Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

A surpresa costuma vir no fim do mês: você abre sua fatura do cartão de crédito e toma um susto, pois lá estão várias compras que você não fez e frequentemente em um valor muito alto. Essa é a famosa fraude com cartão de crédito, isto é, quando alguém usa os dados do seu cartão para fazer compras em seu nome. De acordo com dados colhidos pela PSafe e divulgados pelo Jornal Extra[1], em 2018 as fraudes com cartão de crédito no Brasil estavam na faixa de mais de três por minuto. Ou seja, este é um crime muito comum no país e é preciso estar atento para não ser vítima. Por isso, se você está se perguntando "como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet", confira a resposta neste texto que o umCOMO preparou para você.

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

Como descobrir quem comprou no meu cartão pela internet? Em situações como essa, queremos a qualquer custo descobrir quem usou nosso cartão de crédito pela internet para que não tenhamos que pagar a dívida, e sim a pessoa que fez as compras. Mas fique tranquilo, porque você não precisa fazer trabalho de detetive.

O que diz a lei?

O Código de Direito do Consumidor é uma lei que visa proteger o consumidor nas relações consumeristas, devido ao fato de que este tem um poder econômico muito menor do que a maior parte das empresas ou prestadores de serviços. Observe o que diz o artigo 14 do CDC:

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

O que isso quer dizer? De uma maneira bem simples, que o banco (fornecedor do serviço) é responsável por reparar o dano (uso indevido do cartão de crédito). Por isso, o primeiro agente que você deve entrar em contato é o banco que opera seu cartão de crédito (Caixa, Banco do Brasil, Santander, Nubank, etc).

Para saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo como funciona o cartão de crédito.

Alguém usou meu cartão de crédito pela internet, o que fazer?

Conforme dissemos no tópico anterior, você não é obrigado a pagar por uma despesa que não fez. Como houve uma falha na prestação de serviço do banco, ele não pode te cobrar que por alguém ter usado seu cartão de crédito pela internet - pelas leis brasileiras, é do banco a responsabilidade de reparar o dano.

Veja o que fazer ao descobrir que alguém utilizou seu cartão de crédito pela internet:

  • Entre imediatamente em contato com a operadora do seu cartão de crédito. O gerente do banco pode ser seu melhor amigo nessa hora - vá até ele e reporte que houveram gastos suspeitos no seu cartão de crédito. O banco irá analisar pelo seu perfil e, em geral, duas são as opções: a) se você não tiver pago a fatura, o gasto fraudulento é abatido; b) se você já tiver pago a fatura, o valor correspondente à fraude é descontado no mês seguinte. Você também pode usar o SAC da operadora do cartão de crédito para reportar a fraude.
  • Para descobrir quem comprou no seu cartão pela internet você também pode entrar em contato com as redes sociais do seu banco (tenha certeza que são as oficiais) e relatar a situação e a compra que não te pertence na fatura. O banco consegue identificar algumas informações como o endereço e o horário em que a compra foi realizada. Isso pode te ajudar a rastrear quem comprou com seu cartão, mas saiba que descobrir a identidade exata do fraudador é uma tarefa praticamente impossível. Se você suspeita que algum conhecido tenha usado seu cartão, vale perguntar para as pessoas de confiança, como familiares e amigos, que tem seus dados se as compras partiram delas.
  • Solicite o cancelamento do cartão. Não é bom ter alguém com os dados do seu cartão de crédito andando por aí, certo? Por isso, é muito importante fazer o cancelamento do cartão. Você pode solicitar um novo pelo site do banco, pelo app ou até mesmo na agência bancária. Essa medida irá te deixar muito mais seguro! Se você tem dúvidas sobre como funciona esse processo, leia nosso artigo sobre como cancelar um cartão de crédito.

A operadora do cartão não fez o estorno nem devolveu meu dinheiro, o que fazer?

Apesar das operadoras de cartão de crédito já estarem habituadas a fazer o estorno ou a devolverem o dinheiro, há sempre a possibilidade de que não o façam. Por isso, para evitar aborrecimentos futuros, quando entrar em contato com a operadora para reportar a fraude anote o número do protocolo da ligação. Se você tiver ido pessoalmente à agência, peça para o gerente assinar um termo dizendo que você reportou a fraude e pediu o cancelamento do cartão.

Com esses documentos em mãos, procure o Juizado Especial Cível mais próximo, onde você irá receber a orientação jurídica adequada e dê entrada no processo judicial. Lembre-se sempre que você não é obrigado a pagar por dívidas que não fez! Caso encontre resistência por parte da administradora do cartão de crédito em excluir a cobrança, outra alternativa é entrar em contato com o Procon e pedir as orientações necessárias.

