Partilhar

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

 
Por Letícia Lima. 4 novembro 2019
Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

A surpresa costuma vir no fim do mês: você abre sua fatura do cartão de crédito e toma um susto, pois lá estão várias compras que você não fez e frequentemente em um valor muito alto. Essa é a famosa fraude com cartão de crédito, isto é, quando alguém usa os dados do seu cartão para fazer compras em seu nome. De acordo com dados colhidos pela PSafe e divulgados pelo Jornal Extra[1], em 2018 as fraudes com cartão de crédito no Brasil estavam na faixa de mais de três por minuto. Ou seja, este é um crime muito comum no país e é preciso estar atento para não ser vítima. Confira no umCOMO como descobrir quem usou seu cartão de crédito pela internet.

Também lhe pode interessar: Como cancelar um cartão de crédito

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

Como descobrir quem comprou no meu cartão pela internet? Em situações como essa, queremos a qualquer custo descobrir quem usou nosso cartão de crédito pela internet para que não tenhamos que pagar a dívida, e sim a pessoa que fez as compras. Mas fique tranquilo, porque você não precisa fazer trabalho de detetive.

O que diz a lei?

O Código de Direito do Consumidor é uma lei que visa proteger o consumidor nas relações consumeristas, devido ao fato de que este tem um poder econômico muito menor do que a maior parte das empresas ou prestadores de serviços. Observe o que diz o artigo 14 do CDC:

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

O que isso quer dizer? De uma maneira bem simples, que o banco (fornecedor do serviço) é responsável por reparar o dano (uso indevido do cartão de crédito). Por isso, o primeiro agente que você deve entrar em contato é o banco que opera seu cartão de crédito (Caixa, Banco do Brasil, Santander, Nubank, etc).

Para saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo como funciona o cartão de crédito.

Alguém usou meu cartão de crédito pela internet, o que fazer?

Conforme dissemos no tópico anterior, você não é obrigado a pagar por uma despesa que não fez. Como houve uma falha na prestação de serviço do banco, ele não pode te cobrar que por alguém ter usado seu cartão de crédito pela internet - pelas leis brasileiras, é do banco a responsabilidade de reparar o dano.

Veja o que fazer ao descobrir que alguém utilizou seu cartão de crédito pela internet:

  • Entre imediatamente em contato com a operadora do seu cartão de crédito. O gerente do banco pode ser seu melhor amigo nessa hora - vá até ele e reporte que houveram gastos suspeitos no seu cartão de crédito. O banco irá analisar pelo seu perfil e, em geral, duas são as opções: a) se você não tiver pago a fatura, o gasto fraudulento é abatido; b) se você já tiver pago a fatura, o valor correspondente à fraude é descontado no mês seguinte. Você também pode usar o SAC da operadora do cartão de crédito para reportar a fraude.
  • Para descobrir quem comprou no seu cartão pela internet você também pode entrar em contato com as redes sociais do seu banco (tenha certeza que são as oficiais) e relatar a situação e a compra que não te pertence na fatura;
  • Solicite o cancelamento do cartão. Não é bom ter alguém com os dados do seu cartão de crédito andando por aí, certo? Por isso, é muito importante fazer o cancelamento do cartão. Você pode solicitar um novo pelo site do banco, pelo app ou até mesmo na agência bancária. Essa medida irá te deixar muito mais seguro! Se você tem dúvidas sobre como funciona esse processo, leia nosso artigo sobre como cancelar um cartão de crédito.

A operadora do cartão não fez o estorno nem devolveu meu dinheiro, o que fazer?

Apesar das operadoras de cartão de crédito já estarem habituadas a fazer o estorno ou a devolverem o dinheiro, há sempre a possibilidade de que não o façam. Por isso, para evitar aborrecimentos futuros, quando entrar em contato com a operadora para reportar a fraude anote o número do protocolo da ligação. Se você tiver ido pessoalmente à agência, peça para o gerente assinar um termo dizendo que você reportou a fraude e pediu o cancelamento do cartão.

Com esses documentos em mãos, procure o Juizado Especial Cível mais próximo, onde você irá receber a orientação jurídica adequada e dê entrada no processo judicial. Lembre-se sempre que você não é obrigado a pagar por dívidas que não fez!

Evitando fraudes no cartão de crédito

Para evitar a dor de cabeça da fraude no cartão de crédito, é bom ficar atento a alguns fatores para que você nunca mais precise descobrir quem usou seu cartão de crédito:

  • A maioria dos bancos disponibiliza em seus respectivos aplicativos um cartão para compra online, cujo número e código de segurança são diferentes do cartão físico e mudam de tempos em tempos. Isso garante maior segurança nas suas compras pela internet.
  • Antes de fazer uma compra online, faça uma busca por nome da loja + Reclame Aqui. Você poderá avaliar a qualidade da loja online e se outros usuários tiveram seus cartões fraudados em compras por lá.
  • Instale o aplicativo do banco no seu celular e escolha a opção de ser notificado a cada compra feita no cartão de crédito. Assim você poderá controlar em tempo real quais compras foram feitas - se não foi você, já é hora de acionar o banco, evitando maiores transtornos ou que você só descubra a fraude quando a fatura já tiver sido fechada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Referências
  1. EXTRA. Brasil registra 3,6 fraudes por minuto com cartões de crédito na internet. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/brasil-registra-36-fraudes-por-minuto-com-cartoes-de-credito-na-internet-23099366.html>. Publicado em 25 de setembro de 2018. Acesso em 30 de outubro de 2019.
Bibliografia
  • BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2019.
  • SOARES, Diego J. Meu cartao de credito foi usado por terceiros pela internet e agora? (sic). Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/duvidas/555616/meu-cartao-de-credito-foi-usado-por-terceiros-pela-internet-e-agora>. Acesso em 30 de outubro de 2019.
  • GNIPPER, Patrícia. Não reconhece uma compra feita em seu cartão de crédito? Saiba o que fazer. Canaltech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/mercado/nao-reconhece-uma-compra-feita-em-seu-cartao-de-credito-saiba-o-que-fazer/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.

Escrever comentário sobre Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

O que lhe pareceu o artigo?

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet
Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

Voltar ao topo da página