda (escreva a seguir o motivo pelo qual você não precisará pagar o imposto de renda. Declaro ainda que esta declaração está escrita conforme a edição da Instrução Normativa RFB no 864 do dia 25 de julho de 2008, relate também que a Declaração Anual de Isento não existe mais desde o ano de 2008. A declaração também foi redigida em conformidade com o previsto na Lei nº 7.115/83 relatando que a isenção poderá ser comprovada mediante a apresentação da declaração escrita e assinada pelo próprio interessado.

Por último escreva: Declaro ser verdade todo o exposto acima.

Pule o espaço de uma linha e logo após escreva o nome da sua cidade e a data atual. Logo após pule um espaço de três linhas e deixe um espaço para que possa constar a assinatura juntamente com o carimbo de reconhecimento do documento em cartório.

Espero que tenha gostado das dicas que aprendeu conosco em umComo.com.br.

Sugestão: Como consultar a restituição do Imposto de Renda - Passo a passo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como declarar isenção de imposto de renda, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como declarar isenção de imposto de renda

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
João
Como declarar recebimento de precatórios para contribuinte isento devido a doença grave?

Como declarar isenção de imposto de renda
Imagem: informacoesemfoco.com
Imagem: olhodaguaonline.com.br
Imagem: pitacosdomagno.blogspot.com.br
1 de 3
Como declarar isenção de imposto de renda

Voltar ao topo da página