Ganhar dinheiro com Google

Quem são os donos do Google

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quem são os donos do Google

Todo o mundo conhece o gigante Google, principalmente porque é o motor de busca mais utilizado na internet. Desde 2001 que esta empresa multinacional tem vindo a adquirir outras empresas ligadas à web, tanto pequenas como grandes, a fim de se tornar verdadeiramente hegemônica no universo das pesquisas virtuais. Foi o caso da Keyhole, Inc, adquirida em 2004 e transformada em Google Earth um ano depois, da plataforma do Android conseguida em 2005 e do Youtube, cujo negócio foi fechado em 2009. Mas o Google não é apenas pesquisa, integra muitos outros serviços relacionados com publicidade, redes sociais, tradução e até smartphones. Mas claro que este imenso sucesso se deve a quem está por detrás da empresa, seus donos. Você sabem quem são? Se não sabe, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe mostramos quem são os donos do Google.

 

Também lhe pode interessar: Como lucrar mais em jogos de cassino online

Índice

  1. Larry Page
  2. Sergey Brin
  3. Eric Schmidt

Larry Page

Seu nome completo é Lawrence Edward Page e nasceu no estado do Michigan, nos Estados Unidos da América, a 26 de Março de 1973. Desde cedo mostrou grande interesse e paixão pela área da informática, influenciado por seus pais, Carl Victor Page e Gloria Page, professores de computação na Universidade Estadual de Michigan. Dessa forma o seus estudos foram direcionados para a área da computação, tendo frequentado a licenciatura de Engenharia Informática na Universidade de Michigan e o doutorado em Ciências Informáticas na Universidade de Stanford. Durante o seu doutorado Larry Page traçou um objetivo: dar origem a um sistema informático que fosse capaz de reunir num só todos os links existentes na web, e no qual fosse possível encontrar as informações pretendidas recorrendo apenas a palavras-chave. Na altura já existia um sistema semelhante, mas pouco eficaz, pelo que era necessário criar algo verdadeiramente funcional e útil. Neste sentido foi em 1995, a par com Sergey Brin, que conheceu na Universidade de Stanfort, que Larry começou a trabalhar na construção de um motor de busca que viesse a revolucionar a forma como usamos a internet. Inicialmente suas pesquisas foram feitas nos dormitórios da universidade, mas depois os dois investigadores decidiram alugar uma garagem em Menlo Park de forma a conseguir trabalhar melhor e, em 1998, nasceu o Google! Assim sendo, Larry tornou-se, numa fase inicial, Diretor Executivo do Google enquanto empresa; mais tarde, em 2001, passou a ocupar o cargo de Presidente de Produtos e, em 2011, voltou às funções de CEO. Atualmente desempenha esse cargo ao mesmo tempo que, diariamente, assume responsabilidade pelas operações diárias da Google ao lado de Sergey Brin e Eric Schmidt.

 

Quem são os donos do Google - Larry Page

Sergey Brin

Sergey Mihailovich Brin nasceu a 21 de agosto de 1973 em Moscou, na Rússia. Aos 6 anos ele e sua família, judeus, foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América como forma de escapar à onda de antissemitismo que, em 1979, se observava no seu país de origem. Aí seu pai, Mihail Brin, começou a trabalhar como professor de Matemática na Universidade de Maryland e sua mãe, Eugenia Brin, como especialista na NASA. Desde cedo que, à semelhança de Larry Page, o jovem Sergey mostrou grande interesse pela informática. Por essa razão, após completar o liceu, ingressou na licenciatura de Ciências Informáticas e Matemática na Universidade de Maryland, que concluiu em 1993 com excelentes resultados. Como prêmio recebeu uma bolsa de estudos da National Science Foundation e, com ela, seguiu sua formação na Universidade de Stanford para obter um doutorado em Ciências Informáticas. Foi nessa universidade que Sergey conheceu Larry e se tornaram bons amigos, tendo iniciado estudos juntos no sentido de dar origem a um motor de busca que agregasse em si todos os links existentes na internet, que viria a tornar-se o Google que hoje conhecemos. Ainda durante o seu percurso acadêmico, Sergey publicou vários estudos em parceria com Larry, sendo que entre os mais conhecidos se encontram "Data Mining dinâmico", "Extração de padrões e relações da World Wide" e "Nova arquitetura para dados com grandes dimensões". Entre 2001 e 2011 Sergey ficou responsável pelo cargo de Presidente de Tecnologia no Google, tendo depois, com a chegada de Eric Schmidt, passado a dedicar seu tempo ao desenvolvimento de tecnologia Google, como o Google Glass, e a outro tipo de operações diárias da empresa, como data mining, mecanismos de busca, extração de informação de fontes não estruturadas, entre outros.

 

Quem são os donos do Google - Sergey Brin

Eric Schmidt

Por último, o terceiro dono da Google, ainda que não tenha sido seu fundador, é Eric Emerson Schmidt, nascido em Washington a 27 de abril de 1955. O investigador é doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley e, quando se encontrava a trabalhar na Novell (empresa de software americana) como presidente e diretor executivo, recebeu uma proposta de Larry e Sergey para fazer parte da Google. O objetivo era que Eric ajudasse a manter o rápido crescimento da empresa e garantir a manutenção da qualidade desta. Como consequência, em 2011 Eric integrou a Google e assumiu o lugar de Presidente do Conselho da Companhia, outrora ocupado por Larry Page, sendo atualmente o responsável pelo cada vez maior crescimento e posicionamento desta empresa no mercado.

 

Quem são os donos do Google - Eric Schmidt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem são os donos do Google, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ELIVALDO
QUE BOM SABER QUEM SÃO OS DONOS DO GOOGLE EU ADORO SABER DE QUEM E OSDONOS E AGRADESO A DEUS POR ESTES DONOS O PRIMEIRO DOS DONOS E ESTE Lawrence Edward Page ELI E DE 26 de Março DO MEU MEIS!!
1 de 4
Quem são os donos do Google