menu
Partilhar

Como escrever um email para um emprego

Como escrever um email para um emprego

Um e-mail de solicitação de emprego, juntamente com uma carta de apresentação oficial e um CV, são o reflexo da competência de um candidato a um emprego, o profissionalismo e experiência. Se tem o desafio de se destacar entre uma multidão de candidatos deverá tomar cuidado com os detalhes. Estes conselhos perspicazes ajudarão qualquer pessoa a escrever com sucesso um poderoso e articulado email de solicitação de emprego.

Também lhe pode interessar: Como anunciar vaga de emprego
Passos a seguir:
1

Antes de enviar o seu currículo para qualquer oferta de trabalho é importante assegurar-se de que tem realmente um currículo bem feito. Descubra como fazer um bom currículo.

2

Leia todos os requisitos da oferta de trabalho da empresa para a posição à qual se candidata. A empresa pode pedir a um candidato que envie o email a um determinado indivíduo ou para departamento específico, que incorpore vários documentos anexos, que copie e cole informação no corpo do email. Assegure-se que cumpre todas as solicitações, e que o seu currículo vitae, carta de apresentação e portfólio, cumprem o nível exigido.

3

Faça um email organizado e bem apresentado. Introduza o departamento correspondente e/ou a direção de email da pessoa na mensagem. Introduza o "Assunto" em conformidade com as diretrizes da empresa, ou com "Posição de Gerente de Vendas" ou entrada similar para refletir a oportunidade de trabalho específica a que se candidata. No corpo do email, escreva a seguinte informação a quem se está dirigindo: nome da pessoa de contato do negócio, cargo, empresa e direção do email.

4

Escreva um email de solicitação de trabalho personalizado. Dirija-se à pessoa com "Senhor" ou "Sra". Apresente-se em poucas frases e curtas que incluam o seu nome completo, objetivo porque se candidata e o trabalho especifico que está solicitando. Mantenha o foco, a experiência relevante para essa posição. Todo o e-mail não deve ter mais que um ou dois parágrafos, cada um com 3 a 5 frases.

5

Conclua o seu email de solicitação de emprego . Agradeça ao receptor o seu tempo e termine com "Aguardo com interesse a sua resposta". Escreva a sua informação de contato: nome completo, cargo do trabalho atual e/ou empresa, número de telefone, endereço de email e sítios Web se for o caso.

6

Corrija e verifique o email. Verifique o email várias vezes para comprovar a consistência, coerência e pertinência empregada. Assegure-se que não existem erros ortográficos, de gramática ou pontuação. Considere a possibilidade de enviar o email a um amigo para que o reveja ou espere umas horas antes de enviá-lo para poder fazer uma nova revisão do email.