Evitando fraudes no cartão de crédito

Agora você já sabe a resposta para a pergunta "como descobrir quem comprou no meu cartão" e aprendeu como proceder em uma situação como essa. Mas para evitar a dor de cabeça da fraude no cartão de crédito novamente, é bom ficar atento a alguns fatores para que você nunca mais precise descobrir quem usou seu cartão de crédito:

  • A maioria dos bancos disponibiliza em seus respectivos aplicativos um cartão para compra online, cujo número e código de segurança são diferentes do cartão físico e mudam de tempos em tempos. Isso garante maior segurança nas suas compras pela internet.
  • Antes de fazer uma compra online, faça uma busca por nome da loja + Reclame Aqui. Você poderá avaliar a qualidade da loja online e se outros usuários tiveram seus cartões fraudados em compras por lá.
  • Instale o aplicativo do banco no seu celular e escolha a opção de ser notificado a cada compra feita no cartão de crédito. Assim você poderá controlar em tempo real quais compras foram feitas - se não foi você, já é hora de acionar o banco, evitando maiores transtornos ou que você só descubra a fraude quando a fatura já tiver sido fechada.
  • Sempre verifique a fatura do seu cartão de crédito para garantir que você identifica todas as cobranças realizadas ali.
  • Não armazene os dados do seu cartão em sites ou no navegador, já que esses sistemas também estão sujeitos a ataques de hackers que podem roubar esses dados.

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito no Uber

Além de compras feitas por sites na internet, atualmente também é muito comum adicionar o número do cartão de crédito em aplicativos. Pagar uma corrida com a Uber direto no aplicativo, por exemplo, é super conveniente e prático. Mas apesar da facilidade imensa, você também pode se pegar percebendo cobranças indevidas em nome da Uber na fatura do seu cartão.

Por isso, se você está se perguntando "como descobrir quem usou meu cartão de crédito no Uber", saiba que descobrir a identidade exata de quem usou seu cartão para corridas no aplicativo é muito difícil. Em muitos casos, pode ser que você tenha deixado seu cartão cadastrado no app de outra pessoa e que ela tenha-o utilizado para pagar a Uber, seja intencional ou acidentalmente.

Nesse caso, se notar uma cobrança indevida da Uber no cartão, entre em contato imediatamente com a operadora do cartão de crédito para cancelar aquela compra. Você também pode acessar o suporte da própria Uber para entender do que se trata essa cobrança e pedir ajuda para excluí-la.

Como descobrir quem usou meu cartão de crédito na Netflix

Assim como a Uber, a Netflix é outro serviço que normalmente está vinculado ao cartão de crédito. Se você teve seus dados hackeados ou vazados, pode ser que alguém tenha usado seu cartão de crédito para fazer uma assinatura da Netflix.

Aqui, a resposta para a pergunta "como descobrir quem usou meu cartão de crédito na Netflix" infelizmente é a mesma: saber a identidade precisa do fraudador é praticamente impossível. Mas não se preocupe! Você não será obrigado de forma alguma a pagar por uma compra que não fez.

Por isso, siga os mesmos passos orientados acima: entre em contato com a administradora do seu cartão para solicitar o cancelamento da cobrança. Se precisar falar com a própria Netflix para cancelar a assinatura, é possível falar com a Central de Atendimento da empresa via telefone ou chat.

Como descobrir quem usou meu cartão de débito

Como descobrir quem usou meu cartão de débito? Apesar de ser menos comum, também é possível que você tenha sido fraudado e/ou que alguém tenha retirado dinheiro ou feito compras usando o cartão da sua conta corrente. Se suspeita que isso aconteceu, pergunte-se: tem alguém da sua confiança que tem acesso ao seu cartão e pode ter feito as compras sem ter te avisado? Nesse caso, tente resolver conversando diretamente com a pessoa para ter seu dinheiro ressarcido.

Caso esse não seja o caso, é possível acompanhar o extrato da conta corrente para saber exatamente quanto dinheiro foi retirado. Em seguida, entre em contato com o banco para relatar o ocorrido. Eles poderão te ajudar a rastrear onde a compra foi feita, mas ainda sim é muito difícil saber exatamente quem fez a compra. Mas não se preocupe, pois em caso de cobrança indevida, você tem seus direitos garantidos e será ressarcido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Referências
  1. EXTRA. Brasil registra 3,6 fraudes por minuto com cartões de crédito na internet. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/brasil-registra-36-fraudes-por-minuto-com-cartoes-de-credito-na-internet-23099366.html>. Publicado em 25 de setembro de 2018. Acesso em 30 de outubro de 2019.
Bibliografia
  • BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2019.
  • SOARES, Diego J. Meu cartao de credito foi usado por terceiros pela internet e agora? (sic). Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/duvidas/555616/meu-cartao-de-credito-foi-usado-por-terceiros-pela-internet-e-agora>. Acesso em 30 de outubro de 2019.
  • GNIPPER, Patrícia. Não reconhece uma compra feita em seu cartão de crédito? Saiba o que fazer. Canaltech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/mercado/nao-reconhece-uma-compra-feita-em-seu-cartao-de-credito-saiba-o-que-fazer/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.