A diversificação agrícola

Como arar a terra

Como arar a terra

O arado, que remove o solo e prepara o mesmo para ser cultivado, é um humilde e simples instrumento de trabalho que contribuiu de forma decisiva na história da civilização humana. Quando o homem aprendeu a cultivar a terra precisou se estabelecer em um lugar; isto é, virou sedentário. Assim nasceram as primeiras organizações sociais e políticas para conseguir uma melhor convivência. O arado simboliza, portanto, o trabalho fecundo e em paz que enobrece todos os seres humanos. Neste artigo de umComo vamos explicar-lhe como arar a terra.

Também lhe pode interessar: Nomes criativos para lojas de roupa infantil

Índice

  1. O nascimento do arado
  2. A evolução do arado
  3. O arado na atualidade

O nascimento do arado

A necessidade de recorrer às camadas mais profundas da terra para cultivar, ou a semear de novo, fez com que o agricultor primitivo aplicasse à sua enxada uma força que a arrastasse, para poder revirar a terra e permitir a renovação do leito onde as sementes deveriam germinar e se nutrir. Provavelmente, o uso do primeiro arado aconteceu por volta dos 6000 a.C. e foi um arado extremamente simples: enxada com cordas puxadas por homens. Mais de um milênio teria que passar antes que nossos primitivos antepassados tentassem e conseguissem domesticar o boi, e este magnífico fato trouxe consigo a evolução para a enxada de tração animal, que permitia arrastar um peso maior e entrar de forma mais profunda na terra.

Como arar a terra - O nascimento do arado

A evolução do arado

O arado usado pelos antigos egípcios para lavrar as terras fertilizadas pela crescente do Nilo era simples; para construí-lo consideraram a forma em que o javali introduz seus dentes no solo para procurar as raízes. O aperfeiçoamento deste arado teve um processo muito lento, e sua adaptação às diferentes necessidades dos cultivos sofreu modificações precisas e de acordo com suas fontes impulsoras. Com a domesticação do boi e do cavalo foram surgindo as mudanças e modificando seus ângulos de rotura e de viragem da terra, mas a incorporação de uma aiveca, ou seja, uma peça para jogar a terra para o lado, deve-se aos holandeses e é uma invenção relativamente recente. No século XVIII o arado sofreu suas grandes modificações com o uso do ferro em sua estrutura, e esse tipo de arado deu origem a todas as variedades que existiram até à incorporação do trator, que com sua grande força para puxar, mudou o conceito do arado até chegar às técnicas das máquinas que temos hoje em dia.

Como arar a terra - A evolução do arado

O arado na atualidade

A agricultura dos nossos dias também tem incorporado os grandes avanços da técnica, e os primitivos arados deram lugar a gigantescas e eficientes ferramentas que permitem que um só homem faça os trabalhos que em outros tempos requeriam os braços de 50 ou mais homens. A mesma técnica tem permitido que as superfícies agrícolas aumentem na mesma proporção, junto com o mesmo rendimento das colheitas. Os arados arrastados por tratores escavam muitos buracos ao mesmo tempo e são de grades ou de discos, e suas eficientes tarefas se complementam com charruas que permitem uma melhor preparação dos terrenos de semeadura.

Como arar a terra - O arado na atualidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como arar a terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Angelyse
Eu ,queria saber, q instrumentos usados para arar o solo ??????????????????????
1 de 4
Como arar a terra