7

Envie o email de solicitação de emprego. Quando estiver totalmente satisfeito com o e-mail de solicitação de emprego e os documentos anexos requeridos, envie o email para a empresa e/ou chefe de departamento. Lembre-se de seguir todo o protocolo durante o processo de solicitação de emprego.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um email para um emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Evite escrever em letras maiúsculas e com pontos de exclamação excessivos.
  • Faça um email curto e conciso - Lembre-se que as pessoas estão muito ocupadas.
  • Mesmo os pequenos erros podem reduzir as possibilidades de uma solicitação de emprego. Tire algum tempo para garantir a qualidade do seu email.
  • Se já não revê o seu currículo à algum tempo é recomendavel que o faça.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Maria Jones
Como solicitar emprego por email
A sua avaliação:
Maíres de Souza Cavalcante
Não tenho experiência ,então gostaria de saber como faço pra enviar um e-mail informando que não tenho experiência ... eu preciso informar ou não
ANGELO
como se candidatar?
A sua avaliação:
Fabian Martins
É a primeira vez que eu vou utilizar desta forma de solicitação de emprego por e-mail, estou muito ansiosa em fazer uma boa apresentação, por isso estou lendo o seu blog para fazer tudo corretamente. Vocês me ajudarão muito, que o nosso Deus os abençoe e ilumine-os para que continue fazendo este trabalho maravilhoso e tenho certeza que está ajudando a muitas pessoas, como eu, por exemplo.Beijos
ANGELO CUZANZUCA
primeira vez que eu vou utilizar desta forma de solicitação de emprego por e-mail estou muito ansoioso em faze uma boa apresentação,por isso estou lendo o seu bog para fazer tudo corretamente. voçe me ajudarão muito ,que deus os abençoe .
RicardoSouza
Bom dia vie todos os comentários e queria le fazer umas pergunta,sou de João pessoa conheço uma pessoa que faz seleção pra trabalhar como Promotor vendas. queria saber como faço pra pedir uma força tenho o número do seu cell e queria pedir pelo zap será que vc poderia me ajudar agradeço desde já.
VH
achei bem interessante, só acrescento para enriquecer o artigo que fosse colocado no final das dicas um modelo fictício para orientar melhor...no mais esta mt bom.... parabens
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi VH, vamos ter isso em conta! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
João Carlos tony
Gostaria eu de saber em detalhe, os trametes de uma carta dirigida a um director dos recursos humanos.
Coria Caloqui
Obrigado Sara. Sem duvidas as tuas sugestoes fazem muito sentido, solicitarei a os teus conselhos sempre que for necessario. Desculpa os erros de acentuacao, o meu telemovel nao acentua as palavras. Tenha um bom Sabado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Coria, muito obrigada por essas palavras! Estaremos sempre abertos para receber as suas dúvidas :)
Coria Caloqui
Ola Sara! Escrevo para dizer que gostei muito das tuas dicas, principalmente em como se dirigir a pessoa. Gostaria que me desses alguns outros metodos de solicitacao de emprego. Aguardo a sua resposta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Coria, bom sem ser o email você pode se dirigir pessoalmente à empresa entregando o seu currículo. Se tiver dúvidas na elaboração do seu CV pode consultar estes artigos: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/17037/q/curriculo
Juliana Leote
Olá Sara, achei maravilhoso seu trabalho, me ajudou significativamente. Aprendi muito, e tirei muitas dúvidas. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana, que bom saber! Muito obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)
Bruna Rocha
Olá Sara, sou Bruna Rocha, do comentário abaixo, obrigada por responder.Gostei das suas dicas porém, é não é possível um curso nesse momento.Mas gostaria de uma opinião sua, estive pensando em ligar para o RH de uma das lojas que me candidatei a pouco tempo, para mostrar interesse.Você acha que pareceria desespero ou interesse da minha parte?Aguardo sua resposta e mais uma vez, obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Bruna :) Penso que ligar para uma das lojas mostrando o seu interesse seria uma excelente ideia e não tenha medo que não pareceria desespero. Isso mostra muito interesse. Desejo-lhe toda a sorte do mundo! ;)
Bruna Rocha
Olá, gostei das suas dicas e gostaria que voce me tirasse uma dúvida se possivel.Eu pretendo trabalhar com varejo de moda,pois é uma area que me identifico bastante.Porem não possuo experiência no ramo.Enviei diversos e-mails com curriculo anexado,seguindo o padrão que você disse.E mesmo assim não obtive retorno.Acredito que por não ter experiencia.Vc poderia me dar algumas dicas de como conseguir ao menos ser chamada para uma entrevista?Me ajudaria muitissimo pois preciso logo de um emprego.Aguardo resposta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna, sem experiência no ramo é sempre mais difícil conseguir trabalho, mas não é impossível atenção. Uma das coisas que você pode tentar é investir em formação na área, assim você poderá dizer nos e-mails que enviar para a oferta de trabalho que você está frequentando um curso na área. Nesse link poderá ver mais dicas para saber como conseguir um trabalho sem experiência: http://negocios.umcomo.com.br/articulo/como-conseguir-trabalho-sem-ter-experiencia-5899.html
Débora Luz Sousa de Oliveira
Adorei sua explanação sobre com escrever uma solicitação de emprego foi bastante útil, depois disso não vou errar mas. Estou com uma duvida cruel. Espero que você possa me ajudar.Enviei um E-mail para alguns fornecedores informando meu desligamento da antiga empresa, um dele solicitou que enviasse um curriculum, só obtive acesso a solicitação algum tempo depois. Respondi com um pedido de desculpa pela demora. Mas ainda não obtive uma resposta. Agora não sei se devo questionar sobre alguma posição do e-mail. Como posso fazer isso, para que não parece que estou desesperada pela resposta. Grata desde já. Abraços
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Débora, você não vai parecer desesperada mas sim interessada. Pergunte se de fato receberam a sua resposta e quando seria possível obter uma resposta. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)
Marga
Gostaria de saber se posso enviar um pedido de emprego para o Governador do meu Estado e se tenho chance de ser atendida,,,,
evandro silva
este artigo foi util, pois tirou minhas duvias de como enviar um e-mail. obrigado...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Evandro, ainda bem que a informação foi útil para você :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Maria Rosa de Oliveira Alves
achei otimo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, obrigada pelo seu comentário :)
evanil leal de carvalho
Quero trabalhar no zoologico em curitiba como tratador de animais silvestre tenho muito conhecimemto sobre animais na natureza prisipalmente animais nacionas telefone ********
Erick
Curitiba (com letra maiúscula) e Principalmente*.
Usuário anônimo
eu quero saber como se faz um email pra mim para emprego
Usuário anônimo
porque gostaria que viesse acompanhado com um exemplo de email...
luisdias
seria muito grato se podesse emcotrar um emprego

Como escrever um email para um emprego
Como escrever um email para um emprego

Voltar ao topo da página