Outros Impostos

Como calcular o valor do IPI

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o valor do IPI
Imagem: educarconexito.com

O IPI é um imposto que está incluso no valor de todos os produtos industrializados. Os consumidores sempre pagam por ele, mesmo que o desconheçam. Já os empresários devem saber como calcular o valor do IPI para que acrescentem ao preço de suas mercadorias. O umComo.com.br vai mostrar como fazer isso.

Também lhe pode interessar: Como calcular o IPVA

O que é IPI

IPI é a sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo que o seu valor varia de acordo com o tipo de produto ou de empresa e conforme a legislação vigente.

Na hora de comprar tanto produtos nacionais quanto importados o consumidor está pagando IPI. Nas notas fiscais, o seu valor costuma aparecer de forma separada, o que permite a sua fácil identificação.

Cada tipo de produto possui uma alíquota, que é o percentual com que o imposto incide sobre o mesmo. Todas as alíquotas estão disponíveis na TIPI – Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Existem produtos isentos de IPI, sendo que a alíquota pode ser de até mais de 300%, como é o caso dos cigarros. Outros exemplos são: aço alíquota de 5%; ferramentas 15%; tintas 25%; ração para cães e gatos 10%; cachaça 46%; e ar condicionado 20%.

Em alguns momentos da economia brasileira, os produtos podem ficar temporariamente sem a cobrança do IPI, como ocorre com os veículos automotivos. Produtos da cesta básica também costumam ser isentos de IPI.

Atualmente, quem tem uma empresa com sistemas de emissão de notas fiscais tem a vantagem do mesmo executar o cálculo automaticamente. O mesmo ocorre com o cálculo do ICMS, outro imposto que incide sobre o valor final de um produto.

Mesmo assim, empresários e consumidores devem saber como calcular o valor do IPI, pois é esse o valor que é encaminhado para o governo sempre que um produto é adquirido. Para empreendedores, é essencial para calcular o valor total da sua mercadoria.

Como calcular o valor do IPI - O que é IPI
Imagem: industriahoje.com.br

Como o IPI é calculado

Para saber como calcular o valor do IPI de uma mercadoria, o primeiro passo é identificar a alíquota do produto em questão.

O próximo passo é saber o preço total da mercadoria, que nesse momento já deve ter incluso em seu valor o ICMS, PIS e Confins. Ou seja, a porcentagem do IPI incide sobre os demais impostos e não somente sobre o produto em si.

No entanto, o ICMS não entra no cálculo quando a empresa que faz o frete não tem nenhuma relação com a empresa que vende o produto.

Com esses números, é possível calcular o valor do IPI. Se o produto possui alíquota de 5%, por exemplo, o preço do produto deve ser somado por 5% ou multiplicado por 1,05, o que é a mesma coisa.

Assim, um produto que custe, por exemplo, R$ 1.457,50 deve ser multiplicado por 1,05. O resultado é R$ 1.530,37, que deverá ser o preço final da mercadoria. Se o IPI é 10%, basta multiplicar por 1.10, se for de 25%, multiplicar por 1.25, e assim por diante.

Em uma mesma nota fiscal pode haver alíquotas diferentes, no caso dos produtos não contarem com o mesmo IPI. Nas notas fiscais do mercado, por exemplo, costuma aparecer o valor total de impostos.

Como calcular o valor do IPI - Como o IPI é calculado
Imagem: loungeempreendedor.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o valor do IPI, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: educarconexito.com
Imagem: industriahoje.com.br
Imagem: loungeempreendedor.com.br
1 de 3
Como calcular o valor do IPI