Partilhar

Qual é a importância das políticas de uma empresa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a importância das políticas de uma empresa
Imagem: luismiguelmanene.com

A empresa não deve se encarregar só de vender, mas também tem que criar uma imagem da marca e da própria empresa, de tal maneira que seja positiva e facilmente identificável por qualquer consumidor ou trabalhador. Para cuidar de sua percepção do lado externo, é essencial que a empresa crie umas diretrizes férreas sobre sua forma de gerenciamento do negócio, ou dito de outra forma, que tenha umas políticas empresariais reconhecidas por todos. Neste artigo de umComo.com.br explicaremos a você qual é a importância das políticas de uma empresa.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma empresa de terceirização
Passos a seguir:
1

As políticas empresariais são todas aquelas diretrizes que a empresa decide acolher, de tal forma que ditas diretivas e ideias sejam as que motivem as normas gerais de atuação da empresa, determinando assim os valores que a mesma possui.

Deste modo, as políticas de toda companhia costumam estar recolhidas por escrito, de tal forma que estejam à mão de todos aqueles coletivos aos que vão dirigidas, geralmente clientes, provedores, acionistas e trabalhadores.

2

Estabelecer estas políticas nos ajuda a saber que direção tomar caso exista qualquer tipo de conflito com algum dos agentes que nos rodeiam, pelo que nos permitirá ser justos se aplicarmos sempre uma decisão sob os mesmos métodos.

3

Além disso, dentro da importância das políticas empresariais destaca-se o fato de que nos permitirão criar uma imagem da marca, graças à qual todos poderão conhecer quais são nossos valores e nossa forma de atuar, assim que souberem de que empresa se está falando.

Isto gera um boca a boca que pode ser muito positivo ou negativo, segundo a impressão que tenhamos gerado. Por exemplo, poderia ser que somos uma empresa boa em atenção ao cliente, mas má na qualidade de nossos produtos, e ao contrário com nossa concorrência.

4

Outro fator importante das políticas empresariais é que nos permitem definir objetivos amplos a respeito de que tipo de empresa queremos chegar a ser. Com isto nos referimos se, por exemplo, decidimos nos centrar em políticas de respeito ao meio ambiente, de benefícios ao funcionário ou centradas nos clientes.

5

É essencial que as políticas sejam coerentes entre o que se diz e o que se faz, já que caso contrário a empresa perde credibilidade e gera desconfiança diante do resto da sociedade.

Com isto queremos dizer que, se, por exemplo, entre sua políticas considera importante a proteção ao meio ambiente, leve a cabo ações para protegê-lo e não alguma que possa deteriorá-lo.

6

Por último, precisa ter em conta que para facilitar a elaboração e a coleta de ditas políticas, a empresa pode elaborar manuais onde possam ficar ao alcance de todos, como por exemplo:

  • Manual de políticas
  • Manual para empregados
  • Manual de procedimentos
  • Manual financeiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a importância das políticas de uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é a importância das políticas de uma empresa
Imagem: luismiguelmanene.com
Qual é a importância das políticas de uma empresa

Voltar ao topo da página