Partilhar

Como funciona a Restituição do Imposto de Renda

Por Yasmin Fonseca. 17 abril 2019

O Imposto de Renda é uma das taxas obrigatórias que concerne todos os trabalhadores em território brasileiro. Ainda que haja um cálculo feito para saber quanto cada um deve ao Estado, existem diversas categoria de gastos que não são taxáveis e que resultam na devolução de parte do dinheiro pago, como gastos com educação e saúde. Se você não sabe muito bem como funciona a taxação e quer saber como funciona a restituição do Imposto de Renda, explicamos nesse artigo do umCOMO tudo que você precisa saber!

O que é o Imposto de Renda?

Entre o mês de março e abril é cobrado o Imposto de Renda, a maior e mais preocupante das taxas cobradas pelo Governo Brasileiro, que consiste em uma taxa que vai de 7,5% até 27,5%, cobrada em cima do salário de trabalhadores e também dos lucros de empresas.

Além do salário de trabalhadores, também são tributados aluguéis de imóveis, investimentos e prêmios como os de Loteria Federal. O cálculo restituição Imposto de Renda é feito de acordo com os ganhos anuais do trabalhador, ou seja, é proporcional e varia de pessoa para pessoa. Veja abaixo a taxa de acordo com lucro anual para saber quanto deverá pagar em IR:

  • Abaixo de R$ 22.847,77: isenção de imposto;
  • Entre R$ 22.847,77 e R$ 33.910,80: 7,5%;
  • Entre R$ 33.919,81 e R$ 45.012,60: 15%;
  • Entre R$ 45.012,61 e R$ 55.976,16: 22,5%;
  • Acima de R$ 55.976,16: 27,5%.

Para melhor entender, veja o exemplo: Se um trabalhador ganha R$ 30.000,00 ao ano, está na primeira categoria, ou seja, a categoria dos que recebem entre R$ 22.847,77 e R$ 33.910,80. Com o lucro citado, o trabalhador deve pagar R$ 2.250,00, ou seja, 7,5% de seu lucro, como Imposto de Renda.

Veja também um passo a passo para aprender como consultar restituição do imposto de renda.

Como pedir restituição do Imposto de Renda

Ainda que a taxa cobrada no Imposto de Renda seja estipulada de acordo com os lucros de cada trabalhador, existem gastos que não podem ser tributados, sendo assim, quem tem direito a restituição do Imposto de Renda é todo aquele trabalhador que utilizou parte do salário para arcar com gastos diferenciais.

Se você chegou até essa artigo se perguntando como funciona a restituição do imposto de renda retido na fonte, saiba que, na hora da declaração, automaticamente já será possível acessar quais são os gastos que não são tributáveis e você será informado do dinheiro que tem direito, sem que para recebê-lo seja necessário fazer pedidos. A restituição IR, seja restituição IRPF ou IRTJ, apesar de automática, tem data certa para ocorrer. Para saber quando você receberá o valor de volta, basta entrar no site da Secretaria de Receita Federal e conferir datas. Acessando o site, você pode fazer consulta de restituição do Imposto de Renda para saber, além do dia do pagamento, o valor a ser recebido.

O que se restitui no imposto de renda?

No Imposto de Renda, restituição é possível quando tratamos de gastos "excepcionais" que não podem ser cobrados como:

  • Educação: ainda que seja possível abater gastos do tipo, há um limite de R$3.561,50 por contribuinte, além isso, a dedução é apenas válida quando os gastos envolvem educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, formação superior e cursos técnicos;
  • Pensão alimentícia: quando feita por decisão judicial ou acordo oficial, as pensões alimentícias podem ser abatidas do valor do Imposto de Renda se não excederem o valor acordado. O beneficiado, entretanto, terá que pagar a taxa e inclui o valor em seus gastos tributáveis;
  • Saúde: gastos com saúde, seja do contribuinte ou de seus dependentes, podem ser descontados integralmente do Imposto de Renda, o que inclui desde planos de saúde, exames, tratamento psicológico, fisioterapeuta e atendimentos em hospital. Apesar da facilidade, é necessário informar o valor pago e também especificar o gasto, sendo assim, guarde todos os comprovantes para não ter problemas na hora de abater o valor;
  • Previdência: os valores pagos paga previdência oficial, ou seja, pública, pode ser abatido integralmente do Imposto de Renda. Em caso de previdência privada, o valor pode também ser abatido, entretanto, impõe-se um limite de 12% do total dos valores a serem cobrados.

Também é possível deduzir R$2.275,08 o valor pago em Imposto de Renda por cada dependente que o beneficiário tiver.

Leitura complementar: Como declarar a isenção de imposto de renda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Restituição do Imposto de Renda, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como funciona a Restituição do Imposto de Renda

Voltar ao topo da página