Discursos

Como fazer um discurso de agradecimento

Como fazer um discurso de agradecimento
Imagem: noivas.net

Ser o foco de atenção por ter atingido suas metas e ter tido muitos méritos para isso, merece um reconhecimento. Se você recebeu um prêmio, uma condecoração, uma homenagem ou uma gratificação, não se esqueça de agradecer. Como? Preste muita atenção aos seguintes conselhos. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer um discurso de agradecimento. Você aprenderá a escrever e a dar um discurso em público.

Também lhe pode interessar: Como fazer um edital
Passos a seguir:
1

Faça uma lista de pessoas que devem receber seu agradecimento. Acrescente nela todas aquelas pessoas que lhe ajudaram a atingir suas metas. Desde as que o fizeram por apoio moral até às que trabalharam para isso. Lembre-se: muitas de suas conquistas não são só suas. Não se esqueça de colocar as pessoas que você quer e aquelas pessoas que - por gentileza - devem estar entre seus agradecimentos.

2

Para que seja mais fácil para você estruturar o texto, escreva ao lado de cada nome da lista uma palavra-chave que indique o motivo do agradecimento (inspiração, apoio, economia...). Assim será mais fácil para você agrupar os nomes ou dar-lhes maior ou menor importância dentro do seu discurso.

3

maior peso às pessoas mais importantes. Não é importante começar ou finalizar com eles, o fundamental é que eles tenham mais tempo e espaço dentro dos agradecimentos. Pense que o discurso tem um tempo limitado e você não pode falar de todo mundo. De modo que limite sua lista às pessoas mais importantes e divida seu tempo baseado nelas.

4

Antes de começar a redigir o texto para seu discurso, pense em quanto tempo tem e assim você poderá distribuir melhor o discurso e organizar adequadamente sua estrutura. Se você acha que não tem muito tempo e há muitos nomes aos quais deve um agradecimento, faça uma enumeração final de vários nomes. Assim você não ignorará ninguém e bastará nomeá-los.

5

A introdução. Como em qualquer texto, a estrutura é muito importante em um discurso. Introduza sua exposição com um agradecimento geral ou uma reflexão pessoal. Explique como chegou a atingir suas conquistas, metas ou sonhos. Explique brevemente sua história ou inclusive aposte em um episódio ou uma citação, deste modo o discurso se tornará mais ameno.

Como fazer um discurso de agradecimento - Passo 5
Imagem: graduaciones.org
6

Após a pequena introdução, comece com os agradecimentos. Lembre-se das palavras-chave escritas anteriormente em sua lista e comece a redação pessoal tendo-as em conta. Se quiser, você pode contar pequenas histórias ou anedotas sobre as pessoas mais importantes: seus pais, irmãos, cônjuges, amigos, chefes...

7

Tenha em conta as seguintes diretrizes para gerir o discurso:

  • Lembre-se que deve dedicar mais tempo às pessoas que considerar mais importantes.

  • Gira o tempo de seu discurso. Não se centre apenas em uma pessoa, senão depois não terá tempo de dedicar umas palavras aos outros.

  • Se o discurso for curto, faça com que seja um agradecimento próximo.

8

Outro método que pode ajudar você é agrupar as pessoas em torno das palavras-chave que tiver colocado. Assim ficarão seus familiares e amigos em um lugar, seus chefes e colegas de trabalho em outro, e assim sucessivamente.

9

Antes de ir ao ato, ensaie. Você pode cronometrar quanto dura seu discurso. Para isso, recomendamos que você leia a um ritmo médio. Se ao terminar você vir que ficou muito longo, retoque-o e descarte algumas informações. Pelo contrário, se for curto, você estará a tempo de acrescentar algum detalhe ou fazer um fechamento mais elaborado.

10

Se não se sentir seguro e quiser levar seu discurso em um papel, sublinhe as partes mais importantes. Assim, caso lhe dê uma branca você poderá consultar a papel e retomar o fio da meada.

11

Sinta-se confiante e tranquilo. Quanto mais seguro estiver de si mesmo mais natural ficará a mensagem do discurso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um discurso de agradecimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
luciano moreira
eu como pai quero fazer um discurso de agradecimento da escola do meu filho.
isabella
nao foi bom eu quero um texto
anezio
homenagem de 15a 20 anos funcionario
Imagem: noivas.net
Imagem: graduaciones.org
1 de 2
Como fazer um discurso de agradecimento