Discursos

Como falar com convicção

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2019
Como falar com convicção

Falar com convicção implica expressar-se de uma forma autêntica e significativa para que os ouvintes sejam capazes de entender a mensagem e a sinceridade da comunicação. Falar com convicçãofaz com que seja mais fácil persuadir as pessoas, uma vez que é mais provável que estejam de acordo com uma opinião ou empreendam uma ação especial se confiarem no mensageiro. Diferentes pessoas podem utilizar as técnicas de comunicação estratégica para aprender a falar com convicção.

Também lhe pode interessar: Como fazer um discurso de agradecimento
Passos a seguir:
1

Você precisa acreditar na mensagem que está comunicando. Se isto não for possível, porque, por exemplo, alguém lhe designou o assunto de um discurso ou você está participando em um debate, ensaie até que você possa convencer outras pessoas de que realmente acredita no que está dizendo.

2

Use uma linguagem corporal adequada e faça gestos com as mãos ao falar. Trate de não cruzar os braços ou olhar para baixo já que estes movimentos farão você parecer menos seguro e acessível.

3

Olhe nos olhos cada vez que falar com eles. Se você frequentemente afastar o olhar de seus ouvintes, eles podem tomar isto como um sinal de que você não está sendo sincero.

4

Projete a voz, enuncie suas palavras e use orações declarativas ao falar. As pessoas terão confiança mais facilmente se você falar com confiança.

5

Esteja certo de que seu público recebeu a mensagem que você pretende transmitir. Se for necessário, proporcione mais informação para esclarecer seus pontos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar com convicção, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Veja vídeos de pessoas que falam com convicção. Barack Obama é um bom exemplo.
  • Pratique perante conhecidos, falar com convicção em público é um dom que se adquire com a prática.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como falar com convicção